01/03/2014

Karatecas de Fraiburgo trocam carnaval por Gashuku

Gashuku é um treinamento intensivo e isolado de Karatê com o objetivo de aprimorar as artes marciais feitos durante períodos de feriado prolongado.



Cesar Malinoski, Paulo Mota, Luiz Coelho e Gerson Fischer
Nossa equipe de reportagem encontrou-se com Sensei Paulo Mota e com Sensei Luiz Coelho em Fraiburgo no dia 28-02 no Restaurante Aroma’s. O objetivo deste encontro foi conhecer um pouco mais sobre o GASHUKO.  Paulo Mota é o representante do estilo Shito Ryu no Brasil e vem como instrutor do curso.  É o 14º ano que ele durante o carnaval realiza esses treinamentos na cidade de Fraiburgo.  Ele afirma que tem notado a grande expansão o estilo Shito Ryu na região, além do melhoramento técnico, o que falta agora para o amadurecimento deste esporte é o investirmos nos atletas de ponta.  No Gashuko é mesclado o treinamento, é realizado agraduação e no final há um ganho no aprimoramento técnico.  Segundo Paulo Mota: “todo projeto precisa ter começo, meio e fim”.  O fim é quando exportamos Atletas de Ponta, aquele que sai com nível para seleção brasileira, aqui em Fraiburgo tem muitos atletas com este potencial, precisamos criar os meios (investimentos) para que eles não precisem desistir no meio do caminho.  O Gashuko está sendo realizado no Dojô Cidadão do Futuro no bairro São Miguel com cerca de 130 atletas e vai até dia 03 de março.   Desde hoje já está marcado para o ano que vem o GASHUKO-2015, que deve ultrapassar a casa dos 200 atletas.



27/02/2014

Ex-deputado estadual Dagomar Carneiro visita amigo jornalista em Fraiburgo

Dagomar Carneiro, Jeruza Moreira e Cesar Malinoski
O Ex-deputado Estadual Dagomar Carneiro, hoje filiado no PSB (40), de passagem a trabalho por Fraiburgo convidou o amigo Jornalista Cesar Malinoski e sua esposa Jeruza Moreira para tomar um café na padaria local.   Entre tantos assuntos a conversa principal foi à intenção de ele retomar sua carreira política.   Dagomar deixou bem claro que é pré-candidato a deputado estadual pelo seu novo partido, na eleição passada recebeu mais de 25 mil votos tornando-se suplente do PDT, partido em que estava filiado na época.  Dagomar disse: “que apesar de não ter tido nenhum mandato nesse período, manteve contato com seus amigos e seus eleitores, e acredita que pode repetir ou aumentar sua marca”.  Permaneceu por duas horas em Fraiburgo e seguiu para outros compromissos em cidades vizinhas.  Dagomar enquanto deputado criou o Programa de Reflorestamento do Pinheiro Brasileiro (Araucária) no estado de Santa Catarina. O projeto que tem como objetivo garantir a perpetuação da espécie, promovendo a sua conservação, bem como a possibilidade de exploração econômica da espécie que até então era proibida. A nova lei permite aos proprietários de terras que possuem Araucárias localizadas de forma isolada e fora da Área de Preservação Permanente (APP) promover o aproveitamento madeireiro mediante reflorestamento, hoje o projeto está sendo reavaliado por estancia superior. 

Palestra sobre saúde alimentar acontecerá no SITRUFRAI


Tribunal de Justiça afasta deputado Titon da presidência da ALESC

Deputado Titon afastado da Assembleia do estado
Ao decidir pelo afastamento do deputado Romildo Titon (PMDB) da presidência da Assembleia, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) julgou que, caso ele se mantivesse no cargo, haveria grave risco à instrução criminal e à credibilidade da Justiça na condução do processo da Operação Fundo do Poço.    Responsável pela medida liminar, o desembargador Trindade dos Santos atendeu ao pedido do Ministério Público de Santa Catarina. Consta como razões principais do afastamento o fato de Titon, na presidência da Assembleia, ter nomeado como chefe de gabinete Lissandra Duwe Pasetto, mulher de Evandro Carlos dos Santos, ex-diretor de Tecnologia e Informação da Assembleia e um dos 46 denunciados na Operação.  Além disso, o TJ/SC leva em consideração que três testemunhas do caso são funcionárias comissionadas da Assembleia.   Outro ponto observado pelo TJ/SC é uma gravação durante a investigação em que o empresário denunciado  Luciano Dal Pizzol afirma que quando Titon assumisse a presidência "passaria a exercer mais diretamente influência junto aos órgãos estaduais, quando então poderiam os interesses da empresa de perfuração de poços de sua propriedade ser melhor preservados".

O  outro lado da história:  Versão do Deputado Titon (Áudio)



25/02/2014

Vacinação contra o HPV inicia em março em Fraiburgo

A Secretaria Municipal de Saúde de Fraiburgo inicia no próximo mês a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano). Todas as meninas de 11 a 13 anos 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas. De acordo com o Ministério da Saúde é nesta idade que o organismo produz uma grande quantidade de anticorpos que vão proteger na fase adulta. O HPV é um vírus altamente contagioso que pode ficar no organismo durante anos, sem que seja percebido, podendo evoluir para cânceres como de colo de útero. A transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma de contaminação é a via sexual, sendo possível o contágio  com uma única exposição. A Secretaria Municipal de Saúde traçou um cronograma que vai ser


desenvolvido com apoio da Secretaria Municipal de Educação. A vacinação será realizada nas escolas municipais, estaduais e particulares, a partir do dia 10 de março.   A vacina também estará disponível nas Unidades de Saúde Vila Salete, São Miguel, São José e São Sebastião. A Secretaria Municipal de Saúde alerta os pais e o público alvo (meninas de 11 a 13 anos 11 meses e 29 dias) sobre a importância desta vacina.  Para que haja proteção, agora totalmente, são necessárias três doses da vacina. A primeira será aplicada em março, a segunda em setembro deste ano e a terceira dose somente em março de 2019. Outras informações podem ser obtidas junto a Secretaria Municipal de Saúde ou pelo telefone 3256-4043.


Justiça determina afastamento imediato de prefeito

Justiça determina afastamento imediato de prefeito e vice do município de Anita Garibaldi

Prefeito Ivonir Fernandes da Silva; o vice-prefeito Jorge Peterle
O juiz da 52.ª Zona Eleitoral de Anita Garibaldi, Juliano Schneider de Souza, determinou nesta segunda-feira (25), o afastamento imediato do prefeito e vice do município, além de dois vereadores. Eles tiveram seus mandatos cassados.     Com a decisão, foram afastados dos cargos, o  prefeito Ivonir Fernandes da Silva; o vice-prefeito Jorge Peterle; e os vereadores Videlmar José de Matos e Vanderlei Carlos Zambonin.  Com a decisão, o presidente da Câmara de Vereadores do município de Anita Garibaldi, Julinho Pinheiro assumiu interinamente o cargo de prefeito do Município.   De acordo com Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) serão marcadas novas eleições no município, mas ainda não há data definida.    O prefeito, vice-prefeito e presidente da Câmara de Vereadores de Anita Garibaldi Videlmar José de Matos, já estavam cassados pelo TRE-SC desde o dia 26 de novembro de 2013. Eles foram acusados de compra de voto na campanha eleitoral de 2012. Diante da situação, para a presidência da Câmara de Vereadores também haverá nova eleição.