14/11/2014

Sindicato do comércio e SME promovem cultura

O Sindicato do Comércio de Fraiburgo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Sesc de Caçador, trouxeram a Fraiburgo hoje (10/11) apresentações gratuitas do espetáculo infantil “Ana Cigana”, da Cia. Sandra Baron. O projeto propõe a circulação estadual de espetáculos de contação de histórias. A seleção das montagens é pautada pela qualidade da encenação e relevância literária da proposta. Dirigido a adultos e crianças, o projeto é uma ação em prol do incentivo à leitura, valorização do contador de histórias como profissional reconhecido e difusão da literatura.

De acordo com a técnica de cultura do Sesc, Angela Faoro, com a visita do Presidente do Sincof Cláudio Antonio Padilha e a então Secretária da Educação, Elionete Francescatto Konkol no último mês de outubro, foram fechadas duas parcerias, uma cultural e outra de assistência. A cultural, que trouxe a apresentação da peça teatral, deveria acontecer em Caçador, porém ela foi trazida como cortesia para nossa cidade, de uma forma a divulgar o trabalho feito por eles. Ângela destaca ainda que a parceria de assistência consiste na presença de um ônibus recreativo, onde as escolas agendarão horários e os alunos passarão o dia entre jogos e brincadeiras educativas.



Sobre a Cia Sandra Baron

A Cia Sandra Baron foi fundada em 2012. Com atuação destacada nas cidades catarinenses de Jaraguá do Sul e Brusque, a companhia realiza apresentações, oficinas e workshops com foco no teatro e na contação de histórias. Até o final de 2014, a companhia conta com uma agenda repleta de trabalhos, incluindo o projeto Baú de Histórias do Sesc. Em 2013, as apresentações e capacitações atingiram um público de 19 mil pessoas, em 16 cidades diferentes. Entre os personagens mais conhecidos da atriz Sandra Baron está Ana Cigana, que, tirando objetos do próprio bolso, interage com o público e faz a plateia viajar pelo imaginário de boas e divertidas histórias. Para saber mais, basta acessar ciasandrabaron.blogspot.com.



Em “Ana Cigana”, a Cia. Sandra Baron apresenta uma cigana que encanta. Veste uma saia imensa, toda cheia de bolsinhos. Ela entra em cena interagindo com o público, brincando e cantando até chegar no palco. Traz consigo uma mala e diz que gosta muito de viajar. Por onde passa, Ana aprende músicas e histórias e ela guarda nos bolsos da sua saia todas as músicas e histórias que encontra pelo caminho. Num jogo entre curiosidade e descoberta, a personagem vai tirando uma história ou uma canção dos bolsos da saia e vai narrando esses contos da tradição oral e cantando e dançando essas músicas do folclore brasileiro de forma lúdica, performática e interativa.


Fonte: www.sesc-sc.com.br