07/11/2014

Reitor Adélcio e professora Ludimar tratam de pesquisa


O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, e o Prof. Dr. Ludimar Pegoraro, participaram de contatos junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação encarregado da institucionalização da pesquisa.
De acordo com seu estatuto, em seu art. 2º, “a CAPES tem por finalidade subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas e desenvolvimento de atividades de suporte à formação de profissionais de magistério para a Educação Básica e superior e para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.  § 1o  No âmbito da educação superior, a CAPES terá como finalidade subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas para pós-graduação, coordenar o sistema de pós-graduação e avaliar os cursos desse nível, e estimular, mediante bolsas de estudo, auxílios e outros mecanismos, a formação de recursos humanos altamente qualificados para a docência de grau superior, a pesquisa e o atendimento da demanda dos setores público e privado e especialmente: I - subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Educação e elaborar, a cada cinco anos, a proposta do Plano Nacional de Pós-Graduação, em articulação com as unidades da Federação, instituições universitárias e entidades envolvidas; II - coordenar e acompanhar a execução do Plano Nacional de Pós-Graduação; III - elaborar programas de atuação setoriais ou regionais; IV - definir padrões mínimos de qualidade para regular o funcionamento dos cursos de mestrado e de doutorado no país; V - regulamentar a seleção de consultores científicos e os procedimentos da avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu; VI - promover estudos e avaliações necessários ao desenvolvimento e melhoria do ensino de pós-graduação e ao desempenho de suas atividades; VII - promover a disseminação da informação científica; VIII - estimular a fixação de recém-doutores e fomentar os programas de pós-doutorado no país; IX - fomentar estudos e atividades que direta ou indiretamente contribuam para o desenvolvimento e consolidação das instituições de ensino superior; X - apoiar o processo de desenvolvimento científico e tecnológico nacional; e XI - manter intercâmbio com outros órgãos da administração pública do País, com organismos internacionais e com entidades privadas nacionais ou estrangeiras, visando promover a cooperação para o desenvolvimento do ensino de pós-graduação, mediante a celebração de convênios, acordos, contratos e ajustes que forem necessários à consecução de seus objetivos.
Para Adelcio, a Universidade se constitui em organização do conhecimento, esclarecendo que a organização do conhecimento conta com uma estrutura focada na pesquisa, ao lado do ensino e extensão; bem como os ativos intangíveis são muito mais valiosos do que seus ativos tangíveis; cujos trabalhadores são profissionais qualificados e com alto grau de escolaridade.
A maioria das teorias econômicas tratou o conhecimento, implícita ou explicitamente, como um fator importante nos fenômenos econômicos. No entanto, o tratamento dado ao conhecimento difere de acordo com a ênfase dada no conhecimento, o tipo de conhecimento no qual se presta a atenção e as formas de adquiri-lo e utilizá-lo.

Por fim, Adelcio e Ludimar tencionam abrir a porta do órgão federal para fortalecimento da pesquisa na universidade.