06/10/2014

Reitor Adélcio participa de banca de mestrado


O reitor da Uniarp e Presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, recebe muitos convites para examinar dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Recentemente, participou na banca de qualificação de dissertação na Universidade do Contestado (UNC), no Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional.

Este, na forma do art. 2º de seu Regimento Interno, entre outros objetivos, colima: “Fortalecer o papel da Universidade como agente disseminador do conhecimento científico para fomento do desenvolvimento regional;−Construir prática de ensino e pesquisa multi e interdisciplinar para que se estabeleça influência recíproca e solidária entre teoria e prática no Planejamento Urbano e Demografia, possibilitando uma visão global da complexidade apresentada pelo tema: desenvolvimento regional;−Formar profissionais com capacidade técnica, científica e ética, para a atuação em instituições públicas ou privadas;−Avaliar a capacidade das políticas educacionais como instrumento para o desenvolvimento regional; −Analisar a influência e a eficácia das políticas públicas nas relações de complementaridade entre as esferas pública e privada;(...)”.
Tratou-se da dissertação da mestranda Sônia Maria Federovicz, denominada “Gestão Escolar e Desenvolvimento Regional – um estudo de caso”.

         Para a mestranda, “presente de pesquisa propõe-se relatar os principais marcos administrativos, pedagógicos e legais na implantação das políticas públicas de educação na que tange a gestão democrática, e sua contribuição para o desenvolvimento regional. Bem como o modo de atuação e a participação da comunidade escolar em frente ao exercício da gestão escolar nas escolas dos sistemas públicos municipais de ensino de União da Vitória (PR) e Porto União (SC)”.