27/08/2014

Três escolas da Gered Videira são contempladas com o Programa Mais Cultura nas Escolas


Três dos cinco mil planos de atividades culturais selecionados para participarem do Programa Mais Cultura nas Escolas são de educandários pertencentes à Gerência Regional de Educação (Gered) de Videira. De acordo com a gerente da pasta, Rita de Cássia Soares, o Programa Federal é uma parceria entre Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC), envolvendo ações conjuntas entre as escolas, artistas e/ou entidades culturais. “O principal objetivo é promover a escola como espaço de circulação e produção da diversidade cultural brasileira, reconhecendo potencialidades na escola, bem como ampliando as oportunidades de aprendizagens dos nossos estudantes em questões culturais”.

As escolas que foram beneficiadas com estes recursos são: Escola de Educação Básica. Esther Crema Marmentini, com plano cultural na área de musicalização e cultura brasileira; EEB Adelina Régis, na área da Capoeira; e EEB Cecília Vivan, com projeto voltado para a fotografia. Os planos já começaram a receber os recursos no mês de julho. O repasse dos recursos será em duas parcelas (definido pela Resolução FNDE/PDDE nº 05 de 31/03/2014) e os depósitos são feitos  na conta das Associações de Pais e Professores (APP), repassados diretamente às escolas, por meio do Programa Dinheiro Direto nas Escolas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (PDDE/FNDE). As atividades iniciam em agosto de 2014 e serão mantidas por seis meses e, caso seja necessário, poderão ser estendidas ao próximo ano letivo.

Na noite desta segunda-feira, 25, a EEB Esther Crema Marmentini, durante reunião da APP, demonstrou aos presentes um pouco do que será oferecido por meio do plano de musicalização. O músico e proprietário da Emuvi, Juliano Lima, aplicou uma mini-oficina de percussão corporal, ou seja, tirando diferentes sons do próprio corpo.  “A importância da música na nossa vida é imensa. Além da melodia que está sempre presente, podemos ressaltar o ritmo, a harmonia, o trabalho em equipe e são essas coisas que vamos trazer para as nossas aulas, auxiliando na educação dos alunos. Muito mais do que aprender notas musicais, quero que cada estudante absorva a essência dessa arte para sua vida”, destacou o músico.


Já a diretora da escola, Fátima Pittol, afirmou que a iniciativa do plano surgiu da ideia de inserir cada vez mais a cultura brasileira no dia-a-dia da escola. “O projeto é amplo, ele envolve a capoeira, a musicalização, passeios em museus, entre outros itens que envolvam o conhecimento da história dos caboclos, índios e afrodescendentes, evidenciando a nossa cultura”, afirmou. A diretora explicou ainda que o plano será trabalhado com oito turmas na escola, envolvendo 120 alunos, entre seis e dez anos, totalizando 192 horas de oficinas. 

Josiane Ugolini