28/08/2014

Reitor Adelcio cumprimenta profissionais de educação física pelo transcurso de seu dia

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, formalizou cumprimentos às e aos profissionais de educação física pelo transcurso de seu  dia – 1º de setembro.
De acordo com a Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998, que “Dispõe sobre a regulamentação da profissão de educação física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física, no art. 3o, “Compete ao Profissional de Educação Física coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas e do desporto”.
No âmbito acadêmico, o Curso de Graduação em Educação se pauta pela Resolução nº  7, de 31 de março de 2004, dada a lume pelo Conselho Nacional de Educação, que, no art. 3º, dispõe: “A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimentofísico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas”.

Finalmente, o Reitor Adelcio destacou a relevância do profissional de educação física para a saúde e bem-estar coletivo.