16/07/2014

Deputado Caramori surpreende a opinião pública com sua intenção de desistir

Segundo o Jornalista de Caçador, Rafael Seidel Reno Caramori tomou uma decisão que pegou a maioria dos Caçadorenses de surpresa. Não apenas seus eleitores e correligionários, mas também adversários ficaram boquiabertos quando souberam que o deputado de 6 mandatos não é mais candidato. Aliás, até os servidores do gabinete do deputado ficaram atônitos com a notícia, que pipocou primeiro na coluna de Moacir Pereira e depois começou a ser replicada pelo Estado.  Isso porque Reno se tornou um ícone da política local e estadual. Em Caçador, depois de ter sido prefeito, Reno galgou uma vaga na Alesc e, de lá para cá, nunca perdeu. Aliás, até quando perdeu, ganhou. Na última eleição, até ficou como 1º suplente, mas nem chegou a deixar o cargo. Lício Mauro da Silveira faleceu pouco depois de ter sido eleito e Reno conquistou novamente a vaga na Assembleia.   Mas, para interlocutores ligados à política local, as votações do deputado estavam a cada ano diminuindo mais aqui, sua base eleitoral. Isso poderia causar problemas agora em 2014. Fontes do Além afirmam ainda que Reno está com problemas de saúde e que, apesar da disposição de andar o Estado na sua função de deputado, foi orientado pela família a deixar a política de lado.  Outras Fontes do Além destacaram que a Reunidas, principal apoiadora financeira da campanha de Reno, está com outros planos e não iria injetar recursos em 2014. Estas mesmas Fontes afirmaram ainda que José Caramori, prefeito de Chapecó e grande apoiador de Reno, também assumiu compromisso com o deputado Gelson Merísio, o que tiraria uma quantia considerável dos votos do deputado Caçadorense naquela cidade.  Tudo isso somado pode ter sido a causa para que Reno retirasse a sua candidatura.

Reno Caramori 1
Outros analistas “políticos de boteco” acham que a renovação na política catarinense pode estar dando mostras de que vem com tudo. Reno seria uma das vítimas.

Reno Caramori 2
Os Bombeiros Voluntários certamente perderão um grande defensor da causa. Reno lutava com unhas e dentes contra aqueles que querem derrubar os Voluntários no Estado. Ia em busca de apoio e sempre conquistava. Agora, uma lacuna restará neste setor.

Reno Caramori 3
Para quem vão os votos do Reno? Esta é uma das perguntas que começou a ser feita na noite desta segunda-feira, logo depois do anúncio da desistência da candidatura. Tudo isso depende da conjuntura e das alianças políticas. Não há como afirmar que uma parte irá para Itacir Fiorese e nem para Cleony Figur. Mas, que estes votos estarão procurando um candidato para depositar a sua confiança, isso sim.  Quem souber trabalhar melhor, vai levar vantagem. Por fora, mas com grande aceitação em Caçador, está o deputado Marcos Vieira (PSDB), que contará com o apoio do ex-vereador Rubiano Schmitz (PSDB) na sua campanha.   Além destes, claro que Cobalchini também poderá ser beneficiado com alguns destes votos e ser novamente recordista de votos em Caçador.

Reno Caramori 4
Desde esta segunda, tentei contato com o deputado através do celular, mas ele não atendeu. A grande Rose, chefe de Gabinete do Reno, afirmou que ele irá dar uma declaração oficial à imprensa ainda esta semana.

Moacir Pereira:
Escreveu:  Acho tudo estranhíssimo. O deputado Reno não fez qualquer comunicado à Secretaria e muito menos ao presidente João Pizzolatti – afirmou, surpreso, o secretário do PP, Aldo Rosa, sobre a decisão do deputado Reno Caramori de cancelar o pedido de registro de sua candidatura a reeleição no TRE-SC.  Caramori está no sexto mandato consecutivo. Representa o município de Caçador e o Vale do Rio do Peixe. É irmão do prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori, filiado ao PSD.