04/06/2014

Da coluna de hoje do Moacir Pereira

A conversa entre o senador Luiz Henrique (PMDB) e o ex-deputado e presidente do PT-SC, Cláudio Vignatti (PT), ontem em Brasília, colocou mais gasolina neste princípio de incêndio que pode resolver em alguma explosão política na aliança liderada por Raimundo Colombo (PSD).

Luiz Henrique voltou a defender a tese de que a vaga ao Senado na chapa de Colombo deve ter o PT para fortalecer a candidatura da presidente Dilma Rousseff em Santa Catarina. Projeto difícil. O PT quer coligação com Colombo e o governador não deseja se aliar ao PT. Além disso, a proposta é rejeitada pela bancada do PSD, que fechou com Joares Ponticelli e o PP.

Não por coincidência, o encontro entre Luiz Henrique e Vignatti aconteceu no dia seguinte à reunião de Colombo com o PP. O PMDB queria que evento semelhante ocorresse primeiro com o PSD. Além disso, o PT vinha pedindo o encontro, o que aconteceu em menos de 24 horas. Luiz Henrique chegou de Taiwan e pelo telefone, no Rio, acertou o contato com Vignatti que viajou a Brasília apenas para as conversações com o senador.

A disputa pela vaga ao Senado na chapa governista criou uma espécie de cabo-de-guerra entre Luiz Henrique e Colombo. Uma disputa que ninguém consegue apontar o vencedor.

Salvo uma reviravolta inesperada, se o PMDB continuar com o PSD, o resultado indicará um vencedor e um perdedor. Vencendo Luiz Henrique, o governador terá dobrado a espinha e, perante a opinião pública, terá autoridade fragilizada antes das eleições. Prevalecendo a posição de Colombo, favorável ao PP, Luiz Henrique é que terá prejuízos em sua liderança.





Assim, o cenário das alianças continua imprevisível em Santa Catarina.