06/11/2013

JOAQUIM TADEU BORGES ASSUME A SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE

“A Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente passou por um processo de transformação focado em sistemas de produção”. Foi esta a afirmação do secretário da pasta Joaquim Tadeu Borges, que assumiu oficialmente o posto nesta terça-feira, 5 de novembro. Engenheiro agrônomo por formação, Tadeu já ocupava o cargo interinamente desde o afastamento do antigo secretário, Luiz Borges Júnior, no início deste ano.

Na visão do secretário o antigo formato da Secretaria que tinha como ponto principal a recuperação de estradas era algo obsoleto, visto que o corpo técnico deveria ser melhor aproveitado. Atualmente a secretaria conta com três engenheiros agrônomos, veterinário, técnico agrícola, além de equipe de operadores de máquinas.
Diante deste quadro a ideia central foi transformar o antigo modelo numa Secretaria Técnica. “Na minha visão a função mais importante no atual cenário é desenvolver os sistemas de produção, que consequentemente garantem um aumento na produtividade e na geração de renda”.
Segundo Tadeu hoje um dos problemas principais enfrentados pelo setor agropecuário é evasão dos jovens do campo, provocada principalmente pela falta de alternativas sustentáveis. “É justamente numa proposta que incentive a sucessão, um futuro na propriedade que temos trabalhado”, adiantou.
Mantendo este foco no início deste ano a secretaria deu o pontapé na criação de um projeto para o setor leiteiro. Doze propriedades estão envolvidas e os primeiros resultados serão apresentados no dia 4 de dezembro, em reunião técnica voltada a todos os produtores da área que, a partir deste momento, serão convidados a ingressar neste sistema integrado.
Desenvolver um sistema de produção integrada também está entre os projetos para as áreas de fruticultura e hortaliças, ponderou o secretário. “Estamos trabalhando para organização destes sistemas de produção e comercialização, que com toda a certeza, são fundamentais na busca de um dos resultados mais almejados pelos produtores, que é a sustentabilidade da propriedade”, concluiu.

03/11/2013

Grave acidente deixa duas crianças feridas

Devido a pouca visibilidade que o trecho oferece, por causa de uma curva, os condutores dos referidos veículos não perceberam que um terceiro carro que trafegava no sentido contrário também efetuava uma ultrapassagem, o que obrigou o motorista do Prisma frear para evitar uma batida frontal.  Devido a freada brusca efetuada pelo condutor do Prisma, o motorista do Gol não conseguiu manter o carro na via e depois de bater no Prisma e fazê-lo rodar, o Gol saiu da pista, bateu forte contra um barranco e acabou capotando várias vezes.    Com a intensidade da colisão, duas crianças que estava no Gol foram arremessadas para fora do

veículo. Uma menina de aproximadamente 10 anos sofreu lesões graves e foi socorrida pela UTI Móvel do SAMU, tendo de serem reanimadas e encaminhadas às pressas ao Hospital Maicé. Já um menino de aproximadamente sete anos, apresentou suspeita de traumatismo craniano e de fraturas nas pernas e braços, precisando também ser levado ao hospital pelos bombeiros voluntários.





Fonte: Portal CDR - Caçador

01/11/2013

Reitor Adélcio comunica reconhecimento do curso de jornalismo

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, comunicou o reconhecimento do Curso de  Graduação em Jornalismo. 


Reitor Adelcio Machado e Coordenador de Jornalismo Alexandre Acosta
Com efeito, de acordo com o Parecer nº 272, aprovado por unanimidade no ensejo da sessão de 22 de outubro de 2013; e da Resolução nº 171, de 22 de outubro de 2013, o curso conquistou bom conceito e, assim, fez jus ao reconhecimento.  Do parecer de reconhecimento consta o seguinte trecho: “O Curso de Bacharelado em Jornalismo, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), foi criado por meio da Resolução UNIARP/CONSUN nº 016/2010, de 02 de junho de 2010, com oferta de 100 vagas anuais, na modalidade presencial em regime especial. A carga horária é de 2.700 horas distribuídas em 08 semestres, sendo que o tempo máximo de integralização é de 12 semestres. A coordenação do Curso é exercida pelo Professor Dr. Alexandre Carvalho Acosta que possui Graduação em Jornalismo e Doutorado em História e Epistemologia da Ciência. O Curso está cadastrado no E-mec. (...) O referido Curso passará por Avaliação do ENADE, no ano de 2015.Considerando que o Curso atende aos requisitos legais e normativos do instrumento de avaliação e a legislação vigente; Considerando que o PPC do Curso está coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais; considerando que a proposta do Curso de Jornalismo, ofertado no campus de Caçador, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), alcançou conceito final 3,42, conceito suficiente, conforme critérios estabelecidos nos referenciais de qualidade dispostos no instrumento de avaliação, do Conselho Estadual de Educação, propendo voto nos seguintes termos.”   Por fim, conclui o relator do processo: “Nos termos da análise e do relatório de avaliação in loco, voto pelo Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Jornalismo, ofertado no campus de Caçador, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), mantida pela Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (FUNIARP), com sede no Município de Caçador, neste Estado, até a publicação do resultado do próximo Conceito Preliminar de Curso (CPC), referente ao Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), ao qual pertence o Curso.”  Adelcio ultima cumprimentando a coordenação, corpo docente e alunado, grandes responsáveis pela conquista.