01/11/2013

Reitor Adélcio comunica reconhecimento do curso de jornalismo

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, comunicou o reconhecimento do Curso de  Graduação em Jornalismo. 


Reitor Adelcio Machado e Coordenador de Jornalismo Alexandre Acosta
Com efeito, de acordo com o Parecer nº 272, aprovado por unanimidade no ensejo da sessão de 22 de outubro de 2013; e da Resolução nº 171, de 22 de outubro de 2013, o curso conquistou bom conceito e, assim, fez jus ao reconhecimento.  Do parecer de reconhecimento consta o seguinte trecho: “O Curso de Bacharelado em Jornalismo, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), foi criado por meio da Resolução UNIARP/CONSUN nº 016/2010, de 02 de junho de 2010, com oferta de 100 vagas anuais, na modalidade presencial em regime especial. A carga horária é de 2.700 horas distribuídas em 08 semestres, sendo que o tempo máximo de integralização é de 12 semestres. A coordenação do Curso é exercida pelo Professor Dr. Alexandre Carvalho Acosta que possui Graduação em Jornalismo e Doutorado em História e Epistemologia da Ciência. O Curso está cadastrado no E-mec. (...) O referido Curso passará por Avaliação do ENADE, no ano de 2015.Considerando que o Curso atende aos requisitos legais e normativos do instrumento de avaliação e a legislação vigente; Considerando que o PPC do Curso está coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais; considerando que a proposta do Curso de Jornalismo, ofertado no campus de Caçador, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), alcançou conceito final 3,42, conceito suficiente, conforme critérios estabelecidos nos referenciais de qualidade dispostos no instrumento de avaliação, do Conselho Estadual de Educação, propendo voto nos seguintes termos.”   Por fim, conclui o relator do processo: “Nos termos da análise e do relatório de avaliação in loco, voto pelo Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Jornalismo, ofertado no campus de Caçador, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), mantida pela Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (FUNIARP), com sede no Município de Caçador, neste Estado, até a publicação do resultado do próximo Conceito Preliminar de Curso (CPC), referente ao Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), ao qual pertence o Curso.”  Adelcio ultima cumprimentando a coordenação, corpo docente e alunado, grandes responsáveis pela conquista.

29/10/2013

Árvores do Lago das araucárias podem secar e morrer

Especialista em botânica afirma que cipó invasor está matando as árvores do cartão postal de Fraiburgo

Nossa reportagem caminhou em torno do Lago das Araucárias em Fraiburgo com um especialista em botânica o bancário Juvenal Figueiredo que demonstrou grande preocupação com a morte precoce das árvores neste local.   Identificamos um ataque de um cipó invasor que faz um ataque agressivo e mata a árvore se apropriando da seiva, a árvore em pouco tempo seca e morre.  A maioria do verde de algumas árvores é das folhas dos invasores.  Ele calcula que em breve, se não for arrancado este cipó, que todas morrerão.   No meio do lago há um local onde os pássaros pretos fazem seus ninhos e determinamos a presença do invasor nestas árvores também, segundo ele se esses locais acabarem o berçário de pássaros acabarão também.  Sem árvores, sem ninhos, sem ninhos sem pássaros.  Não estamos dizendo que não há cuidados com as árvores do lago, por sinal há todo um cuidado de limpeza, apenas que o conhecimento em botânica de quem cuida das árvores não é suficiente.  Sugerimos a contratação dos serviços uma assessoria, biólogo ou de um botânico, para que nosso cartão postal possa ter uma vida útil bem maior. Está claro que este cipó deve ser erradicado, pois se trata de uma invasora.

Invasão: 
Processo que compreende a instalação e grande proliferação de uma espécie não nativa do ambiente, levando a desequilíbrios na comunidade. A espécie invasora passa a competir fortemente com as espécies nativas, levando-as à extinção local. Invasões biológicas afetam processos ecológicos, o meio físico, a biota e podem trazer danos econômicos. 

Cipós e trepadeiras:
Pertencem a um grupo de plantas que germinam no solo, mantêm-se enraizadas no solo durante toda sua vida e necessitam de um suporte para manterem-se eretas e crescerem em direção à luz abundante disponível sobre o dossel das florestas. As trepadeiras podem ser herbáceas ou lenhosas. As lianas são trepadeiras lenhosas, sendo considerado um pleonasmo falar em "liana lenhosa". 




Casa da cidadania do bairro São Miguel tem suas atividades paralisadas

Recado na porta pede  para usuário para se dirigir ao fórum 

A os trabalhos da Unidade da Casa da Cidadania do Bairro São Miguel foram paralisados. Sem explicações, a sociedade se pergunta o porquê, pois diariamente são resolvidos os mais variados casos, entre eles brigas familiares, aconselhamento familiar, divórcios e conflitos, guarda infantil entre outros, evitando assim o sobrecarregar o Fórum da Comarca de Fraiburgo com processos não necessários, em busca de uma explicação a população está se dirigindo ao mesmo.   O Bairro São Miguel considerado maior Bairro de Fraiburgo, pois possui uma população superior a 6 mil moradores, das mais variadas classes sociais tanto economicamente quanto socialmente sendo em sua maioria Classe média Baixa, ficando cerca de 5 km de distância do Centro do Município, fazendo-se importantíssima a presença da Casa da Cidadania.    A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Fraiburgo, responsável pelo funcionamento da mesma, foi procurada pelo jornal onde afirmaram que o Procurador Geral do Município Dr. Elton Luis Borrachini estará manifestando seus esclarecimentos nesta terça feira 29.

26/10/2013

Programa antitabagismo em Fraiburgo realizou avanços

Para mostrar que a qualidade de vida destes pacientes mudou radicalmente, foi servida uma salada de frutas. Isso foi feito às 09 h 20 min da manhã. Todos aprovaram a ideia gastronômica e confirmaram a volta do paladar.

Assistente social . Marie Cristina Munaretto.
Reportagem: Ari Guindani

Hoje, 24/10, mais uma leva de pacientes concluíram a primeira parte do programa antitabagismo e outras drogas no PA Central de Fraiburgo, ministrado pelo Dr. Eduardo Alves de Araújo, clínico geral e médico pneumologista e pela assistente social Sra. Marie Cristina Munaretto.  Para mostrar que a qualidade de vida destes pacientes mudou radicalmente, foi servida aos mesmos, uma salada de frutas. Isso foi feito às 09h20min da manhã. Todos aprovaram a ideia gastronômica  Há pouco tempo isso não era possível na vida destes pacientes: O cigarro lhes tirava o paladar e os impedia de sentir o gosto das frutas, tornando-as assim muito desagradáveis.  Uma das principais razões pelas quais custa ao fumante tanto abandonar o vício do fumo é que todas as vantagens do “deixar”, e todos os perigos de continuar parecem estar muito próximos. Ledo engano, o corpo humano começa a regenerar-se decorridos tão somente 20 minutos após o último cigarro. 

Efeitos imediatos ao parar de fumar:

Pacientes do programa antitabagismo
Depois de 20 minutos a pressão sanguínea, o ritmo cardíaco e a temperatura do corpo (mãos e pés) baixam ao nível normal.    Em 8 horas o nível de Monóxido de Carbono (gás tóxico) no sangue já baixou à metade, e o nível de oxigênio no sangue sobe a seus níveis habituais.   Em 48 horas a probabilidade de sofrer um ataque cardíaco terá diminuído. Toda a nicotina terá abandonado o corpo. O sentido do gosto e do olfato regressa aos níveis normais. Em 72 horas os brônquios relaxam, facilitando a respiração. O volume pulmonar e a energia aumentam.  Em duas semanas a circulação melhora, e seguirá assim (melhorando) durante as 10 semanas seguintes. Aqui já é mais fácil caminhar.  De 3 a 9 meses os problemas respiratórios, de tosse e de catarro desaparecerão ao mesmo tempo em que a capacidade pulmonar melhora próximo aos 10%.   Em um ano o risco de falecer de um ataque cardíaco reduz-se à metade.   Em cinco anos o risco de sofrer uma embolia será o mesmo que o de um não fumante. Em dez anos o risco de sofrer cancro de pulmão será o mesmo que o de um não fumante.    Em quinze anos o risco de sofrer um ataque cardíaco será o mesmo que o de um não fumante.  Outra mudança importante em nosso corpo ao deixar de fumar, neste caso desagradável: o engordar. Segundo recentes pesquisas abandonar o hábito implica ganhar uns 5 quilos devido ao aumento de apetite, da ansiedade de substituímos o fumo por outras coisas (bebemos mais, "beliscamos" mais entre as refeições, etc) e principalmente porque o ritmo da queima de calorias baixa aos níveis normais. Os fumantes queimam calorias mais rapidamente por que a nicotina produz uma eletroestimulação que cria a dopamina, um neurotransmissor que se aloja no sistema nervoso central e que se relacionam com as funções motrizes, emoções e sentimentos de prazer.  Apesar disso, indubitavelmente, vale a pena parar de fumar. Segundo o Instituto Nacional de Combate ao Câncer, no Brasil, com 30 milhões de fumantes, morrem a cada ano 200.000 pessoas, devido ao fumo; o que supõe uma de cada oito mortes ocorridas em indivíduos com mais de 35 anos.

O cigarro é culpado por:

200 mil mortes no Brasil. 25% das mortes causadas por infarto do miocárdio e angina;  45% das mortes por infarto agudo do miocárdio entre as pessoas com menos de 65 anos; 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema; 90% dos casos de câncer no pulmão; 30% das mortes provocadas por câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero; 25% das doenças vasculares, como o derrame cerebral. Outra boa razão para deixar de fumar é o aspecto financeiro; em alguns países, ao final de um ano, dá para fazer uma boa economia só com a "grana" gasta com o vício.