26/10/2013

Programa antitabagismo em Fraiburgo realizou avanços

Para mostrar que a qualidade de vida destes pacientes mudou radicalmente, foi servida uma salada de frutas. Isso foi feito às 09 h 20 min da manhã. Todos aprovaram a ideia gastronômica e confirmaram a volta do paladar.

Assistente social . Marie Cristina Munaretto.
Reportagem: Ari Guindani

Hoje, 24/10, mais uma leva de pacientes concluíram a primeira parte do programa antitabagismo e outras drogas no PA Central de Fraiburgo, ministrado pelo Dr. Eduardo Alves de Araújo, clínico geral e médico pneumologista e pela assistente social Sra. Marie Cristina Munaretto.  Para mostrar que a qualidade de vida destes pacientes mudou radicalmente, foi servida aos mesmos, uma salada de frutas. Isso foi feito às 09h20min da manhã. Todos aprovaram a ideia gastronômica  Há pouco tempo isso não era possível na vida destes pacientes: O cigarro lhes tirava o paladar e os impedia de sentir o gosto das frutas, tornando-as assim muito desagradáveis.  Uma das principais razões pelas quais custa ao fumante tanto abandonar o vício do fumo é que todas as vantagens do “deixar”, e todos os perigos de continuar parecem estar muito próximos. Ledo engano, o corpo humano começa a regenerar-se decorridos tão somente 20 minutos após o último cigarro. 

Efeitos imediatos ao parar de fumar:

Pacientes do programa antitabagismo
Depois de 20 minutos a pressão sanguínea, o ritmo cardíaco e a temperatura do corpo (mãos e pés) baixam ao nível normal.    Em 8 horas o nível de Monóxido de Carbono (gás tóxico) no sangue já baixou à metade, e o nível de oxigênio no sangue sobe a seus níveis habituais.   Em 48 horas a probabilidade de sofrer um ataque cardíaco terá diminuído. Toda a nicotina terá abandonado o corpo. O sentido do gosto e do olfato regressa aos níveis normais. Em 72 horas os brônquios relaxam, facilitando a respiração. O volume pulmonar e a energia aumentam.  Em duas semanas a circulação melhora, e seguirá assim (melhorando) durante as 10 semanas seguintes. Aqui já é mais fácil caminhar.  De 3 a 9 meses os problemas respiratórios, de tosse e de catarro desaparecerão ao mesmo tempo em que a capacidade pulmonar melhora próximo aos 10%.   Em um ano o risco de falecer de um ataque cardíaco reduz-se à metade.   Em cinco anos o risco de sofrer uma embolia será o mesmo que o de um não fumante. Em dez anos o risco de sofrer cancro de pulmão será o mesmo que o de um não fumante.    Em quinze anos o risco de sofrer um ataque cardíaco será o mesmo que o de um não fumante.  Outra mudança importante em nosso corpo ao deixar de fumar, neste caso desagradável: o engordar. Segundo recentes pesquisas abandonar o hábito implica ganhar uns 5 quilos devido ao aumento de apetite, da ansiedade de substituímos o fumo por outras coisas (bebemos mais, "beliscamos" mais entre as refeições, etc) e principalmente porque o ritmo da queima de calorias baixa aos níveis normais. Os fumantes queimam calorias mais rapidamente por que a nicotina produz uma eletroestimulação que cria a dopamina, um neurotransmissor que se aloja no sistema nervoso central e que se relacionam com as funções motrizes, emoções e sentimentos de prazer.  Apesar disso, indubitavelmente, vale a pena parar de fumar. Segundo o Instituto Nacional de Combate ao Câncer, no Brasil, com 30 milhões de fumantes, morrem a cada ano 200.000 pessoas, devido ao fumo; o que supõe uma de cada oito mortes ocorridas em indivíduos com mais de 35 anos.

O cigarro é culpado por:

200 mil mortes no Brasil. 25% das mortes causadas por infarto do miocárdio e angina;  45% das mortes por infarto agudo do miocárdio entre as pessoas com menos de 65 anos; 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema; 90% dos casos de câncer no pulmão; 30% das mortes provocadas por câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero; 25% das doenças vasculares, como o derrame cerebral. Outra boa razão para deixar de fumar é o aspecto financeiro; em alguns países, ao final de um ano, dá para fazer uma boa economia só com a "grana" gasta com o vício.

24/10/2013

Pesquisa mostra vitória de Dilma no primeiro turno, mesmo se Marina for candidata à Presidência em 2014.

Dilma, Marina, Aécio Neves,Eduardo Campos

Pesquisa Ibope, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, sobre a sucessão presidencial mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje e seus adversários fossem Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva ou Eduardo Campos (ambos do PSB).     Em três dos quatro cenários, nos quais a presidente apresenta percentuais entre 39% e 41%, Dilma tem mais do que a soma das preferências pelos adversários. Em apenas um dos cenários, com José Serra (PSDB) e Marina na disputa, a petista não supera a soma dos adversários — nesse caso, ela fica em situação de empate técnico com a soma das intenções de voto dos outros dois candidatos.     O Ibope ouviu 2.002 eleitores, em 143 municípios, entre os dias 17 e 21 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

22/10/2013

Grave acidente na saída para Lebon Régis mata motorista


Um grave acidente de trânsito na Rodovia Engenheiro Lourenço Faoro, nas proximidades da empresa Maxiplast, na saída para Lebon Régis, resultou na morte de uma pessoa.  A vítima era o condutor de um veículo que colidiu contra uma carreta que saía do Posto Brasília. O SAMU chegou a socorrê-lo, mas momento depois de chegar ao hospital acabou falecendo.    De acordo com informações, por volta das 13h00min, Marcos Vinicius  
 Antunes, 42 anos seguia com o  



Hyundai HB20 placas de São José-SC, no sentido Lebon Régis/Caçador quando ao passar por uma curva em frente à Maxiplast forçou uma ultrapassagem e acabou perdendo o controle da direção, invadindo a pista contrária e a batendo forte contra uma a carreta Scania placas de Pinhalzinho que saía do pátio do posto Brasília e acessava a rodovia.   Com o forte impacto da colisão, Marcos

estava  inconsciente e prensado no  interior do veículo.   Quando socorristas do Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador e paramédicos do SAMU chegaram ele foi imediatamente retirado do interior do carro, mas devido à gravidade dos ferimentos acabou entrando em óbito momento depois de dar entrada no hospital. 




(FONTE: Portal CDR)