11/10/2013

Governador Raimundo Colombo estará em Videira, na próxima sexta-feira, 18

O Governador Raimundo Colombo estará em Videira, na próxima sexta-feira, 18, para falar dos investimentos realizados pelo Governo do Estado nos municípios pertencentes à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira, desde 2011. Na oportunidade o Governador apresentará a palestra “Pacto por SC: Prestando Contas”.  O evento será realizado no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Videira, com início às 14h30min.  “A Regional de Videira vive um momento histórico, nunca houve tanto investimento por parte do Governo do Estado na região quanto agora. São obras, programas e ações que estão transformando nossa região e trazendo desenvolvimento”, afirmou o secretário regional Evandro Colle.   O evento é aberto à população e faz parte do ciclo de palestras que está percorrendo as 36 Regionais do Estado, que pretende detalhar as obras realizadas, desde janeiro de 2011, em andamento ou previstas pelo programa Pacto por Santa Catarina. No meio-oeste Catarinense, entre os dias 17 e 18, Colombo visitará as SDRs de Concórdia, Seara, Xanxerê, Campos Novos e Videira.
  

Acadêmicos de Jornalismo de Fraiburgo participam da festa dos 80 anos de Treze Tílias

Parlamento homenageia Treze Tílias pelos seus 80 anos de fundação, e realiza sessão solene da Assembléia Legislativa e o Jornalista Moacir Pereira Lança livro sobre o Tirol Brasileiro.



Os acadêmicos da 6ª fase de Jornalismo da UNIARP, Felipe Antunes e Wilson Cesar Malinoski representaram a entidade na abertura da Festa alusiva aos 80 anos de fundação da Cidade de Treze Tílias.  Na ocasião participaram do Lançamento do Livro do Jornalista Moacir Pereira o qual mantem estreitos laços afetivos com o curso de jornalismo de Caçador. A epopeia da vinda dos primeiros imigrantes, que sob a liderança do então ministro da Agricultura da Áustria, Andreas Thaler, fundou Treze Tílias 80 anos atrás, foi celebrada na noite desta quinta-feira (10) em sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Realizado na Sociedade Cultural e Artística Papuan-Socap, o evento reuniu parlamentares e lideranças políticas e empresariais. Na ocasião, foi também foi lançado o livro "Treze Tílias - O Tirol Brasileiro", do jornalista Moacir Pereira e homenageadas diversas personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento do município.  O deputado Joares Ponticelli (PP), que conduziu o evento, ressaltou a importância da celebração, da qual participaram oito deputados estaduais. "Não são muitas as sessões solenes fora de Florianópolis em que podemos reunir tantos parlamentares. Estamos com cerca de 20% dos representantes da população no Legislativo estadual aqui nesta sessão, o  que demonstra o carinho que temos

por esta cidade". De acordo com Ponticelli, o grande prestígio alcançado pela pequena cidade do Meio Oeste catarinense, de pouco mais de seis mil habitantes, está no afinco com que luta para preservar suas heranças culturais, que a coloca em destaque no país. Queremos agradecer Treze Tílias por manter cada vez mais reluzente este mosaico interétnico catarinense, que nos diferencia entre os estados brasileiros. “Sem preservar seu passado um povo não pode prosperar e construir seu futuro”.  Falando em nome dos demais deputados presentes, Romildo Titon (PMDB) afirmou que o município é um marco histórico de desenvolvimento, símbolo da garra dos imigrantes que elegeram o estado para viver e trabalhar. "Estamos aqui hoje para lembrar os feitos destes imigrantes, que em busca de novas alternativas, criaram uma cidade que trouxe um diferencial muito grande a Santa Catarina".  O deputado Reno Caramori (PP), proponente da sessão, acrescentou que em suas oito décadas, os Trezetilienses desenvolveram uma economia sólida e diversificada, com destaque para o setor agroindustrial (laticínios, cerveja e vinho) e turístico. "Andreas Thaler certamente ficaria orgulhoso se pudesse ver Treze Tílias hoje. Se contemplasse os descendentes dos imigrantes nascidos na nova terra e que estão aqui presentes agora".

O Tirol Brasileiro


Outro destaque da sessão foi o lançamento do livro "Treze Tílias - O Tirol Brasileiro", do jornalista Moacir Pereira, que descreve a história da formação do município e traz novos fatos sobre a imigração austríaca e a vida do pioneiro Andreas Thaler. Para tanto, Moacir vasculhou arquivos oficiais, colheu depoimentos de personalidades locais e se deslocou até Wildschönau, na Áustria, cidade Natal de Andreas Thaler, para entrevistar duas de suas filhas ainda vivas. "Entre os 38 livros que escrevi, este foi o que me deu mais trabalho, mas também o que mais proporcionou satisfação espiritual. Decidi não escrever o livro sem conhecer a terra natal do pioneiro, que lutou contra a mata virgem para erigir uma cidade".  Moacir, que tomou o primeiro contato com Treze Tílias há 41 anos, por meio de uma reportagem para a extinta revista Manchete, revelou que foi na ocasião que pela primeira vez foi empregada a expressão "O Tirol Brasileiro" para se referir à cidade situada no Vale do Rio do Peixe Atualmente a alcunha é largamente conhecida e empregada até mesmo nas publicações oficiais da municipalidade local.   Na época, a reportagem foi lida por Bernardo Moser, então estudante na capital do Paraná, que anos depois voltou a Treze Tílias, onde atuou durante muitos anos como secretario de turismo. Foi na sua gestão que o município assumiu oficialmente a região do Tirol austríaco, com suas construções em estilo alpino, como referência. Atual maestro da Banda dos Tiroleses, Moser relembrou o caso durante a sessão solene e agradeceu a iniciativa de Moacir. "Todo o Treze Tílias está agradecida pelo título desta matéria".   Também demonstrando gratidão ao jornalista por suas contribuições, o prefeito Mauro Dresch (PSDB) afirmou que o turismo local vem se aprimorado a cada ano, em volume de investimentos e em profissionalismo, envolvendo também outras etnias nos eventos realizados. "Cada vez mais Treze Tílias vai mostrar que é o Tirol brasileiro, onde os turistas ficam satisfeitos ao visitar e os seus habitantes em viver".   Também participaram do evento os deputados Neodi Saretta (PT), Marcos Vieira (PSDB), Altair Silva (PP), Moacir Sopelsa (PMDB) e Edison Andrino (PMDB); o secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba Ricardo Grando; a presidente da Câmara de Vereadores de Treze Tílias, vereadora Soraya Boesing Juchem (PP); o desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Edson Ubaudo e a Consulesa honorária da Áustria Anna Linder Pichler.

A história do município

Fundada em 13 de outubro de 1933, com a vinda do primeiro grupo de imigrantes, a “Colônia Austríaca Dreizehnlinden” como era denominada à época, foi uma aposta do governo austríaco para contornar a grave crise econômica que se abatia sobre o país, oferecendo novas oportunidades aos seus agricultores, originários principalmente da região do Tirol. A região escolhida foi o Vale do Rio do Peixe, na região do Meio Oeste catarinense, para onde partiram entre 1933 e 1938, 14 levas de austríacos, somando aproximadamente 850 indivíduos. O nome da nova povoação foi inspirado no poema "Dreizehnlinden" de Friedrich Wilhem Weber, que significa Treze Tílias, em português. Atualmente o município, de aproximadamente seis mil habitantes, destaca-se pela produção agroindustrial, com forte atuação no setor de laticínios. Mas é no turismo, entretanto, que o município se sobressai, com a arquitetura alpina preservada, grupos de danças folclóricas e de canto, bandas, além das esculturas em madeira, artesanato e gastronomia típica. A cultura tirolesa também é preservada por meio do dialeto alemão, que ainda é utilizado com frequência entre os habitantes do município.

Os homenageados:


Ana Lindner Von Pichler -  cônsul honorária da Áustria, Antônio Carlos Altenburger prefeito de Treze Tílias de 1977 a 1982 e 1992 a 1996 (in memoriam), representado pela esposa, Maria Tereza Altenburger, Afonso Dresch, prefeito de Treze Tílias de 1983 a 1988 e 1997 a 2000 (in memoriam), representado pela esposa, Ivone Elizabeth Dresch, Os imigrantes, representados por Maria Martha Eberl, Os pioneiros, representados por André Jacob Thaler, Rudolf Illetschko, da gastronomia austríaca, representado pela esposa, Clotilde Kandler, Rede hoteleira de Treze Tílias, representada por João Klotz, Gotfredo Thaler, escultor (in memoriam) representado por sua esposa, Judite Thaler e filhas Ingrid, Astrid e Ellen, Escola de Alemão Karl Ilg Schule, representada por Everton Altmeier, Bernardo Moser - maestro da Banda dos Tiroleses de Treze Tílias, Banda dos Tiroleses de Treze Tílias, representada por José Carlos Concatto, Grupo de Danças Tirolesas Schuhplatter, representado por Elvida Felder, Grupo de Danças Folclóricas Austríacas Lindental, representado por Walter Felder, Grupo de Danças Folclóricas Austríacas Tiroler Platter, representado por Carlos Eduardo Rohler Felder, Grupo de Danças Alemãs Westfalen, representado por Naiara de Oliveira, Grupo de Danças Italianas Volare, representado por Deise Biava Farenzena, Coral Hobbysanger, representado por Laura Gratt, Coral Tiroler Echo, representado por Maria Silvane Fidler, Coral Amicci Della Cantoria, representado por Liduvine Seconello, Corpo de Bombeiros Voluntários de Treze Tílias, representado pelo seu presidente, Adelino Ferronato

09/10/2013

Assassinos de Pablo são condenados há mais de 18 anos


Terminou por volta das 22h00min de hoje (09/10) no Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Fraiburgo, um dos julgamentos mais aguardados. Luiz Carlos Santetti foi condenado há 18 anos, 1 mês e 20 dias de reclusão e sua esposa Mariluci da Cruz Santetti foi condenada a 19 anos e 6 meses de reclusão.


Acontece hoje (09/10) no Fórum de Fraiburgo o julgamento de Luiz Carlos Santetti e Marilucí da Cruz Santetti, assassinos de Pablo Henrique do Nascimento campeão brasileiro de Karatê-dô. Mais de 30 pessoas entre religiosos, familiares e amigos de Pablo, realizaram ato ecumênico antes do inicio dos trabalhos da sessão do júri.   As orações foram conduzidas pelo pastor Jhonatan Krupzack da Igreja Batista e pelo padre Zezinho da Paroquia Imaculada Conceição. A expectativa da família, dos amigos e de toda a comunidade fraiburguense é que os assassinos sejam condenados com a pena máxima prevista para crimes dessa natureza. Confira as fotos do ato ecumênico, registradas pelo repórter Flavio Furtado do setor de jornalismo da Rádio Fraiburgo:



08/10/2013

Lançamento de nova obra de Moacir Pereira



O membro da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Colunista do Diário Catarinense e do Jornal de Santa Catarina. Comentarista da RBS-TV e da TV-Com. Comentarista da CBN-Diário (Florianópolis). Fundador e primeiro coordenador do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina. Ex-Presidente da Associação Catarinense de Imprensa. Cidadão honorário de Treze Tílias e de Laguna. Foi correspondente em Santa Catarina da extinta revista Manchete e do Jornal de Brasilia. Atuou como conselheiro da Federação Nacional dos Jornalistas. Atua no jornalismo há mais de 50 anos. Mantém blog no clicrbs (www.diario.com.br/moacir). Está presente no twitter @moapereira. E no facebook. Bacharel em direito pela UFSC, tem Mestrado em Ciência Politica e várias especializações. Prêmio Nacional de Comunicação Luiz Beltrão, conferido pela Intercom, e patrono da primeira turma de Jornalismo de Caçador-SC da UNIARP que vai se formar em 2014, lança dia 10 de outubro às 20 horas em Treze tília sua nova obra.









Solenidade de assinatura da Ordem de serviço SC 355

Reno Caramori na solenidade de assinatura (Foto Carlos Paniz)
O presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, deputado Reno Caramori comemorou com entusiasmo a assinatura na sexta-feira passada, pelo governador Raimundo Colombo, da ordem de serviço para que se iniciem as obras na SC-355 (antiga SC-453), no trecho que liga Fraiburgo a Videira, no Meio-Oeste. A obra faz parte do Pacto por Santa Catarina e receberá investimentos na ordem de R$37,4 milhões. Reno, como presidente da Comissão de Transportes, promete fiscalizar e acompanhar o andamento dessa e de outras obras em execução, como por exemplo, a da SC-464 (antiga SC-453), de Salto Veloso a Herciliópolis. Com a assinatura da ordem de serviço para a SC-355, o início das obras, que estão a cargo do Grupo Setep, deve ser imediato.  A restauração da rodovia SC-355, no trecho de 23,5 quilômetros, inicia em Fraiburgo, no trevo de acesso a Monte Carlo até a área urbana de Videira. No trecho que passa por Fraiburgo o projeto contempla calçadas para pedestres e sinalização especial. Os usuários também ganharão em segurança, com o melhoramento de 13 novas interseções e a duplicação de dois trechos, totalizando dois quilômetros, Os trechos a serem duplicados localizam-se, um na saída de Fraiburgo e o outro, entre o trevo de acesso a Caçador e Tangará que fica em Videira. Também serão eliminados pontos críticos, com a alteração de 400 metros de traçado e mais a construção de 7,3 quilômetros de terceiras faixas.  A ordem de serviço também teve a assinatura do deputado Reno, que exaltou a  importância da obra na SC 355, tanto para a economia, quanto para a qualidade de vida da população do meio-oeste.