24/06/2013

FRAIBURGO PROMOVEU PASSEATA PACIFICA NO DOMINGO

Um número razoável de pessoas tomaram as principais ruas de Fraiburgo na manhã deste domingo, (23). A movimentação começou tímida, mas aos poucos ganhou o reforço de pessoas de todas as idades e todas as classes, estudantes e professores, profissionais liberais, acadêmicos, entre tantos que demonstravam em cartazes algum motivo para protestar. Alguns dos manifestantes estavam com os rostos pintados ou usando mascaras e nariz de palhaço. De forma pacifica como registrado nas fotos.  As manifestações que estão ocorrendo por todo o país marcam um momento histórico do Brasil, acrescentando que os jovens que as promovem representam uma geração que busca colocar seus anseios na pauta legislativa, essa geração que sempre teve direito ao voto, nunca passou pela ditadura, nem pela inflação desenfreada, vive na estabilidade econômica e agora foi às ruas para reivindicar mais cuidado da classe política com o povo.  Faço criticou a Câmara dos Deputados por ter adiado a votação da (PEC) 37/2011, que técnicos afirmam que retira poderes de investigação do Ministério Público, no meu entender de forma linear a medida poderá aumentar a corrupção no país. Penso que neste momento o Congresso Nacional e o governo federal precisam realizar ações concretas para a população e não promover um retrocesso, como fez a Câmara.  Depois não perguntem por que o povo quer invadir o Congresso Nacional. Espero que se tenha do Parlamento, ações concretas. 

Não adianta fazer belos pronunciamentos apenas de solidariedade, como se não eles tivéssemos nada a ver com o que está acontecendo. O problema está no DNA político, tem que votar reforma política de verdade ampliando a participação popular, resolvendo, por exemplo, o problema do financiamento de campanha. Tem que, além disso, ampliar os investimentos na saúde pública e garantir 10% do PIB para educação falta transparência. Lamento a ação violenta de alguns grupos isolados (Civis e militares) nas manifestações e acredito que esta minoria não representa a juventude que esta às ruas. O movimento tem que neutralizar estas minorias que não o representam e, por outro lado, o Estado tem que estar preparado, as polícias tem que estar preparadas para se relacionar com essa nova realidade.















22/06/2013

PLENÁRIO DA OAB É FAVORÁVEL À APROVAÇÃO DA PEC 37


Brasília – Por ampla maioria, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manteve o entendimento da entidade, segundo o qual o Ministério Público não tem competência para conduzir investigação criminal, ao mesmo tempo em que decidiu criar comissão destinada a oferecer sugestões para aprimorar o texto da Proposta de Emenda à Constituição nº 37 de 2011. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (20) após mais de quatro horas de discussão.   O voto do relator da matéria em plenário, o conselheiro federal por Pernambuco Leonardo Accioly, foi no sentido de que a OAB não deveria se manifestar em relação à PEC. Contudo, prevaleceu o entendimento, liderado pela divergência apresentada pelo ex-presidente nacional da entidade, José Roberto Batochio, para que o Conselho Federal não apenas mantivesse decisão histórica proferida sobre o tema, como também se posicionasse favoravelmente à PEC.   Ao final da sessão, o presidente nacional da entidade, Marcus Vinicius Furtado, declarou: “a OAB passa, agora, a se manifestar de modo uníssono, em todos os cantos desse país, postulando, batalhando e empregando toda sua força no sentido de apoiar a aprovação da PEC 37”.  Integram a Comissão Especial de Acompanhamento e Aperfeiçoamento da PEC 37, que será presidida por José Roberto Batochio, os conselheiros Leonardo Accioly (PE), Everaldo Patriota (AL) e Fernando Santana (BA).  Ao defender a aprovação da PEC, o conselheiro Luiz Flávio Borges D’Urso (SP) disse que a medida é necessária para garantir o exercício da defesa. “Ganha à cidadania com isto”, afirmou, lembrando que a Constituição é clara ao estabelecer quem deve conduzir a investigação no Brasil. “Se o Ministério Público não tem poderes para investigar, é porque há uma divisão de Poderes, para se evitar os abusos.”  Para o secretário-geral adjunto da OAB nacional, Claudio Stábile, a decisão desta segunda-feira põe a OAB dentro de sua missão histórica, que é atuar como um contrapeso ao poder. “No dia em que a OAB se afastar dessa missão, ela perderá o respeito da sociedade. O cidadão, quando processado, está sozinho. Diante do poder do Estado, ele tem apenas o advogado do seu lado”, disse.


FRAIBURGO RECEBE EVENTO INTERNACIONAL DE KARATÊ NO DIA 24 E 25 DE JUNHO





O Karatê tem enormes benefícios para o corpo, mente e espírito. Fisicamente, o Karatê é bom para o coração, fortalece ossos e músculos, cria resistência, desenvolve coordenação motora e visual, e torna o organismo menos suscetível à ferimentos e doença.  Mentalmente, o Karatê ajuda a desenvolver paciência, disciplina, perseverança e compreensão, bem como a concentração e foco.  Espiritualmente, o Karatê constrói confiança, desenvolve e aumenta o auto-controle, a serenidade e a paz. Ao lo longo do treino consegue-se visualizar a verdadeira razão "Shinga".





 

REITOR ADELCIO DEFENDE PESQUISA APLICADA


O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, defende que a Universidade se transforme em geradora de solução, na área social e tecnológica, para as necessidades da sua região de abrangência, no caso o Alto Vale do Rio do Peixe.  Valendo-se das lições do Prof. Dias Sobrinho, ele considera de grande relevância ter clareza acerca da missão da Universidade – promover o desenvolvimento regional.   Uma universidade de estrutura comunitária, ainda que  não disponha de condições para o desenvolvimento da alta pesquisa, de alcance internacional, para que se torne eficaz, justa e necessária para o seu entorno econômico e social precisa procurar identificar quais são as demandas por conhecimentos da comunidade mais próxima e as suas possibilidades de realização.  Também as pesquisas que resultam em menor impacto na comunidade científica internacional podem ser de fundamental relevância para as comunidades locais e certamente indispensáveis para a promoção do desenvolvimento social.   Ainda que tais pesquisas não cheguem a ser conhecidas pelos círculos dominantes da ciência central, segundo critérios determinados de modo ideológico por cientistas de grande visibilidade no mundo intelectual, e na sociedade consumidora de alta tecnologia, possuem sua relevância em termos sociais na sua região.  A produção de um determinado conhecimento que venha a dirimir ou minimizar problemas de certa comunidade concreta pode não ser suficiente para receber o reconhecimento internacional e a amplificação nos meios globais de comunicação, mas, certamente, será de grande importância para setores da população que se beneficiem dele.  Ainda seguindo este raciocínio, complementa que se trata de produzir tanto o conhecimento significativo para agentes da economia, quanto o conhecimento que proporciona a formação da cultura e da cidadania. Portanto, conclui o Reitor Adelcio, a pesquisa aplicada assegura a concretização do ideal universitário do desenvolvimento regional.



DEPUTADO RENO CARAMORI SE PRONUNCIA NA ASSEMBLÉIA SOBRE TRÊS TEMAS ATUAIS


SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS  
105 ANOS DE IMIGRAÇÃO JAPONESA  

O deputado Reno cumprimenta o  cônsul-geral
do Japão em   Curitiba, Yoshio Uchiyama, sob
olhar do deputado Joares Ponticelli (centro)
 .
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu nessa semana  sessão solene em comemoração aos 105 anos da imigração japonesa no Brasil. Atualmente, a população nikkei no país aproxima-se de 1,5 milhão de descendentes.    Na solenidade foram homenageados a Federação das Associações Nikkeis de Santa Catarina Fansc e a Associação Nipo-Catarinense, o  cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yoshio Uchiyama, e o sobrevivente do ataque nuclear à cidade japonesa de Nagasaki, Kazumi Ogawa (in memoriam).    O deputado Reno Caramori (PP) destacou em seu pronunciamento a contribuição dos imigrantes japoneses e seus descendentes para o desenvolvimento econômico do estado e do país. Os imigrantes japoneses atuaram e continuam atuando em diversos setores, como a agricultura, a fruticultura e a produção de vinhos. “Os laços de amizade e cooperação entre o Japão e o Brasil são antigos e estão cada vez mais consolidados”, afirmou o deputado Reno. O parlamentar referiu-se à importante abertura do mercado japonês para a carne suína catarinense, firmado recentemente e consolidado após as visitas dos parlamentares catarinenses ao Japão.   O deputado Reno Caramori elogiou, nessa sexta-feira, “o exemplo dado pelos manifestantes catarinenses nos protestos registrados nas maiores cidade do Estado” Ao contrário de outros lugares, onde se desenvolveram verdadeiras batalhas campais com uso de bombas, pedras, paus, gás de pimenta e lacrimogênio, as manifestações em Santa Catarina foram pacíficas e praticamente isentas de atos de violência. Reno acha justa as manifestações contra a corrupção, mensalão, superfaturamento e má qualidade das obras públicas, por condições dignas de atendimento das pessoas na rede de saúde pública, mas condena o “vandalismo oportunista que pode surgir nesses momentos, com pessoas desequilibradas depredando o patrimônio público e particular. No fim das contas, sempre tem alguém que acaba tendo que  pagar pelo bem destruído”, conclui o deputado.


VINHOS CATARINENSES EM EXPOSIÇÃO NA FRANÇA

A inclusão de seis vinícolas catarinenses entre as 15 brasileiras representantes do setor que participarão da Vinexpo, feira de Bordeaux, na França, foi motivo de comemoração e manifestação em plenário, nessa quinta-feira, do deputado Reno Caramori(PP). Dono de uma coleção desses e outros produtos que mantém e exibe com orgulho a todos que o visitam em seu gabinete na Alesc, o parlamentar, sempre que pode, ajuda a promover os produtos catarinenses que classifica como “de ótima qualidade e em condições de competir com produtos de excelência de qualquer outro lugar do mundo”. 
Sobre os vinhos, Reno defende que “temos que valorizar o que é nosso, que tem qualidade e que conhecemos a fonte e os processos de produção”.  No estande Brazilian Highland Wines, do Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin, na Vinexpo, estarão os vinhos de altitude produzidos em Santa Catarina pela Hiragami, Kranz, Sanjo, Santa Augusta, Santo Emílio e Suzin.   

A FAVOR DAS MANIFESTAÇÕES E  CONTRA O VANDALISMO

O deputado Reno Caramori elogiou, nessa sexta-feira, “o exemplo dado pelos manifestantes catarinenses nos protestos registrados nas maiores cidade do Estado” Ao contrário de outros lugares, onde se desenvolveram verdadeiras batalhas campais com uso de bombas, pedras, paus, gás de pimenta e lacrimogênio, as manifestações em Santa Catarina foram pacíficas e praticamente isentas de atos de violência. Reno acha justa as manifestações contra a corrupção, mensalão, superfaturamento e má qualidade das obras públicas, por condições dignas de atendimento das pessoas na rede de saúde pública, mas condena o “vandalismo oportunista que pode surgir nesses momentos, com pessoas desequilibradas depredando o patrimônio público e particular. No fim das contas, sempre tem alguém que acaba tendo que  pagar pelo bem destruído”, conclui do deputado.


QUILOMBOLAS SE UNEM POR POLÍTICAS PUBLICAS EM SC

Na última quinta-feira (20), lideranças de comunidades quilombolas catarinenses, movimentos sociais e representantes de órgãos públicos participaram de oficinas de trabalho e seminário em Florianópolis (SC) que abordaram diferentes reivindicações para a comunidade negra e, especificamente, para remanescentes de quilombos do estado.   A convite da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), os participantes estiveram reunidos pela manhã e à tarde no Plenarinho da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, onde trataram de estratégias para efetiva implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e do Programa Brasil Quilombola.    O superintendente do INCRA em Santa Catarina, José dos Santos, e seu substituto, Fernando Souza, estiveram presentes e intermediaram os debates. O órgão é responsável pela regularização dos territórios dentro do Programa Brasil Quilombola e, pela proximidade com as comunidades, também atua como interlocutor entre estas e outros órgãos públicos para que as políticas públicas cheguem a esta população. “É importante buscarmos não somente a regularização dos territórios, mas também garantir que as comunidades tenham acesso a infraestrutura, saúde, educação e formas de sustento”, revela Santos.  Além do Incra, estiveram presentes representantes do MDA, Funasa, Mapa, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Conab e UFSC.

Educação diferenciada

O respeito à cultura negra, sua história e suas manifestações religiosas em Santa Catarina permeou todo o encontro. Tal reivindicação também faz com que os movimentos interajam com os órgãos públicos responsáveis pela educação para que sejam implementados currículos específicos nas comunidades. Com base nessa idéia, surgiu a proposta do curso superior Licenciatura Quilombola, que foi apresentada pelo Movimento Negro Unificado e pelo Coletivo de Professores das Comunidades Quilombolas de Santa Catarina aos membros da Universidade Federal do estado (UFSC).  A proposta foi acatada pela UFSC e está em fase de elaboração da ementa do curso, para posteriormente ser encaminhada ao Ministério da Educação para aprovação. o curso formaria professores preparados para atuar no ambiente escolar de forma a valorizar a cultura afro-brasileira e os conhecimentos tradicionais quilombolas, estimulando a reflexão e integrando escolas e comunidades

21/06/2013

HOMEM MORRE EM UM GRAVE ACIDENTE DE TRÂNSITO NA ENTRADA DA CIDADE DE FRAIBURGO


Foto Walter Neves (Jornalzinho)
Um grave acidente de trânsito tirou a vida de uma pessoa na noite de hoje (20), na SC 355, trecho que liga Fraiburgo à cidade de Lebon Régis. A colisão aconteceu nas proximidades do bairro Portal em frente ao prédio do SENAI. Se envolveram no acidente um veículo GM corsa de placa AGR-0855 de Ibiporã-PR, e o caminhão Mercedes Benz, de placas MJI - 1567 de Campos Novos.  De acordo com informações de populares na hora do acidente o caminhão que é utilizado para o transporte de ração seguia no trecho de saída do município, o corsa fazia o sentido contrário, quando se aproximou da entrada principal do bairro Portal, o condutor perdeu o controle do carro vindo a colidir no caminhão, e em seguida em um poste de energia elétrica que fica as margens da rodovia, o qual acabou caindo com a força do impacto.    O acidente foi de grandes proporções, sendo que o veículo de passeio ficou totalmente destruído, todos os três ocupantes do carro ficaram encarcerados nas ferragens, um dos ocupantes tratava-se de Josué Ribeiro Cardoso 47 anos morreu no local do acidente, o outro ocupante que estava no banco do carona, identificado por Roberto Batista Oliveira foi socorrido pelos Bombeiros e encaminhado em estado grave ao Hospital. O terceiro ocupante identificado por Penedo Ferreira Filho foi socorrido e encaminhado ao hospital em estado grave.     De acordo com informações o motorista do caminhão não se feriu. O acidente aconteceu por volta das 20H00 e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros Militar que contou com auxílio de bombeiros que estavam de folga, Polícia Militar, SAMU e Polícia Rodoviária Estadual.  Informações extra-oficiais dão conta de que as vitimas são moradores da cidade de Londrina no Paraná  (Site da Radio Fraiburgo - Jonatam Cordeiro e Flávio Furtado


20/06/2013

PRESIDENTE DO PMDB DE FRAIBURGO DIZ QUE DIVISÃO DO PARTIDO NÃO ACONTECERÁ

O PMDB é o único partido de Fraiburgo, que desde a sua fundação no Brasil, em 1966, vem disputando todas as eleições municipais, mantendo a mesma denominação.  Em 1968, na época MDB disputou a segunda eleição municipal elegendo o Dr. Valdir Cézar Bareta para prefeito.  Em 1982 elegeu Sebastião Andrade dos Santos.   Em 1992 elegeu novamente Sebastião Andrade dos Santos.  Em 2004 elegeu Nelmar Pinz. Em 2008 reelegeu Nelmar Pinz.  Das treze eleições realizadas nestes cinquenta e um anos de história, O PMDB venceu seis.   Como se vê o PMDB teve os prefeitos mais empreendedores. E isso tudo fruto do nosso modelo de gestão democrática de valores. Nosso maior ativo é a nossa militância.  Após cada eleição o PMDB, como qualquer outro partido, sempre passou por momentos críticos, como estamos vivendo agora, mas sempre foram superados. Isso aconteceu em 1968, em 1972, em 1976, em 1988, em 1996. E hoje temos a certeza que não será diferente. É um partido que tem história e tem raízes. Além disso, sempre possibilitou as disputas internas para os cargos de prefeito e vice.  Isto vinha acompanhado de algum mal estar momentâneo, mas sempre superado, fortalecendo o partido por fomentar a disputa democrática.  Qualquer outro partido que tem pouca história, ao perder uma eleição se apaga, some do mapa.  O PMDB não. Movimenta-se, trava discussões acaloradas, quer dizer, mostra que existe e seus filiados estão atentos e participando.  Esse jogo democrático que sempre existiu em nosso partido é a sua força e característica que vem garantindo esta longa história em Fraiburgo.  Mal passaram as eleições, fomos derrotados, mas assim mesmo o nosso PMDB mostra a sua vitalidade.  Os partidos existem para disputar o poder através do voto popular. No PMDB esta disputa acontece já dentro do partido e de forma democrática.  Como Presidente do PMDB venho trabalhando e conduzindo o processo para que até o mês de outubro, haja um consenso entre as lideranças, para formarmos o novo diretório e a executiva, que terá a missão de conduzir o partido pelos próximos 2 anos, mas se isso não for possível, a disputa será inevitável, e não será surpresa para ninguém, que tenhamos uma, duas ou até três chapas dispostas a disputar. E a nossa militância estará se reunindo para definir os caminhos do partido como sempre fez.  Quem vem sonhando com o desmantelamento do PMDB de Fraiburgo, podem ter a certeza, ficará decepcionado.  Finaliza o Presidente e Vereador Gerson de Matia - Cersão.

PASSEATAS E OS PERIGOS POLÍTICOS


Passeatas: Os jovens que agitam a cidade com esses movimentos agitam também nossa consciência e exigem de nós reflexões mais profundas. Tenho tentado fazer isso nesse espaço democrático das redes, as mesmas redes que propiciaram a eclosão desses movimentos. Movimentos independentes, desorganizados podem se tornar um problema para todos, inclusive para seus convocadores. Sou cineasta e não posso me esquecer da lição do cinema do polonês Istvan Szabo com seus filmes "Mefisto" e "Hanussen", onde os personagens tentam agir junto à politica imaginando que sairia ileso das determinações da política. Em Mefisto o ator achando que servindo ao poder terá o poder a seu serviço. Hanunssen acreditando que pode fazer politica independente (exercer independentemente seu carisma) quando o poder vai sendo conquistado pelo carisma de Hitler. O poder fará do ator uma bucha vazia e exigirá de Hanussen o reconhecimento de que na Alemanha só havia o lugar para um carisma!  Quero dizer que em meio a essa crescente disputa política é difícil escapar de estar ou de servir a um lado dessa equação. Isso exigiria dos líderes um esforço muito grande de organização e uma severa consciência política. Tudo pode ser, tudo pode acontecer, mas nada será fácil e os perigos são tantos quanto à alegria de participar.

João Batista de Andrade, escritor e cineasta 

18/06/2013

MUNICÍPIO DE FRAIBURGO REGULAMENTA SERVIÇO DE MOTOFRETE



Já está em vigor o decreto nº. 0201/2013, que regulamenta o exercício da atividade de entrega remunerada de mercadorias em motocicletas e motonetas, popularmente conhecidas como motofrete. A regulamentação tem como base o que dispõe o Código Brasileiro de Trânsito, bem como resoluções dos Conselhos Nacional  e Estadual de Trânsito.  Desde o ultimo dia 11,  o serviço de motofrete pode ser realizado somente mediante a concessão de alvará municipal, com validade mínima de um ano. Para exercer atividade de motofrete, o veículo deverá ser  registrado na categoria aluguel e possuir os equipamentos obrigatórios e de segurança, como determina o CONTRAN.   Para retirar o alvará tanto pessoa física como a jurídica devem preencher requisitos dispostos na lei.  Para prestar o serviço de motofrete o condutor de veículo precisa procurar o Órgão Executivo de Trânsito para inscrição. Entre os requisitos ser maior de 21 anos, estar habilitado, no mínimo, há dois anos na categoria A; apresentar comprovante de endereço emitido há, no máximo,  60 dias; ser aprovado em curso especializado, nos termos da normatização CONTRAN.     Tratando-se de serviço de entrega de mercadorias em que o fornecedor do produto seja o proprietário do veículo, este  deverá ser registrado na categoria particular estando dispensado  da obtenção de alvará para fim específico do transporte, mas o  veículo precisa possuir os equipamentos de segurança previstos no CTB.  O transporte de carga em “sidecar” ou semirreboques deverá obedecer aos limites estabelecidos pelos fabricantes ou  importadores dos veículos homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).   Outras informações podem ser obtidas no escritório do Ortfrai, localizado junto a Praça Gabriel Evrard.