21/06/2013

HOMEM MORRE EM UM GRAVE ACIDENTE DE TRÂNSITO NA ENTRADA DA CIDADE DE FRAIBURGO


Foto Walter Neves (Jornalzinho)
Um grave acidente de trânsito tirou a vida de uma pessoa na noite de hoje (20), na SC 355, trecho que liga Fraiburgo à cidade de Lebon Régis. A colisão aconteceu nas proximidades do bairro Portal em frente ao prédio do SENAI. Se envolveram no acidente um veículo GM corsa de placa AGR-0855 de Ibiporã-PR, e o caminhão Mercedes Benz, de placas MJI - 1567 de Campos Novos.  De acordo com informações de populares na hora do acidente o caminhão que é utilizado para o transporte de ração seguia no trecho de saída do município, o corsa fazia o sentido contrário, quando se aproximou da entrada principal do bairro Portal, o condutor perdeu o controle do carro vindo a colidir no caminhão, e em seguida em um poste de energia elétrica que fica as margens da rodovia, o qual acabou caindo com a força do impacto.    O acidente foi de grandes proporções, sendo que o veículo de passeio ficou totalmente destruído, todos os três ocupantes do carro ficaram encarcerados nas ferragens, um dos ocupantes tratava-se de Josué Ribeiro Cardoso 47 anos morreu no local do acidente, o outro ocupante que estava no banco do carona, identificado por Roberto Batista Oliveira foi socorrido pelos Bombeiros e encaminhado em estado grave ao Hospital. O terceiro ocupante identificado por Penedo Ferreira Filho foi socorrido e encaminhado ao hospital em estado grave.     De acordo com informações o motorista do caminhão não se feriu. O acidente aconteceu por volta das 20H00 e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros Militar que contou com auxílio de bombeiros que estavam de folga, Polícia Militar, SAMU e Polícia Rodoviária Estadual.  Informações extra-oficiais dão conta de que as vitimas são moradores da cidade de Londrina no Paraná  (Site da Radio Fraiburgo - Jonatam Cordeiro e Flávio Furtado


20/06/2013

PRESIDENTE DO PMDB DE FRAIBURGO DIZ QUE DIVISÃO DO PARTIDO NÃO ACONTECERÁ

O PMDB é o único partido de Fraiburgo, que desde a sua fundação no Brasil, em 1966, vem disputando todas as eleições municipais, mantendo a mesma denominação.  Em 1968, na época MDB disputou a segunda eleição municipal elegendo o Dr. Valdir Cézar Bareta para prefeito.  Em 1982 elegeu Sebastião Andrade dos Santos.   Em 1992 elegeu novamente Sebastião Andrade dos Santos.  Em 2004 elegeu Nelmar Pinz. Em 2008 reelegeu Nelmar Pinz.  Das treze eleições realizadas nestes cinquenta e um anos de história, O PMDB venceu seis.   Como se vê o PMDB teve os prefeitos mais empreendedores. E isso tudo fruto do nosso modelo de gestão democrática de valores. Nosso maior ativo é a nossa militância.  Após cada eleição o PMDB, como qualquer outro partido, sempre passou por momentos críticos, como estamos vivendo agora, mas sempre foram superados. Isso aconteceu em 1968, em 1972, em 1976, em 1988, em 1996. E hoje temos a certeza que não será diferente. É um partido que tem história e tem raízes. Além disso, sempre possibilitou as disputas internas para os cargos de prefeito e vice.  Isto vinha acompanhado de algum mal estar momentâneo, mas sempre superado, fortalecendo o partido por fomentar a disputa democrática.  Qualquer outro partido que tem pouca história, ao perder uma eleição se apaga, some do mapa.  O PMDB não. Movimenta-se, trava discussões acaloradas, quer dizer, mostra que existe e seus filiados estão atentos e participando.  Esse jogo democrático que sempre existiu em nosso partido é a sua força e característica que vem garantindo esta longa história em Fraiburgo.  Mal passaram as eleições, fomos derrotados, mas assim mesmo o nosso PMDB mostra a sua vitalidade.  Os partidos existem para disputar o poder através do voto popular. No PMDB esta disputa acontece já dentro do partido e de forma democrática.  Como Presidente do PMDB venho trabalhando e conduzindo o processo para que até o mês de outubro, haja um consenso entre as lideranças, para formarmos o novo diretório e a executiva, que terá a missão de conduzir o partido pelos próximos 2 anos, mas se isso não for possível, a disputa será inevitável, e não será surpresa para ninguém, que tenhamos uma, duas ou até três chapas dispostas a disputar. E a nossa militância estará se reunindo para definir os caminhos do partido como sempre fez.  Quem vem sonhando com o desmantelamento do PMDB de Fraiburgo, podem ter a certeza, ficará decepcionado.  Finaliza o Presidente e Vereador Gerson de Matia - Cersão.

PASSEATAS E OS PERIGOS POLÍTICOS


Passeatas: Os jovens que agitam a cidade com esses movimentos agitam também nossa consciência e exigem de nós reflexões mais profundas. Tenho tentado fazer isso nesse espaço democrático das redes, as mesmas redes que propiciaram a eclosão desses movimentos. Movimentos independentes, desorganizados podem se tornar um problema para todos, inclusive para seus convocadores. Sou cineasta e não posso me esquecer da lição do cinema do polonês Istvan Szabo com seus filmes "Mefisto" e "Hanussen", onde os personagens tentam agir junto à politica imaginando que sairia ileso das determinações da política. Em Mefisto o ator achando que servindo ao poder terá o poder a seu serviço. Hanunssen acreditando que pode fazer politica independente (exercer independentemente seu carisma) quando o poder vai sendo conquistado pelo carisma de Hitler. O poder fará do ator uma bucha vazia e exigirá de Hanussen o reconhecimento de que na Alemanha só havia o lugar para um carisma!  Quero dizer que em meio a essa crescente disputa política é difícil escapar de estar ou de servir a um lado dessa equação. Isso exigiria dos líderes um esforço muito grande de organização e uma severa consciência política. Tudo pode ser, tudo pode acontecer, mas nada será fácil e os perigos são tantos quanto à alegria de participar.

João Batista de Andrade, escritor e cineasta 

18/06/2013

MUNICÍPIO DE FRAIBURGO REGULAMENTA SERVIÇO DE MOTOFRETE



Já está em vigor o decreto nº. 0201/2013, que regulamenta o exercício da atividade de entrega remunerada de mercadorias em motocicletas e motonetas, popularmente conhecidas como motofrete. A regulamentação tem como base o que dispõe o Código Brasileiro de Trânsito, bem como resoluções dos Conselhos Nacional  e Estadual de Trânsito.  Desde o ultimo dia 11,  o serviço de motofrete pode ser realizado somente mediante a concessão de alvará municipal, com validade mínima de um ano. Para exercer atividade de motofrete, o veículo deverá ser  registrado na categoria aluguel e possuir os equipamentos obrigatórios e de segurança, como determina o CONTRAN.   Para retirar o alvará tanto pessoa física como a jurídica devem preencher requisitos dispostos na lei.  Para prestar o serviço de motofrete o condutor de veículo precisa procurar o Órgão Executivo de Trânsito para inscrição. Entre os requisitos ser maior de 21 anos, estar habilitado, no mínimo, há dois anos na categoria A; apresentar comprovante de endereço emitido há, no máximo,  60 dias; ser aprovado em curso especializado, nos termos da normatização CONTRAN.     Tratando-se de serviço de entrega de mercadorias em que o fornecedor do produto seja o proprietário do veículo, este  deverá ser registrado na categoria particular estando dispensado  da obtenção de alvará para fim específico do transporte, mas o  veículo precisa possuir os equipamentos de segurança previstos no CTB.  O transporte de carga em “sidecar” ou semirreboques deverá obedecer aos limites estabelecidos pelos fabricantes ou  importadores dos veículos homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).   Outras informações podem ser obtidas no escritório do Ortfrai, localizado junto a Praça Gabriel Evrard.

 

16/06/2013

CASA É CONSUMIDA PELO FOGO NA AVENIDA LEBON REGIS

As 17 horas de hoje um incêndio na avenida Lebon Regis n° 176- bairro São José - Fraiburgo destruiu uma casa de alvenaria,  populares me contaram que é a segunda vez que esta casa é destruída pelo fogo, as causas estão sendo apuradas.






Um incêndio deixou uma casa na Avenida Lebon Régis destruída neste domingo (16). Segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência aconteceu por volta das 17H00, ninguém ficou ferido.   De acordo com os bombeiros, o fogo destruiu todo telhado da residência, além de parte da estrutura que teve cerca de 75% destruída, foram gastos oito mil litros de água para controlar as chamas.   Todo o trem de socorro composto por dois caminhões ABT (Auto Bomba Tanque) e a viatura do ASU (Auto Socorro de Urgência) foi deslocado para a ocorrência inclusive foi acionado alguns bombeiros que estavam de folga para auxiliar no combate as chamas.  Na residência moravam quatro pessoas, sendo que no momento do incêndio um senhor que não teve sua identidade revelada era o único a estar dentro da residência, ele passou mal em decorrência de ter inalado muita fumaça e também acabou entrando em choque emocional, por isso foi conduzido ao pronto atendimento pelos bombeiros.  Os bombeiros não conseguiram apurar o que provocou as chamas. O local foi isolado, pois segundo o Corpo de Bombeiros, nesta segunda-feira (17) passará por uma perícia para apurar o que pode provocado o incêndio.


(Texto) Jonatam Cordeiro

DEPUTADO RENO APOIA MOVIMENTO CONTRA DEMARCAÇÃO DE TERRAS


“ A Funai está sob júdice pelas falcatruas levantadas em nível nacional” , avaliou o deputado Reno Caramori, na manhã dessa quinta-feira, em pronunciamento no plenário. A manifestação do parlamentar foi em apoio à mobilização promovida pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e coordenada no Estado pelo deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), em prol da suspensão de novas demarcações de terras indígenas e da revisão dos recentes laudos antropológicos emitidos pela Funai – Fundação Nacional do Índio. Entre os objetivos da manifestação, afirmou Caramori, é protestar contra as supostas irregularidades existentes na Funai.  “Não podemos mais admitir que haja mais demarcações de terras em Santa Catarina, estado onde temos um pequeno percentual da população com origem indígena. Quem está promovendo toda essa confusão no país, buscando todas essas demarcações, não são somente os indígenas, mas pessoas de muitas outras etnias, muitas delas de Brasília e com interesses variados”, disse.   As manifestações acontecem em diversos municípios catarinenses, entre esses Abelardo Luz, Araquari, Arvoredo, Cunha Porã, Leblon Régis, Saudades, Paial, Palhoça, Seara e Vitor Meireles.   A mobilização pretende ainda alertar para a atual situação dos produtores de alimentos no estado, os grandes prejudicados, segundo afirmou o parlamentar, pela onda demarcatória. “Os índios produzem balaios, arcos e flechas, lembrancinhas e colares, artigos que fazem parte da sua civilização, mas não produzem alimentos, que são os produtos mais sagrados na vida do ser humano e dos animais”, disse.


15/06/2013

REITOR ADELCIO DEFENDE ARTICULAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E EMPRESA

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, defendeu  a necessidade articulação da Universidade com o         com o mundo empresarial. Explica o Reitor que uma empresa consiste em organização de aprendizagem. Esta se caracteriza por estimular a inovação tecnológica e a criatividade, conquistando vantagem sobre a concorrência.
Para dois pesquisadores japoneses, Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, no livro "The Knowledge-Creating Company", a chave para as empresas obterem mais conhecimento consiste na transformação do conhecimento tácito em explícito, sendo que grande parte do conhecimento é criado por gerentes intermediários. Essa exigência para converter conhecimento tácito em explícito tem sido uma visão forte da atual teoria da aprendizagem. Tal abordagem tem sido discutida como sendo um processo organizacional essencial, discutindo-se como é possível realizar a transferência do conhecimento individual para a empresa e como esse conhecimento pode ser usado.
Em parte o conhecimento empresarial é armazenado nos indivíduos na forma de experiência, habilidades e competências, e em parte na organização, na forma de documentos, registros, regras, regulamentos e padrões. Uma parcela de conhecimento entre uma empresa e os indivíduos é complementar e parte incongruente em virtude do sistema de crenças de cada um.
Com base nesse entendimento, a aprendizagem organizacional em recorre à aquisição de compreensão, experiência, técnicas e práticas que são, em certo grau, novas para a organização. A aprendizagem desse gênero se torna em novos pensamentos e ações, mudanças de comportamento e modelos mentais subjacentes, e no redesenho de ações empresariais.
Almejar a relação entre conhecimento e aprendizagem também significa salientar os tipos diferentes de conhecimento fundamentais nas situações de trabalho, assim como a diversidade de tipos e níveis de aprendizagem. De sua parte, a universidade pode contribuir gerando soluções tecnológicas para o mundo empresarial, permitindo que este se revista de eficiência e eficácia, dois quesitos importantes no período de globalização.
O Reitor Adelcio conclui citando manifestação do Presidente da Fiesc – Glauco José Corte: “É somente com educação de qualidade que  conseguiremos elevar a produtividade do trabalho e colocar o País na rota do crescimento sustentado”.