16/06/2013

CASA É CONSUMIDA PELO FOGO NA AVENIDA LEBON REGIS

As 17 horas de hoje um incêndio na avenida Lebon Regis n° 176- bairro São José - Fraiburgo destruiu uma casa de alvenaria,  populares me contaram que é a segunda vez que esta casa é destruída pelo fogo, as causas estão sendo apuradas.






Um incêndio deixou uma casa na Avenida Lebon Régis destruída neste domingo (16). Segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência aconteceu por volta das 17H00, ninguém ficou ferido.   De acordo com os bombeiros, o fogo destruiu todo telhado da residência, além de parte da estrutura que teve cerca de 75% destruída, foram gastos oito mil litros de água para controlar as chamas.   Todo o trem de socorro composto por dois caminhões ABT (Auto Bomba Tanque) e a viatura do ASU (Auto Socorro de Urgência) foi deslocado para a ocorrência inclusive foi acionado alguns bombeiros que estavam de folga para auxiliar no combate as chamas.  Na residência moravam quatro pessoas, sendo que no momento do incêndio um senhor que não teve sua identidade revelada era o único a estar dentro da residência, ele passou mal em decorrência de ter inalado muita fumaça e também acabou entrando em choque emocional, por isso foi conduzido ao pronto atendimento pelos bombeiros.  Os bombeiros não conseguiram apurar o que provocou as chamas. O local foi isolado, pois segundo o Corpo de Bombeiros, nesta segunda-feira (17) passará por uma perícia para apurar o que pode provocado o incêndio.


(Texto) Jonatam Cordeiro

DEPUTADO RENO APOIA MOVIMENTO CONTRA DEMARCAÇÃO DE TERRAS


“ A Funai está sob júdice pelas falcatruas levantadas em nível nacional” , avaliou o deputado Reno Caramori, na manhã dessa quinta-feira, em pronunciamento no plenário. A manifestação do parlamentar foi em apoio à mobilização promovida pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e coordenada no Estado pelo deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), em prol da suspensão de novas demarcações de terras indígenas e da revisão dos recentes laudos antropológicos emitidos pela Funai – Fundação Nacional do Índio. Entre os objetivos da manifestação, afirmou Caramori, é protestar contra as supostas irregularidades existentes na Funai.  “Não podemos mais admitir que haja mais demarcações de terras em Santa Catarina, estado onde temos um pequeno percentual da população com origem indígena. Quem está promovendo toda essa confusão no país, buscando todas essas demarcações, não são somente os indígenas, mas pessoas de muitas outras etnias, muitas delas de Brasília e com interesses variados”, disse.   As manifestações acontecem em diversos municípios catarinenses, entre esses Abelardo Luz, Araquari, Arvoredo, Cunha Porã, Leblon Régis, Saudades, Paial, Palhoça, Seara e Vitor Meireles.   A mobilização pretende ainda alertar para a atual situação dos produtores de alimentos no estado, os grandes prejudicados, segundo afirmou o parlamentar, pela onda demarcatória. “Os índios produzem balaios, arcos e flechas, lembrancinhas e colares, artigos que fazem parte da sua civilização, mas não produzem alimentos, que são os produtos mais sagrados na vida do ser humano e dos animais”, disse.


15/06/2013

REITOR ADELCIO DEFENDE ARTICULAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E EMPRESA

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, defendeu  a necessidade articulação da Universidade com o         com o mundo empresarial. Explica o Reitor que uma empresa consiste em organização de aprendizagem. Esta se caracteriza por estimular a inovação tecnológica e a criatividade, conquistando vantagem sobre a concorrência.
Para dois pesquisadores japoneses, Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, no livro "The Knowledge-Creating Company", a chave para as empresas obterem mais conhecimento consiste na transformação do conhecimento tácito em explícito, sendo que grande parte do conhecimento é criado por gerentes intermediários. Essa exigência para converter conhecimento tácito em explícito tem sido uma visão forte da atual teoria da aprendizagem. Tal abordagem tem sido discutida como sendo um processo organizacional essencial, discutindo-se como é possível realizar a transferência do conhecimento individual para a empresa e como esse conhecimento pode ser usado.
Em parte o conhecimento empresarial é armazenado nos indivíduos na forma de experiência, habilidades e competências, e em parte na organização, na forma de documentos, registros, regras, regulamentos e padrões. Uma parcela de conhecimento entre uma empresa e os indivíduos é complementar e parte incongruente em virtude do sistema de crenças de cada um.
Com base nesse entendimento, a aprendizagem organizacional em recorre à aquisição de compreensão, experiência, técnicas e práticas que são, em certo grau, novas para a organização. A aprendizagem desse gênero se torna em novos pensamentos e ações, mudanças de comportamento e modelos mentais subjacentes, e no redesenho de ações empresariais.
Almejar a relação entre conhecimento e aprendizagem também significa salientar os tipos diferentes de conhecimento fundamentais nas situações de trabalho, assim como a diversidade de tipos e níveis de aprendizagem. De sua parte, a universidade pode contribuir gerando soluções tecnológicas para o mundo empresarial, permitindo que este se revista de eficiência e eficácia, dois quesitos importantes no período de globalização.
O Reitor Adelcio conclui citando manifestação do Presidente da Fiesc – Glauco José Corte: “É somente com educação de qualidade que  conseguiremos elevar a produtividade do trabalho e colocar o País na rota do crescimento sustentado”.

 


13/06/2013

VEREADORES DE FRAIBURGO PARTICIPAM DA ABERTURA DO SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO NO CENTRO DE EVENTOS

Os vereadores de Fraiburgo Gabriel Fantin, José Darcy Soares França, Rodrigo de Lara, Juca Cechi,  Cláudio Bazuca, Oracir Ferreira de Deus, Josiel da Silva, Valcir Rezzadori, e  Francisco Maciel da Silva marcaram presença na abertura do SEMAD 2013. A Bertura do seminário aconteceu nesta quarta feira no Centro de eventos Sebastião Andrade dos Santos (Bastiãozinho).  A classe é unanime: "Há uma tomada de consciência dos Parlamentares quanto à importância da qualificação. Apesar destes seminários serem voltados mais para administradores a comunidade em geral e a classe politica perceberam a oportunidade de refletir sobre diversos temas que surgirão durante o seminário que podem ajudar na condução dos trabalhos de ordem política e serem aplicados em suas vidas e na cidade onde legislam".

O QUE É  UM SEMINÁRIO

Ele pertence à categoria vinculada à exposição com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.  É comum que muitos de nós já tenhamos participado de um seminário, não é mesmo?  Não somente na escola é que ele acontece, mas também no meio acadêmico e no profissional, podendo ser apresentado individualmente ou em grupo.  Assim como a escrita requer procedimentos específicos para realizá-la, os textos expositivos também não fogem à regra. Por isso é de fundamental importância que saibamos a maneira correta de nos portarmos diante de um seminário, como também nos inteirarmos de todos os seus elementos constitutivos. Atentemo-nos para a técnica de planejamento:  Antes de tudo, é preciso que o(S) apresentador (ES) domine o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros.  Produção de um esquema contendo informações sucintas que nortearão o discurso do apresentador.  


Realização de ensaios prévios no objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado.  Procurar enriquecer o conteúdo com recursos audiovisuais, tais como: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow, microfone, entre outros.  Só lembrando que para o planejamento devem ser levadas em consideração as características do público-alvo, como faixa etária, tipos de interesse, expectativas e conhecimentos prévios em relação ao tema em questão.  No momento da apresentação é imprescindível o uso da linguagem formal, pois certos hábitos da linguagem oral do tipo: Né? Tipo Assim, Ahnn... prejudicam a fluência na exposição. 



A postura do apresentador é fator relevante, o mesmo deve evitar gestos excessivos,  expressões faciais que não condizem com a situação, manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se tornar monótono. E, sobretudo, permanecer de frente para a plateia.   De posse de todos estes aparatos, só faltará ter confiança em si mesmo e comemorar o sucesso do bom desempenho diante da tarefa realizada.







12/06/2013

SEMAD ABRE COM A REFLEXÃO SOBRE CONFLITO DE GERAÇÕES E DEFASAGEM DIGITAL

Aconteceu hoje quarta feira (12-06) ás 19 h 30 min no Centro de Eventos Sebastião Andrade dos Santos em Fraiburgo a abertura do SEMAD 2013.  Estavam presente cerca de duas mil pessoas na arena. A grande surpresa e que deu um toque de bom gosto no evento foi à menina de 11 anos Camila Fragoso, aluna de canto do departamento de cultura que cantou o hino nacional brasileiro de forma especial. O publicitário e doutor em Comunicação, Dado Schneider abriu o Seminário de Administração (Semad) da UNIARP.

Schneider abordou o conflito de gerações e a defasagem digital chamando a atenção do publico com frases de efeito como: “Somos do século passado, somos do milênio passado, o mundo mudou bem na minha vez, a nova geração não terá que se adaptar ao velho, agora que sou velho eu vou ter que me adaptar aos jovens, a geração com menos de 13 anos não usa e-mail, mudar é aceitar o novo, não necessariamente gostar disso”.
A solenidade de abertura contou com discurso do professor Moacir José Salamoni: “ parabenizou a cidade pela bela casa, ambiente ao qual qualificou de maravilhoso, agradeceu a prefeitura pela parceria, aos alunos, aos professores e disse que  a UNIARP fez e faz e vai querer fazer mais por Fraiburgo e região” ampliando cada vez mais a sua atuação, representando a diretoria da UNIARP, professor Pós-dr. Adelcio Machado dos Santos, reitor da UNIARP:  falou que “o que seria um seminário, se  não a mais democrática das atividades, pois, permite a participação de todos, a missão da universidade é o desenvolvimento da região e tornar as pessoas mais felizes”, professor Paulo Cezar de Campos, coordenador do curso de Administração e do prefeito de Fraiburgo Ivo Biazolo: “desde do inicio de todos os SEMAD Fraiburgo tem visto a evolução do evento acompanhando o crescimento das tecnologia e espera poder sempre colaborar com a realização de um evento tão importante como este”. 

O evento contou ainda com a apresentação da peça O Monge e o Executivo. As novidades foram transmissão ao vivo pela internet e uma tradutora em tempo real traduzindo para linguagem de surdo mudo.

Nesta quinta-feira (13) o Semad prossegue com a palestra do professor Waldez Ludwig que vai abordar a temática da gestão e da administração e também a questão do emprego nos dia de hoje. A apresentação cultural ficará por conta do Quarteto de Sopro de Videira. Na sexta-feira (14), o evento encerra com palestra do técnico da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei e treinador da equipe do Fenerbahce, da Turquia, José Roberto Guimarães e apresentação do Balet Bolshoi.

CRIANÇAS DE SETE ESCOLAS SE FORMAM NO PROERD

Aconteceu dia 11 de Junho ás 19 horas no ginásio de esporte Padre Biaggio Simonetti a formatura do PROERD que conferiu diploma a crianças de sete escolas do município de Fraiburgo. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criada pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1989. Atualmente o Programa está presente nos cinquenta estados americanos, e em cinquenta e oito países.  No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros. O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no 5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescente e adulta.  


O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O Proerd Pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas.  O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.  O Programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas 
para estimular os estudantes a resolverem os principais


problemas na fase em que se encontram vivendo.  O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.

VEREADORES PARTICIPAM  NA FORMATURA

Fiquei bastante feliz em ver a presença do estado em todas as formas representativas na formatura daquelas crianças, se fizeram presente o prefeito Ivo Biazzolo e seu vice Juliano Cesar Costa, uma parte da câmara de vereadores representada por cinco deles: José Darcy Soares França, Gabriel Fantin, Francisco Maciel da Silva, Rodrigo de Lara e Claudio Bazuca, que deixaram seus recados e mostraram que atividades desta natureza devem ser incentivadas sempre.  Parabéns a classe política que mostra que não é omissa quando se trata de combater as drogas.

COMEÇA HOJE O SEMAD EM FRAIBURGO



No ano passado alguns estudantes de jornalismo da UNIARP participaram da cobertura de todo o evento, aqui na foto para relembrar: Claudinei Farias e Cesar Malinoski  juntos fizeram uma dobradinha, neste ano por problema particular "Diney" não vai participar, e Malinoski fará dobradinha com Felipe Antunes.  Após as 19 horas a dupla estará no Centro de eventos Sebastião Andrade  participando de um evento que deve entrar para a história de nossa cidade



11/06/2013

MINHA PROFESSORA DE MATEMÁTICA MORREU AO SABER DA MORTE DO FILHO EM ACIDENTE

   Dona Maria Luíza  foi minha primeira professora de matemática, conheço ela desde 1975,     Sempre morou na rua onde mora meu pai até hoje, em  Correia Pinto, 

 veja  o triste caso que motivou sua morte

Professora aposentada morre ao saber da morte do filho em acidente de trânsito   

Uma professora aposentada, bastante conhecida em Correia Pinto, cidade de 15 mil habitantes e distante 25 quilômetros de Lages, na Serra Catarinense, passou mal e morreu ao saber da morte de um dos filhos, ocorrida em um acidente de trânsito.  Era fim da tarde de quinta-feira quando Maria Luiza Chiaradia Dutra, de 65 anos, foi informada por familiares sobre um grave acidente que o filho mais velho, Fabiano Chiaradia Dutra, de 42 anos, teria sofrido na BR-470, na região de Navegantes.  Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Itajaí, que atendeu a ocorrência, Fabiano trafegava de moto no sentido Blumenau/Navegantes quando, por volta das 16h45min, teve a frente cortada por um Escort na altura do Km 8, em um ponto onde motoristas costumam atravessar a rodovia. Com o impacto, Fabiano foi lançado contra a lateral de uma carreta que seguia no sentido contrário, e morreu na hora. Num primeiro momento, Maria Luiza pensava que o filho estava vivo, mas ao saber da morte, ela infartou e precisou ser encaminhada às pressas ao hospital de Correia Pinto, onde não resistiu e morreu em seguida.  Tia Lulu, como Maria Luiza era conhecida, era professora aposentada das redes municipal e estadual de ensino, mas continuava trabalhando com educação. Atualmente, ela era administradora escolar na Escola de Educação Básica Nossa Senhora dos Prazeres. As aulas na instituição foram suspensas nesta sexta-feira e voltarão ao normal na próxima segunda, segundo a diretora Ana Mari Pereira.  Maria Luiza era casada, tinha dois filhos, sendo que Fabiano era o mais velho, e quatro netos. Os corpos de mãe e filho estão sendo velados no ginásio de esportes de Correia Pinto, e o sepultamento ocorreu por volta das 16h de sexta-feira (07-06), no cemitério municipal.

DIÁRIO CATARINENSE

Pablo Gomes

10/06/2013

SEMAD ABRE NESTA QUARTA DISCUTINDO A DEFASAGEM TECNOLÓGICA ENTRE AS GERAÇÕES

Sair da pré-história digital e atualizar-se é o melhor caminho para não ser dominado pelas novas gerações. Este é o ponto central da palestra de abertura do Seminário de Administração de Fraiburgo (Semad 2013), ministrada nesta quarta-feira (12) pelo publicitário e doutor em Comunicação, Dado Schneider.    Schneider viaja por todo o Brasil como palestrante trazendo à tona um tema polêmico e preocupante: a defasagem digital entre as gerações X, Y, e Z. Recentemente, ele batizou essa defasagem de “digiriatria” (“digi”, de digital, somado a “geriatria”). “A palestra é para todos que nasceram no século passado. Estarei provocando uma reflexão e mostrando saídas para melhorar a convivência social e profissional das gerações”, destaca Schneider que conversou por telefone nesta segunda-feira (10) com a Assessoria de Imprensa da UNIARP. 
      

Preparativos finais

A equipe de trabalho do Seminário de Administração da UNIARP está nos preparativos finais deste grande evento que acontece de 12 a 14 de junho no Centro de Eventos - Arena Multiuso de Fraiburgo. O evento discutirá o tema “Paradigmas da Empregabilidade”. Acadêmicos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis, professores e Funcionários da UNIARP de Caçador e de Fraiburgo estão engajados na organização: 


Programação

O professor Waldez Ludwig será um dos palestrantes do Seminário junto com o publicitário e doutor em comunicação Dado Schneider e também o técnico da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei e treinador da equipe do Fenerbahce, da Turquia, José Roberto Guimarães.    As atrações culturais também são os destaques do Semad 2013. O evento contará com apresentação da peça O Monge e o Executivo, criada pelo consultor e palestrante Vagner Molina, baseada em um dos maiores best-sellers da atualidade. O Balet Bolshoi também estará se apresentando em Fraiburgo, além do Quarteto de Sopro de Videira.
   


Ingressos

Os ingressos podem ser comprados pelo site do evento: http://www.uniarp.edu.br/semad/ até segunda-feira (10). Depois desta data, os ingressos serão vendidos no núcleo da UNIARP de Fraiburgo e também nos dias do evento, diretamente na entrada.