22/05/2013

O POETA EDUARDO BECHI PRÉ-LANÇA LIVRO DE POESIA DURANTE INAUGURAÇÃO DE BIBLIOTECA COMUNITÁRIA



Uma das atrações da inauguração da Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, que ocorreu na ultima sexta-feira (17/05), no bairro São Miguel nas dependências do Dojô Cidadão do Futuro, foi o pré-lançamento do livro: "Biversos – A união de dois universos poéticos!".     Esteve presente Eduardo Bechi, poeta e um dos autores da obra, que agraciou os mais de 220 presentes, com a poesia: “Das Bocas”, um dos poemas que compõe o livro. O autor se comprometeu, durante o lançamento do livro (veja convite abaixo), em doar um exemplar da obra, para o acervo da Biblioteca Comunitária.  Bechi convidou quem prestigiava a inauguração da Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, para participar do evento literário no dia 29/05/2013, a partir das 13 h 30 min que acontecerá no Clube da Terceira Idade Flor de Maçã, durante o qual será realizado o lançamento do livro Biversos. 


21/05/2013

Equipe da Secretaria de Educação apresenta relatório dos primeiros meses de trabalho para o Prefeito


Na manhã de sexta-feira (17) no auditório da Secretaria de Educação houve uma reunião com toda a equipe da secretaria da educação, contando com a  presença do Prefeito Ivo Biazzolo.     A Secretária de Educação, Elionete Francescatto Konkol  deu as boas vindas ao Sr. Prefeito em nome da equipe. Objetivo da reunião era que o prefeito tomasse conhecimento dos trabalhos desenvolvidos pela equipe da Secretaria de Educação, na oportunidade todos os participantes falaram quais suas funções e os resultados obtidos até a presente data. Também ressaltaram suas novas metas.   O Sr.  Prefeito  agradeceu o empenho que todos estão tendo com a Educação do nossos município e lembrou  que a base de uma Educação de Qualidade começa lá na Educação Infantil.   O relatório das atividades desenvolvidas e também dos problemas encontrados estará disponível para a população em breve no informativo que será lançado pelo município.





PSICULTURA É UMA BOA OPÇÃO DE RENDA NO OESTE CATARINENSE





As famílias assentadas na região de Abelardo Luz descobriram, na produção de pescados, um excelente negócio. Organizados pela Cooperativa de Produção, Industrialização e Comercialização Edson Adão Lins (Coopeal), 124 agricultores têm comercializado sua produção através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e garantido alimento fresco no cardápio de escolas, hospitais e instituições de assistência da região.  Nos anos de 2011 e 2012, foram comercializados 165 toneladas de produtos derivados de peixe ou filé através de três contratos firmados entre a cooperativa e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que é responsável pelo PAA. Cada contrato rendeu um ganho médio de R$ 4,5 mil por família produtora, resultando em um valor total de R$ 1.684.400,00.     A principal espécie produzida nos assentamentos é a tilapia. A produção é entregue pelas famílias à cooperativa, que transforma o pescado em artigos culinários mais elaborados, como o quibe, o fishburguer e o bolinho. Essa estratégia permite que as famílias tenham seus lucros ampliados em decorrência do valor agregado ao produto final transformado.

Reunião busca reforço à cadeia produtiva

Para dar ainda mais força à piscicultura nos assentamentos de Abelardo Luz, uma reunião convocada pelo Banco do Brasil, através do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS), reuniu técnicos de assistência técnica, representantes do Incra, Coopeal, Prefeitura e Câmara locais, nesta segunda-feira (20/05), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade.

O encontro foi um primeiro passo para identificar gargalos à produção, dar início a projetos que viabilizem investimentos na estrutura e garantir a inclusão de mais famílias assentadas à cadeia produtiva do peixe. O município de Abelardo Luz possui 22 assentamentos, onde residem e produzem 1.306 famílias. As famílias produtoras de pescados correspondem a apenas 9% deste total, o que demonstra que muitos ainda podem se integrar à produção.

A cadeia produtiva do peixe passa a fazer parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável Integrado (PDSI), do Incra/SC, que foi retomado esse ano para desenvolver ações estruturantes para as cadeias do leite, moranga e olericultura nos assentamentos do estado.  

   


18/05/2013

DEPARTAMENTO DE CULTURA APRESENTA PROGRAMAÇÃO DA FESTA JUNINA DE FRAIBURGO


O Departamento Municipal de Cultura divulgou na manhã desta sexta-feira, 17/5,  a  programação oficial da Festa Junina Municipal, que será realizada entre os dias 7 e 9 de junho, na Praça Maria Frey.   Neste ano uma das novidades é a fogueira de aproximadamente 13 metros que já é montada ao lado do Centro Comercial Beira Lago. Sob o comando das escolas e entidades vinte e quatro barracas farão a comercialização da comida típica.  Além das apresentações artísticas os shows confirmados são: dia 7/6, Zé da Serra e Serraninho, dia 8, a dupla Diego e Gabriel e dia 9, a dupla Joaquim e Manuel. Mais de 15 mil pessoas são esperadas para prestigiar uma das festas mais famosas da região.


   
  

16/05/2013

MANDA QUEM PODE. OBEDECE QUEM PRECISA!


Parece que o este velho proverbio faz muito sentido em nossa região, pois com a mudança dos prefeitos nos dois principais municípios, Videira e Fraiburgo, pouco, ou quase nada, mudaram nas administrações.  Em Videira o que mudou mesmo foi o prefeito, pois o impedimento de Carelli forçou ao presidente da Câmara, Lourenço Becker, assumir o município e no compasso de espera desta novela mexicana que se tornou o julgamento de Carelli, Lourenço pouco ou nada pode fazer, pois seu cargo é transitório.  Mesmo que seja péssimo para o município, ele faz em deixar as coisas em banho Maria, pois caso os nosso valorosos ministros resolvam a pendenga de Carelli, ninguém do PMDB poderá dizer que ele fez alguma coisa de errado, fora dos princípios da “administração Carelli”.   
Já em Fraiburgo a coisa é ainda pior. Pois, lá a oposição venceu, mas por incrível que pareça quase toda a estrutura do antigo governo foi mantida e as coisas que eram ruins hoje servem muito bem, como o Centro de Eventos, que era um elefante branco, hoje atraís grande eventos, os alunos continuam pagando o transporte para a faculdade, entre outros.  O que podemos constatar é que um partido o PMDB da região parecer ser o único a ter se preparado para o poder, treinando seus soldados para mesmo quando forem derrotados nas urnas possam estar infiltrados e dando as cartas sem que ninguém perceba, ou não queira perceber.  Isso mostra, que a articulação que o partido tem a nível nacional não é tão diferente por aqui, e mesmo que não sejam o governo eles estão por traz das decisões. Agora cabe aos outros partidos se articularem e, principalmente, aprendam a ser governo e mobilizem seus filiados não somente nas eleições e sim os capacitem para que possam vencer nas urnas e realmente administrar os municípios.  Mas as coisas são assim, e teremos que esperar por um bom tempo para que as coisas mudem, se é que irão mudar.

Editorial/ Jornal A TRIBUNA

BETO FERREIRA ESCLARECE SUA ATUAL POSIÇÃO POLÍTICA


Recebi um comunicado do senhor Beto Ferreira esclarecendo a sua situação  com relação ao seu relacionamento com o Senhor Nelmar Pinz

                                                                                                   Prezado César Malinoski,

Lendo a sua coluna Opinião de César Malinoski, no jornal O Catarinense, edição ano XIII N 623 do dia 10 de maio de 2013, onde você comenta sobre a possível candidatura de Nelmar Pinz a Deputado Estadual e que teria em minha pessoa o apoio local a sua candidatura. Quero fazer algumas considerações sobre o assunto em pauta:  Não pertenço ao grupo ligado ao Ex- Prefeito Nelmar Pinz, portanto ele não terá o meu apoio, nem local, muito menos Regional ou Estadual, Beto Ferreira está rompido politicamente com Nelmar Pinz, desde o resultado da ultima eleição Municipal em Outubro do ano passado,  portanto não compartilha das mesmas idéias e dos mesmos projetos. Quanto a candidatura de Valdir Cobalchini a Deputado Federal contará com o meu apoio de forma integral, bem como do grupo político ligado a minha pessoa, seja para Federal ou a qualquer outro posto que Cobalchini postular na política Catarinense.  Ainda informo que estou trabalhando para ser o novo presidente do Diretório Municipal, na convenção Municipal que está prevista para acontecer em Outubro do corrente ano, para resgatar a fidelidade e o respeito ao PMDB Fraiburguense, trabalhando como sempre fiz valorizando todos os companheiros tanto os mais antigos, como os mais  novos.  Gostaria que você retifique essa informação na sua coluna na próxima  edição do jornal O Catarinense.  Fico no aguardo de uma resposta, esperando ter esclarecido minha posição sobre os assuntos em pauta, desde já agradeço pelas  providências á serem tomadas. Fico a disposição para eventuais esclarecimentos se necessário.

Obrigado.

BETO FERREIRA - 49 - 9801 - 5115