07/05/2013

MORRE MULHER ALVEJADA COM DOIS TIROS EM FRAIBURGO


Mulher é alvejada com disparos de arma de fogo no 

Bairro São José


FOTO DA MULHER  MORTA  POR DISPARO DE ARMA DE FOGO



Identificada mulher vítima de disparo de arma de fogo no bairro São José.
Lucimar Alves Ribeiro de 44 anos foi alvejada por disparos de arma de fogo, dentro da própria casa, na Rua: Aristides Ramos n°361 bairro São José. O crime aconteceu hoje por volta das 12 horas.  De acordo com informações repassadas, um homem o qual ainda não teve sua identidade revelada chegou à residência da mesma e efetuou os disparos.   Populares que ouviram os disparos acionaram o Serviço de Emergência que foi até o local e atenderam a mulher levando ela para o Hospital em estado grave.   Os suspeitos estão foragidos. A Polícia Militar e Civil neste momento realiza buscar no intuito de localizar os suspeitos pelo crime. O motivo da tentativa é desconhecido.  Lucimar veio a óbito ao dar entrada no hospital.  Sendo os principais suspeitos do crime foram presos em flagrante pelas Guarnições da Polícia que em menos de duas horas do crime deram uma pronta resposta e conseguiram elucidar o caso, os mesmos foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil.

Por Jonatam Cordeiro, Flávio Furtado e Elaine Rodrigues.      Foto Rádio Fraiburgo

Presos principais suspeitos de tirar a vida de Lucimar A.Ribeiro

Foto Radio Fraiburgo

Polícias militar e civil de Fraiburgo realizam apreensão dos suspeitos de cometer o assassinato de Lucimar Alves Ribeiro, 44 anos, de quebra durante a operação de buscas dos suspeitos efetuou a apreensão de um quarto homem de posse de armas e drogas.

      
Foto Radio Fraiburgo


POLÍCIA APRESENTA RELATÓRIO DA PRISÃO DOS SUSPEITOS  

A Polícia Militar de Fraiburgo foi informado de que na Rua Aristides Ramos, Bairro São José estava ocorrendo disparos de arma de fogo e que havia uma mulher ferida. Foram deslocadas as Guarnições de serviço e demais Policiais disponíveis ao local, onde foi constatado que uma feminina havia sido atingida pelos tiros e já estava sendo atendida pelo Corpo de Bombeiros.    Colhidas informações preliminares no local e tomado conhecimento que um dos envolvidos teria se evadido em uma veículo VW Gol para um assentamento no interior do município, sendo logo após localizado chegando em sua residência com veículo utilizado durante a ação criminosa, momento em que foi surpreendido pelo policiais que o prenderam e logo indagaram sobre o ocorrido, sendo informado por M. P. S. 23 anos, que levou  M. L. M. L. 18 anos, J. G. 18 anos e C. C. 21 anos, até o local, sendo que discutiram com R. H., momento em que R. correu para dentro de casa e C. C. arrombou a porta com o pé e efetuou dois disparos de arma de fogo, um tiro atingindo a feminina L. A. R., 40 anos, a qual veio a óbito logo após.   De posse de todas essas informações foram realizadas buscas e localizados os demais masculinos envolvidos, bem como a arma utilizada no crime, uma pistola Cal. 9 mm BULL G.CHEROKEE, Israelense, municiada com dez cartuchos intactos.

FRAIBURGO GANHA 31 MEDALHAS NA COPA SC DE KARATÊ


Aconteceu no sábado (04/05), em Blumenau, a XVIII Copa Santa Catarina de Karatê-dô 2013, participaram 330 estudantes de 23 equipes de Santa Catarina. Fraiburgo foi representado por 32 estudantes da Associação Hayashi-há Vital Fraiburgo de Karatê-dô e PROJETO KARATÊ-DÔ CIDADÃO DO FUTURO (Escolinhas da Fundação Municipal de Esportes e Lazer), conquistando 31 Medalhas, sendo: 07 de ouro, 05 de prata e 19 de bronze, ficando em quinto lugar na colocação geral. O evento foi realizado na Sociedade Vasto Verde, no Bairro da Velha.



06/05/2013

HOJE O FRAIBURGUENSE Sr ALTINO COMPLETA 110 ANOS DE VIDA



Parabéns Sr Altino pela passagem de seu aniversário


Hoje é 06 de maio de 2013, o Sr. Altino Bueno da Silva está de aniversário. Oficialmente ele faz 110 anos de vida embora seus amigos afirmem que é muito mais. Acho que ele merece alguma homenagem especial.
 

Altino Bueno da Silva / Foto: projeto MEMÓRIA VIVA DE FRAIBURGO



Relembrando:

Em sua vida Seu Altino foi testemunha de mais um século da história do mundo. Acompanhou o ambiente da construção da ferrovia São Paulo-Rio Grande do Sul, uma das causas da Guerra do Contestado, vivida bem de perto; passou pela primeira e pela segunda guerra mundial, que tantos malefícios trouxe para a humanidade; é mais velho que todos os municípios do meio-oeste de Santa Catarina e também da grande maioria dos outros municípios catarinenses; viveu intensamente os primórdios de Fraiburgo, ainda quando aqui era uma simples fazenda de gado e uma passagem de tropeiros em viagem para Sorocaba-Sp. Viveu e ajudou, com seu trabalho, intensamente o nascimento do vilarejo, depois cidade e por último do nosso município. 


Seu Altino adotou esta cidade para viver. É, e sempre foi, um homem pobre, mas com sua honradez, ao lado de sua esposa Dona Maria Silvalina Rodrigues, formou um família e criou seus 7 filhos, dentro do mais alto espírito do amor e da fraternidade. Hoje vive ao lado de sua família, na Avenida Caçador, no centro de nossa cidade.



Há algum tempo entrevistei seu Altino e naquela ocasião ele me dizia: "No meu tempo de criança era muito bom de se viver. Meu pai me amarrava sobre o cavalo e íamos passear nas casas dos outros. Era muito bom. Tinha muito pinhão e muitas frutas. Tinha tanto porco solto que escurecia os terrenos. Tinha tateto, paca, viado, muitas aves. A família toda comia muito bem. Meu pai vendeu uma vaca e comprou um pedaço de terra. Derrubava os pinheiros e os lascava e “farquejava” para fazer tábuas e com isso construiu uma casa para a família, ali perto de Rio das Antas. Era uma casa boa. Aí veio o reduto (Guerra do Contestado). A coisa ficou feia. A partir daí a vida ficou muito difícil... tivemos que fugir... nós vivíamos fugindo, nos escondendo, porque eles matavam, não interessando se fossem crianças ou adultos. Eles matavam mesmo. Todos os “do reduto” matavam... e as crianças também andavam armadas e matavam. O medo se implantou... Quando veio a serraria dos Frey fui trabalhar na derrubada de pinheiros. Era muito pinheiro que um disputava lugar com o outro. Às vezes era difícil usar o machado porque ele batia no pinheiro que ficava muito perto. Muito tempo depois veio a serra americana. Ela era puxada por dois homens (um de um lado e outro de outro lado). Aí era mais fácil... Agora depois de muito tempo estou aqui. Não vivo. Não morro. Todos os mais antigos já morreram, se foram...". E por aí vai.


Por tudo que que fez por nossa terra, ajudando no seu nascedouro e crescimento, e pelo grande homem que é, Seu Altino deve ser tratado com todo o amor e todo o carinho, especialmente pelas pessoas da nossa Fraiburgo. 

Seu Altino: Que Deus lhe dê sempre o melhor porque, o senhor merece, de todos nós, o maior afeto do mundo. Muito obrigado pelo que fez por todos nós fraiburguenses.

Parabéns seu Altino.

Ari Guindani

A HISTÓRIA DA SUCURI QUE ENGOLIU UM DENTISTA


Nesta reportagem quero relembrar um fato contado por pescadores que aconteceu em Julho de 2000. Quando nos referimos a uma história duvidosa dizemos; “história de pescador”, no fundo a estória é verídica e a fama de que os pescadores são mentirosos é pelo fato de eles aumentarem em muito suas aventuras. Aqui, no entanto é uma história verídica, sobre uma cobra que engoliu um dentista pescador identificado como sendo José Ronaldo.  O fato verídico aconteceu em Mato Grosso, mais precisamente as margens do rio Araguaia.   Um grupo de quatro pescadores do interior paulista dentre eles o dentista José Ronaldo, se aventurou como faziam já há tempos, nesta época do ano, a uma pescaria nas águas do famoso rio, em busca de grandes pintados, pirarucus, pirararas, tucunarés e piraíbas. Mas na verdade acabaram encontrando uma sucuri de 12 metros e meio que pôs fim a sua pescaria. Tão logo chegaram as margens do rio, escolheram uma clareira para montar acampamento e ao entardecer, resolveram tentar descobrir pesqueiros.  Os quatro se separaram ao anoitecer, apenas três retornaram, ao acampamento. Preocupados os três começaram a gritar mato a fora, o nome do dentista. Nenhuma resposta e a mata fechada, aliada á falta de luz fez com que voltassem ao acampamento, e esperaram pelo amanhecer. Os três passaram a noite acordados. Acreditavam que José Ronaldo tinha sido atacado por uma onça ou qualquer outro animal, com os primeiros raios de sol deram continuidade as buscas. Bateram vários quilômetros e somente no final da tarde encontraram a primeira pista para localizar o dentista.  Eram pedaços de suas roupas que estavam à margem do rio.  Havia sinais de luta. Logo dois pescadores pensaram que se tratava de um assalto, ou sequestro e ressurgiram as esperanças de que José Ronaldo ainda estivesse vivo.   O terceiro pescador mais experiente viu o mato amassado e afirmou que aquele rastro era de uma cobra provavelmente uma sucuri e ela deveria de ter mais de dez metros. Com a aproximação da noite os três voltaram ao acampamento, e somente no dia seguinte seguiram o rastro encontrado. Na tarde do terceiro dia eles avistaram uma grande cobra sucuri dormindo ao lado do rio. Era enorme tinha parte do corpo deformado.

  

Logo eles suspeitaram ser o corpo do dentista.   Usando um revolver e pedaços de paus eles atingiram a cabeça da cobra, matando-a e em seguida a carregaram até o acampamento, onde a colocaram na carroceria de um caminhão e foram para Barra da Garça.  A cobra foi aberta e o corpo do dentista retirado. A história não teve que ser aumentada e ao contrario de outras contadas por pescadores não teve um final feliz.  A sucuri é uma cobra que não possui veneno, ela se enrola na vitima. Sufoca-a, quebra-lhe todos os seus ossos e a engole deslocando suas mandíbulas .

03/05/2013

APRESENTADA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SEMAD 2013


Seminário será realizado de 12 a 14 de junho no Centro de Eventos - Arena Multiuso de Fraiburgo. O evento deste ano discutirá o tema “Paradigmas da Empregabilidade”. A programação oficial do Seminário de Administração de Fraiburgo (SEMAD) foi apresentado nesta sexta-feira (03) para a imprensa local e regional e apoiadores. Participaram do evento o professor Paulo Cezar Campos, coordenador do curso de Administração, professor Paulo Levecke, coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Almir Granemann, vice reitor de Administração e Planejamento, professora Angelita Fadani, coordenadora da UNIARP de Fraiburgo, além do prefeito de Fraiburgo Ivo Biazolo, academicos e professores e comunidade em geral. A Prefeitura de Fraiburgo é uma das parceiras da UNIARP em mais esta edição do SEMAD.   
   

PROGRAMAÇÃO DO SEMAD 2013 É APRESENTADA A IMPRENSA HOJE NO HOTEL RENAR


O Seminário de Administração (SEMAD) da UNIARP será realizado de 12 a 14 de junho no Centro de Eventos - Arena Multiuso de Fraiburgo. O evento deste ano discutirá o tema "Paradigmas da Empregabilidade".  Além de José Roberto Guimarães, também estão confirmados no evento o consultor de comunicação e treinador de equipes Dado Schneider e o professor Waldez Ludwig. As atrações culturais também são os destaques do SEMAD 2013. O evento contará com apresentação da peça O Monge e o Executivo, criada pelo consultor e palestrante Vagner Molina, baseada em um dos maiores best-sellers da atualidade. O Balet Bolshoi também estará se apresentando em Fraiburgo, além do Quarteto de Sopro de Videira.  O site oficial do evento e a programação completa serão apresentados para a imprensa dia 03 de maio durante entrevista coletiva no Hotel Renar. A Prefeitura de Fraiburgo é uma das parceiras da UNIARP em mais esta edição do SEMAD.
  

José Roberto Guimarães será um dos palestrantes

A UNIARP convida para Coletiva de Imprensa sobre o

Seminário de Administração de Fraiburgo (SEMAD 2013).

Data: 03 de maio de 2013 (Sexta-feira)

Local: Hotel Renar- Fraiburgo

Horário: 19 h 30 min.





FRAIBURGO RECEBE PELA QUINTA VEZ O RALLY TRANSCATARINA



"Terra da maçã" se prepara para mais um momento de festa. Em julho, na alta temporada de inverno, Fraiburgo recepcionará pilotos e navegadores de todos os cantos do Brasil. 02 de maio de 2013 - O Rally Transcatarina já faz parte das comemorações oficiais do município de Fraiburgo, SC. Localizada no Vale do Contestado, a região responde por 16% da produção de maçã no Brasil, tendo recebido as primeiras mudas da árvore em 1963. Somente 13 anos depois, que a fruta passou a ser produzida em grande escala, contribuindo para o progresso local.    Entretanto, desde 2008, Fraiburgo também pôde ser chamada de "capital do off-road", pois desde então, é a sede da largada do maior rali de regularidade do País. "O Rally Transcatarina já faz parte da cidade", afirmou o diretor geral do evento, Edson João da Costa. "São cinco anos de parceria, que tem rendido muito sucesso. A Prefeitura nos dá total apoio e procuramos retribuir ao máximo este incentivo", agradeceu. O Prefeito da cidade, Ivo Biazzolo, afirmou que Fraiburgo é um ótimo ponto turístico, seja pelas paisagens naturais, pela intensidade do frio, o sabor da maçã da terra e pelas inúmeras atividades oferecidas aos visitantes durante o ano. "O Rally Transcatarina vem ao encontro desta vocação de proporcionar maravilhas naturais e, ao mesmo tempo, aventura, diversão e adrenalina", comentou o prefeito.  De acordo com Biazzolo, o certame movimenta mais de R$ 200 mil com sua passagem. "A rede hoteleira fica 100% lotada, há um incremento na movimentação em bares, restaurantes e casas de show, o comércio em geral eleva o faturamento", completou.  Em contrapartida, a prefeitura participa diretamente na organização juntamente com a SC Racing, envolvendo e treinando pessoas da comunidade para atuarem junto ao Staff da prova, disponibilizando espaços para a realização das ações do evento, apresentação de shows artísticos com grupos folclóricos tradicionais da região, divulgação etc. "Há também a participação de setores da indústria, do comércio, serviços, rede de hospedagem e da Casa do Turista para proporcionar, além do rali, mais atrações para encantar os inúmeros visitantes e competidores do Transcatarina", detalhou o secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Orélio Luiz Beal.

O 5º Rally Transcatarina acontecerá de 16 a 20 de julho, sua chegada será em Balneário Camboriú. O desenrolar do roteiro abrangerá cidades inéditas na competição: Timbó Grande, Canoinhas, Mafra, Rio Negrinho e Guaramirim.


Roteiro - 5º Rally Transcatarina

18 de julho - Fraiburgo - Timbó Grande - Canoinhas
19 de julho - Canoinhas - Mafra - Rio Negrinho
20 de julho - Rio Negrinho - Guaramirim - Balneário Camboriú

Assessoria de Comunicação da SC Racing