30/03/2013

MENSAGEM DE PÁSCOA DO PREFEITO A TODOS OS MORADORES DE FRAIBURGO

Prefeito de Fraiburgo Ivo Biazzolo recorda a coragem de Jesus em mensagem de páscoa.

A Páscoa é um momento de reflexão. Jesus esteve na terra, muito sofreu, mas em nenhum momento desistiu. Poderia ter escolhido o caminho mais fácil, que era desistir de seus ideais e objetivos. Mas em momento algum se abdicou deles para não sofrer perseguições e que também o levou à morte. Ao contrário, continuou até o final sustentando os princípios e valores que acreditava.        

Que a nossa vida também seja assim. Que por maior que sejam as dificuldades e os obstáculos, não desistamos de nossos objetivos e ideais.

Que todos os Fraiburguenses possam nesta Páscoa, confirmarem seus projetos de vida. E que aqueles que não os tem, possam pela influência de Jesus Cristo, passarem a buscar algo a mais para as suas vidas. Afinal, a Páscoa significa renascer.

“Evidenciamos um momento de fé e devoção, com importante destaque para a reflexão que leva todos nós a pensar no verdadeiro significado da Páscoa, Desejamos a toda comunidade Fraiburguenses... uma Feliz e Santa Páscoa”, finalizou Biazollo.
Uma Feliz Páscoa a todos.

OS DEZ PROGRAMAS DE TV QUE NUNCA SAEM DO AR


Como estudante de jornalismo e apreciador de uma boa TV nos domingos passei a enumerar a quantidade de repetições de programa que "quase assisti",  mas tem alguns que são tão emblemáticos que merecem registro, como:



10 - 'Chaves' começou a ser produzido no México em 1971, e teve episódios originais até 1980. No Brasil, é exibido pelo SBT desde 1984, e é um sucesso enorme desde então. 'Chaves' é tão marcante para a televisão brasileira que, nas poucas vezes que a emissora tirou o programa do ar, os fãs fizeram protestos e abaixo-assinados para que ele voltasse à telinha!

    


09 - 'Castelo Rá-Tim-Bum' estreou na TV Cultura em 1994, e desde então não saiu mais do ar. A qualidade inquestionável do programa já lhe rendeu prêmios e exibição em toda a América Latina, pelo canal à cabo Nickelodeon. Em comemoração aos 18 anos do programa, a TV Cultura disponibilizou todos os 90 episódios do Castelo em um site especial, que conta também com fotos de bastidores e depoimentos dos atores.

    



08- O 'Pica-Pau' foi o primeiro desenho animado a ser exibido no Brasil, um dia após a inauguração da TV Tupi, ainda sem dublagem em português! A primeira emissora que transmitiu o desenho já dublado em português foi a Record, nos anos 1960. Nos anos 1980, 'Pica-Pau' começou a ir ao ar no SBT, onde permaneceu até 2002, quando a Globo comprou os direitos e passou a transmitir o desenho na 'TV Globinho'. Atualmente, 'Pica-Pau' está na Record, onde é exibido durante a tarde. 

 



07- 'Os Simpsons' já está há tanto tempo no ar - desde 1991 - que já foi exibido em vários horários diferentes na TV: tardes de sábado e domingos de manhã na Globo, depois às terças e quintas à noite e depois do almoço aos dias de semana no SBT e atualmente passa nas madrugadas de sábado na Globo. O canal pago Fox também trasmite o desenho, que já está em sua 24ª temporada!

  




06- 'Doug' estreou na televisão brasileira em 1995, na TV Cultura, e fez tanto sucesso que foi foi transmitido também pela Band, Disney Channel, Nickelodeon e SBT. Em 2009 a Cultura voltou a ser a "dona" de Doug, onde o desenho vai ao ar atualmente às 14h, de segunda a sexta.

   



05- 'Um Maluco no Pedaço' -  A série que deu notoriedade a Will Smith é sucesso absoluto no Brasil. Um clássico das tardes do SBT nos anos 2000, está sempre mudando de horário, mas nunca sai do ar por muito tempo da emissora. Também é transmitida pelo canal pago Nickelodeon.

    



04- 'Friends' é uma série tão atemporal que foi exibida originalmente de 1994 a 2004, mas os episódios ainda parecem completamente atuais. No Brasil, já foi exibida na Manchete, RedeTV! e no SBT, e atualmente vai ao ar no Warner Channel (TV a cabo) todos os dias, em três horários diferentes. 





03- 'Cocoricó' é um dos programas mais populares entre as crianças. Começou a ser transmitido na TV Cultura em 1996. Com o passar dos anos, o infantil foi fazendo cada vez mais sucesso, com músicas próprias e uma série de brinquedos inspirados nos personagens da fazenda! Em 2003, Cocoricó mudou um pouco o formato (passou de 30 para 15 minutos de duração), e, em 2009, foi lançado o 'Cocoricó na Cidade'. 
   




02- 'Todo Mundo Odeia o Chris' é uma série exibida na Record desde 2006, e, apesar de não ter episódios originais desde 2009, não deve sair do ar tão cedo por um motivo em especial: audiência. Chris e sua família já deram à Record a liderança no Ibope, e fazem sucesso tanto entre o público infantil quanto adulto.

  



01- Didi Mocó, o personagem de Renato Aragão, há tempos não sai da tela da Globo. Desde 1998 ele tem um programa humorístico dominical, que desde a estreia até 2010 se chamou 'Turma do Didi'. Depois de muitas mudanças no elenco e nos cenários, a 'Turma do Didi' foi substituída por 'As Aventuras do Didi', que segue o mesmo formato.

28/03/2013

PRODUTORES REGIONAIS GARANTEM ABASTECIMENTO DE PEIXE DURANTE SEMANA SANTA


    
                                Foto: Pedro Lopes

Luizinho do assentamento segurando uma carpa de 10 quilos, a esquerda o jornalista César Malinoski escolhendo  o peixe para refeição de sexta-feira santa.


Para os produtores de pescado, motivo é o que menos importa. Contudo, garantem que durante a semana santa mesmo com o consumo em alta, não faltará peixe na mesa do Fraiburguense. É o que diz um dos produtores e comerciante Luizinho do assentamento.  (Na foto acima), o tanque aos poucos foi sendo abastecido com centenas de quilos de peixes. De acordo com donos de mercado  o consumidor vai dispor de várias espécies, das mais em conta, as mais caras. “Apesar de encima da hora, há tempo mais do que suficiente para garantirmos um estoque que atenda a demanda", disse Luizinho.   Os peixes mais procurados e que estão a disposição a venda na entrada da cidade sentido sul, é a CARPA em suas diversas espécies, havendo peixes que variam de 5 a 20 quilos e que custam R$ 7 o quilo.   Luizinho continuará hoje  (28/03) as vendas de ultima hora e aconselhou aos interessados  a se apressarem, pois a remessa de hoje é menor em relação a de ontem.  O peixe para semana santa  estará garantido se depender dos produtores de Fraiburgo e videira.

25/03/2013

INCRA (SC) PERCORRE MUNICÍPIOS PARA APRESENTAR NOVO PLANO DE AÇÕES DA AUTARQUIA


Com o objetivo de apresentar o novo plano de ações do Incra, suas políticas e metodologias de trabalho para os assentamentos da reforma agrária, o superintendente regional do Incra em Santa Catarina, José dos Santos, percorreu as cidades de Fraiburgo e Curitibanos, para duas reuniões com prefeitos e secretários de quatro municípios, e técnicos e coordenadores dos 20 assentamentos situados nessas regiões.  Os encontros, realizados na última sexta-feira e sábado (22 e 23) permitiram maior aproximação da autarquia com as novas administrações municipais, e estreitamento de vínculos com os reeleitos.   


Na pauta dos encontros, a inserção das famílias no Plano Brasil Sem Miséria e apresentação dos programas específicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), como Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Equipamentos), que visa à parceria com os municípios para a melhoria de infraestrutura; o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec-Campo), que qualifica jovens e adultos para atuarem em suas regiões de origem, e o Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, que leva a cidadania para milhares de pessoas do meio rural.  A reunião de sexta-feira ocorreu em Fraiburgo com representantes dos municípios de Monte Carlo e Lebon Régis, onde, no total, há 17 assentamentos com 512 famílias. Já no sábado, a reunião foi apenas com representantes e assentados de Curitibanos, município que sedia três assentamentos, com 108 famílias. Para Santos, além da busca pela estruturação produtiva dos assentamentos, esses encontros são importantes para que os executivos municipais superem algumas dificuldades e conheçam os caminhos corretos para a busca de recursos. “Houve a renovação de muitas administrações de municípios onde estão situados assentamentos e não podemos interromper as ações de desenvolvimento dessas áreas”, explicou o superintendente do Incra/SC.   Na sexta-feira à noite, José dos Santos também esteve em Caçador (SC) participando da abertura da Feira da Agricultura Familiar. Promovida pela autarquia e pelo MDA, a feira compôs os festejos alusivos aos 79 de criação daquele município, e teve como destaque a promoção dos produtos da Marca Terra Viva, produzidos e comercializados pelas cooperativas que reúnem assentados da reforma agrária em Santa Catarina.

MASTER FRAIBURGO VENCE POR 4 X 1 EM HERVAL DO OESTE

A conceituada equipe do Master Fraiburgo enfrentou dia 24 de março, a equipe de Master da Canhada Funda em Herval do Oeste e conseguiu uma valorosa vitória pelo placar de 4 X 1, com gols do Master Fraiburgo sendo marcados por  pelo Giba, 01 pelo Didio, 02 pelo Lico.  O próximo compromisso do Fraiburgo será domingo próximo  na comunidade de Santo Isidoro, município de Pinheiro Preto.