21/03/2013

PREFEITO SE REÚNE COM COLOMBO E COBALCHINI NA CAPITAL



O Prefeito Ivo Biazzolo esteve na capital de estado nesta segunda feira (18/03) a convite do advogado Mario Vicent  e se reuniu com o Governador Raimundo Colombo e  o com secretario Valdir Cobalchini na secretaria de Infraestrutura para acompanhar os ajustes que pediu no projeto de restauração da Rodovia Fraiburgo-Videira. Depois, de forma particular, foi recebido pelo Secretário Cobalchini que, pessoalmente, comandou a reunião em que os engenheiros expuseram ao Prefeito todas as alterações feitas. O Prefeito saiu muito satisfeito. Nos minutos que antecederam a reunião a conversa foi sobre o Hospital de Fraiburgo e todas as providências tomadas (e acertadas).  Mário Vicent foi solidário com o Prefeito Biazzolo e colocou a sua disposição, caso necessite, todos os profissionais do aparato da Consultoria Jurídica. O Hospital vai reabrir, e é só uma questão de tempo e ajustes burocráticos.

20/03/2013

70 MIL ACESSOS EM TÃO POUCO TEMPO


FRAIBURGO -SC 

Um ano e três meses se passaram desde que resolvi escrever no blog “OPINIÃO” e não tenho palavras para expressar o sentimento que este blogueiro viveu após tudo o que aconteceu. Exatamente um mês depois do meu retorno a cidade houve está passagem para uma plataforma “independente”, fazer com que um blog como este consiga atingir a marca de quase 70 mil views em tão curto espaço de tempo é algo impressionante e motivo de muito orgulho. 


Além do mais, o blog nasceu num momento de fim de temporada, onde começa a entressafra dos Jornais e de pouca oferta de trabalho jornalistico. Passados 30 dias, nada consegui. Nenhuma proposta, nenhum convite. Nada.  A prudência mandou esperar passar as eleições, mas é claro que para um sujeito que estava no mercado havia algum tempo, 10 anos na mesma função, mas não como colunista de opinião, as novidades seriam pequenas.  Não posso esconder que fiquei  apreensivo quanto ao meu futuro.


O que me deixa contente é que muita gente acredita que estarei fazendo o que sei fazer, até de uma melhor forma, no próximo semestre.  Ter esse apoio é muito. Como eu falei quando este espaço foi aberto, o blog não é um lance egoísta, pensando somente em mim. Ele é feito para vocês, leitores. Claro que ele pode ajudar na parte financeira com publicidades e isso está previsto para o segundo trimestre de 2013 deverá ser intensificado. Mas nada me deixa mais satisfeito do que ver a afluência de pessoas que vêm visitar esse endereço em busca de notícias, de curiosidades e de uma opinião precisa. É a prova de uma coisa que se conquistou ao longo de todo esse tempo foi: credibilidade.

Muito obrigado  a todos vocês.
Cesar Malinoski

PROBLEMA DO HOSPITAL É COMENTADO NO ESTADO


O Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) publicou nesta terça-feira (19/03) nota em que cobra providências da prefeitura de Fraiburgo sobre a falta de atendimento à população da cidade. Com o encerramento das atividades do hospital Divino Espírito Santo em 1º de janeiro de 2013, por conta de um déficit financeiro de R$ 8 milhões, os moradores de Fraiburgo estão sem assistência médico hospitalar.  Os pacientes estão sendo atendidos no hospital Divino Salvador, em Videira, mas correm o risco de ficar sem assistência, tendo em vista que a parceira com a prefeitura termina no dia 31 de março. Nenhuma outra proposta de atendimento foi apresentada até o momento.   “A nota foi o primeiro passo. O Sindicato está nesta luta e estamos nos mobilizando para denunciar a situação às autoridades competentes ainda esta semana em busca de uma solução para a situação que é muito grave. Os cidadãos fraiburguenses merecem mais”, afirmou o presidente do SIMESC Regional Videira, Carlos Waltrich.   Dirigentes do SIMESC estiverem na região na semana passada onde constataram in loco a gravidade do problema. "O convênio com o hospital de Videira não significou reforço, melhoria de estrutura para o atendimento da população de Fraiburgo. Pelo contrário. A equipe médica está sobrecarregada e isso coloca em risco a qualidade do atendimento também para a população de Videira que procura aquela unidade de saúde para atendimento", avalia o presidente do SIMESC,  Ciro Soncini.

No Blog do Jornalista Moacir Pereira o assunto foi divulgado
   



18/03/2013

ANUNCIADO REABERTURA DO HOSPITAL DE FRAIBURGO


Em reunião associação de saúde garante que hospital de Fraiburgo 
reabrirá antes de 60 dias.



Uma associação presidida pelo advogado Flávio Martins, na companhia do empresário Daniel Dresch, e do Presidente da associação comercial Jorge Pederiva, anunciou hoje (18/03) às 20 horas em uma reunião no salão da ACIAF, com a presença de vários médicos que Hospital de Fraiburgo voltará a funcionar em breve.    A comissão deixou claro que estão fazendo de tudo para diminuírem os “ ruídos e o estresse” causado pelo fechamento precoce da entidade.  O Prefeito municipal decretou situação de emergência e tornou a entidade de utilidade pública municipal, caso não haja acerto com as atuais proprietárias avisaram que o caminho será o judicial, mas, isso ocorrerá com as portas abertas, afirmaram os condutores da reunião.   A classe médica parabenizou a atitude desta ONG que está fazendo a mediação e pediu empenho e agilidade em face da urgência que a situação exige.  Flávio anunciou que estão bem adiantadas as negociações com uma entidade social do sul do país que deverá assumir a administração do hospital Fraiburguense, preferindo não anunciar o nome ainda e o fará depois de assinado os contratos.    Prometeram durante a reunião que a partir de manhã vão conversar com o Prefeito para marcar uma data para esta reabertura.   Após intenso debate, e de responderem a inúmeros questionamentos, ficou delineado um caminho novo a seguir, a associação prometeu promover uma reunião entre todos os médicos da cidade e a organização social que deverá administrar o hospital, para que tratem de detalhes técnicos, como: forma de contratação, convênios, preços dos serviços.  A reunião agradou as duas classes, a política que viu uma luz no fim do túnel e quer uma solução eficaz e rápida, e a médica que estava aflita sem saber como devem proceder com seus futuros pacientes.  

   

GRUPO DE ESCRITORES E POETAS FRAIBURGUENSE REALIZAM PROJETO PIONEIRO NA REGIÃO


ESPAÇO  AFLA


Foto dos acadêmicos de Letras e Artes de Fraiburgo

  
A Academia Fraiburguense de Letras e Artes - AFLA - foi constituída no começo deste ano, reunindo escritores e artistas da cidade.  Deram início a um projeto pioneiro e audacioso, cheio de desafios e desejos a serem alcançados.  Com o objetivo de congregar pensadores e artistas de Fraiburgo e região, para fomentar a arte sob os mais variados aspectos. Objetiva difundir a cultura da língua da literatura, das ciências e das artes em geral, e promover atividades culturais que resgatem o valor da boa leitura.  Neste espaço, a AFLA quer mostrar um pouco do que nossa gente sabe fazer, em forma de prosa ou poesia. Nessa primeira edição, apresentamos um de nossos poetas, Eduardo Bechi, morador do bairro São Miguel. Bechi vai lançar seu sexto livro e primeiro em conjunto com Douglas Mateus, ainda em 2013.




CORAÇÕES NAUFRAGADOS

(Eduardo Bechi)

I
Em uma praia deserta,
Você desenhou na areia um coração.
Não pude conter a descoberta:
De que você era minha paixão!

Ao lado do seu, outro coração eu desenhei.
As ondas vinham a nossos corações beijar,
Qual exemplo das ondas eu também lhe beijei 
E ficamos em frente ao mar a nos amar...



II
Não víamos que a maré subia e apagava vagarosamente
Os corações que carinhosamente na areia desenhamos
E tempo depois estava a areia lisa novamente
Sem as marcas de amor que nela então deixamos.

Como essa maré que subia e os corações apagava,

Apagava-se no seu coração todo amor que lhe dediquei.
E o mar novamente para dentro de si tragava
O coração partido que sozinho na areia desenhei.