15/03/2013

VEREADOR CERSÃO MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM RELAÇÃO A CASA DA CULTURA CONTINUAR FECHADA


O local que deveria ser destinado a esta visitação é o Museu de Fraiburgo, antiga Casa da Cultura, que se encontra atualmente fechada.

Vereador Cersão (PMDB) através de indicação (  INDICAÇÃO Nº 22/2013 - Aprovada por todos os Vereadores dia 11/03/2013) demonstra preocupação com a situação da Casa da Cultura, no texto  da indicação escreveu: "Para que o Executivo Municipal venha URGENTE reativar o Museu de Fraiburgo criando centro histórico cultural e turístico com a finalidade de resgatar, registrar e contar a história de Fraiburgo.  A referida indicação tem por objetivo criar um espaço onde se conte a história de Fraiburgo, constituído por um acervo de objetos antigos, utilizados nos diversos setores que deram início à cidade, como por exemplo as serrarias, as fábricas, o plantio da maçã, entre outros.  Um demonstrativo com fotos relatando o seu início, as primeiras vilas, os fundadores, os historiadores, os empresários, os políticos, etc.  Que este local seja um ambiente agradável, com guias que orientem os visitantes, sendo destinado tanto aos turistas quanto aos fraiburguenses que desejam conhecer a história da cidade.   O local que deveria ser destinado a esta visitação é o Museu de Fraiburgo, antiga Casa da Cultura, que se encontra atualmente FECHADA. O ideal seria que utilizasse a mesma estrutura, tendo em vista que esta casa foi doada ao município para esta finalidade, necessitando, no entanto, de ampliação do conteúdo histórico ali existente.  É inadmissível querermos ser uma Cidade turística sem estar com essa casa em funcionamento. 

GERED DE VIDEIRA REALIZA AULA INAUGURAL DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA


  


A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira, por meio da Gerência Regional de Educação (Gered), realizou na noite da última quarta-feira, 13, a aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), envolvendo a rede estadual e municipal de ensino dos sete municípios de abrangência da SDR. O evento aconteceu no auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus Videira, e reuniu aproximadamente 300 profissionais da educação, entre professores de 1º a 3º ano do Ensino Fundamental, diretores de escolas, coordenadores e orientadores do PNAIC e secretários municipais de educação.  O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas, em língua portuguesa e matemática, até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.  Segundo a gerente regional de Educação, Roberta Martinez, as ações do PNAIC são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo Ministério da Educação e que contribuem para a alfabetização e o letramento. O Pacto prevê a formação continuada para os professores alfabetizadores, bem como o material didático para os mesmos, incluindo livros didáticos, manuais do professor, obras pedagógicas complementares, dicionários de língua portuguesa e jogos pedagógicos. Já os alunos, serão acompanhados por avaliações regularmente.  “Sabemos que o PNAIC é um grande desafio, mas conheço a dedicação e a preocupação que os nossos professores alfabetizadores têm com os alunos, por isso, tenho certeza que eles concluirão com êxito a tarefa de alfabetizar na idade certa” afirmou Roberta.  Durante a aula inaugural, a professora mestra em Educação, Magali Beatriz Augusto, proferiu uma palestra sobre “Alfabetização, Letramento e Cidadania”. Ela fez uma reflexão histórica sobre os métodos de alfabetização no Brasil. De forma extrovertida e dinâmica, fez todos os presentes lembrarem da primeira professora e de como ela os alfabetizava, com isso, traçou um paralelo do que avançou e o que ainda precisa ser melhorado na educação.  O secretário de educação do município de Iomerê, Maurício Bridi, destacou que o evento foi muito importante para o entrosamento dos professores, já que é uma nova proposta para a educação. “O trabalho vai além da proposto do Governo, é necessário criar um pacto entre sociedade, família, comunidade escolar e governantes”. Já o secretário regional, Evandro Colle, assegurou que as ações do PNAIC trarão mais qualidade para a educação pública, influenciando na aprendizagem e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. 

14/03/2013

ARQUEOLOGISTA ENCONTRA ESQUELETO DE "SEREIA" EM ESCAVAÇÃO NA BOLIVIA



Um pesquisador norueguês encontrou algo curioso e sinistro em uma praia na cidade de Portachuelo, na Bolívia. No andamento de suas escavações, o professor Forsker Løgner se deparou com algo que se assemelha a um esqueleto de sereia. No momento que encontrou a peça, ele estava acompanhado de trabalhadores bolivianos das comunidades locais. “Ficamos todos espantados, alguns desmaiaram e outros simplesmente saíram correndo” – disse um dos trabalhadores que estavam no local.    O esqueleto estava muito bem conservado e com todos os ossos no lugar, e, ao ser levado para o centro de pesquisas da Universidade e Tchutchucaca, foi constatado que se tratava de algo legítimo. Os ossos estavam muito bem conservados e foram avaliados através de um exame de Carbono-14, que acusaram uma idade de aproximadamente 350 anos. Também foi detectado que a ossada era de um indivíduo do sexo feminino.   O pesquisador afirmou que vai deixar o esqueleto exposto num museu local, e a renda das visitas vai ser totalmente convertida em sua sobrevivência.


Fonte:  http://www.noticiasglobais.com/ciencia/arqueologista-encontra-esqueleto-de-sereia-em-escavacao/



CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE VIDEIRA SE REÚNE DIA 20



Na próxima quarta-feira, 20/03, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira (SDR) realiza a primeira reunião ordinária de 2012 do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR). O encontro acontece no auditório da CDL, em Videira, às 17h30, e terá a participação do secretário adjunto do Planejamento, Túlio Tavares. 

De acordo com o secretário regional, Evandro Colle, na pauta está a nomeação dos novos conselheiros, já que com as eleições do ano passado grande parte dos conselheiros mudou. O CDR é formado por prefeitos, presidente de câmaras de vereadores e dois membros da sociedade civil organizada de cada município que compõe a SDR.

Durante a reunião, Tavares fará uma explanação sobre o Portal SC Transferências, uma importante ferramenta implantada pelo Governo do Estado com o intuito de informar a população sobre a transferência de verbas públicas para municípios e associações. Tavares apresentará também o novo modelo de repasse de recursos, que entrou em vigor este ano no Estado.

Colle informou que toda a população está convidada para comparecer à reunião do CDR. “É importante que as associações e entidades que tenham interesse em solicitar recursos ao Governo do Estado, participem desta reunião, pois abordaremos as principais mudanças e as novas normas”.

11/03/2013

FOTO DE PEIXE MUTANTE CIRCULA NA INTERNET

Peixe mutante encontrado no dia 31 de Janeiro no rio Preto - entre os municípios de Rio Negrinho e Mafra-SC deixou perplexos pescadores. Segundo o pescador e professor Josef, essa mutação deve-se aos agrotóxicos  e será investigado. O peixe foi enviado para exame ictiopatológico em São Paulo.  


Não se descarta a possibilidade de fazer parte de experiência de engenharia  genética com uso de transgênicos, hoje ação perfeitamente possível, inclusive no brasil.