10/03/2013

POETA FRAIBURGUENSE É DESTAQUE EM ACADEMIA NO RIO DE JANEIRO


  

O Poeta Fraiburguense Douglas Mateus, recebeu dia 8 de março, as 16 horas na cidade do Rio de Janeiro das mãos do Barão Jacques Azicoff ( Presidente as academia de artes, ciências e letras de Iguaba Grande), na sessão que também prestou homenagem ao dia internacional da mulher, a Ordem Equestre Príncipe da Paz pelo seu trabalho realizado em prol da difusão da cultura e da poesia.  Este é mais um exemplo de que trabalho individual pode ampliar o nome e o prestígio de Fraiburgo em todos os recantos do país.




Douglas Mateus lança em abril seu 18º livro em parceria com o poeta Eduardo Bechi  e como Fraiburguenses escolheram a capital da maçã  como sede de seu trabalho.

08/03/2013

FRAIBURGO SERÁ CONTEMPLADO COM RECURSOS DO PAC


  
O município de Fraiburgo será uma das 18 cidades catarinenses beneficiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A informação veio direta de Brasília, onde o Governador Raimundo Colombo esteve reunido com a Presidente Dilma Rousseff, na manhã desta quarta-feira, 6, discutindo a seleção de novas obras do PAC nas áreas de mobilidade urbana, pavimentação e saneamento. Fraiburgo será contemplada com a pavimentação asfaltica e dos passeios públicos do Bairro das Nações. De acordo com o secretário regional, Evandro Colle, ao todo, 18 municípios catarinenses tiveram projetos incluídos no PAC e vão receber R$ 800 milhões em recursos federais para serem executados.   Florianópolis e Joinville foram às cidades que receberam o maior aporte de recursos. Além delas e da já citada Fraiburgo, Blumenau, Balneário Camboriú, Camboriú, Brusque, Biguaçu, Gaspar, Içara, Indaial, Itajaí, Navegantes, Porto União, Rio do Sul, São José, Timbó e Xaxim também serão beneficiadas.

05/03/2013

CERSÃO RECLAMA DA QUALIDADE DO TRANSPORTE ESCOLAR


Ontem na palavra livre na sessão da câmara o vereador Gerson de Matia (Cersão – PMDB) questionou as regras adotas  relacionadas ao TRANSPORTE ESCOLAR PARA FACULDADE DE VIDEIRA E CAÇADOR, situações diversas que lhe foram passadas por vários alunos, falhas essas que aconteciam no mandato anterior e pelo visto continuam acontecendo neste mandato. O vereador dividiu em etapas, e na primeira falou: “A questão de que os Boletos então demorando sair, e quando saem precisam pagar antes do vencimento estabelecido no boleto, Exemplo: O boleto foi emitido dia 01/03/2013 com vencimento para dia 11/03/2013, mas se o aluno não pagar dia 04/03 que foi ontem, não pode pegar os passes, não podendo ir para a Faculdade”. Na segunda etapa da fala: “Que os ônibus estão lotados, forçando muitos alunos irem em pé ao corredor. Na terceira etapa destacou que: “O ônibus está saindo muito tarde e chegando atrasado, chegando lá na faculdade após o professor ter feito a chamada e os alunos estão ganhando faltas”. No quarto ponto abordou que no Bairro São Sebastião o ônibus passa só na Rodovia de acesso ao Bairro, sendo que muitos moram longe dali. Na quinta queixa aponta que nos passes está estabelecido a data que o aluno tem que ir, se o aluno faltar por qualquer motivo (Doença, Trabalho, etc.) perde aquele passe, não podendo utilizar em outro dia. No final falou que  a maior reclamação de quase TODOS os alunos que lhe procuraram é com relação ao valor, que aumentou comparando ao ano anterior, sendo que os alunos estavam esperando que o referido transporte fosse feito gratuito, tendo em vista a PROMESSA DE CAMPANHA feita pela Administração atual.        ( Gerson de Matia)

04/03/2013

SAÚDE EM FRAIBURGO TAMBÉM ERA PROBLEMA EM 2005

A teoria da História Cíclica afirma que as forças humanas mais relevantes acabam motivando a ação humana a seguir uma ciclicidade. Entre essas forças estão à religião e espiritualidade, a política, a ciência, a filosofia, a curiosidade e a criatividade. Acredito que isto ocorra também em nossas decisões familiares, embora isto seja mais difícil de ser comprovado. Tenho observado, escutado e lido em muitas fontes sobre a questão do hospital de Fraiburgo e da relação que alguns jornalistas querem atribuir à exoneração do Secretário de Saúde a crise da saúde local, o que não procede.  Falando de ciclicidade, quero relembrar uma reportagem que foi editada  no Jornal Fray News edição Nº5 em 22 de Fevereiro de 2005, na coluna Fogo Cruzado de responsabilidade de Osmar Ransolin : 
 
 
Osmar Ransolin, Olides Bartaíole, Rui Batagelo, Ivo Biazollo, Nelmar Piz,
José Becker, Tarcisio Rohling 

 PRIMEIRA BAIXA:  Pela caótica situação do município, e principalmente da secretaria de saúde, já tivemos a primeira baixa.  O secretário José Becker da Silva foi exonerado do cargo no dia 25 - Janeiro.  Ao que parece, as divergências entre o ex-secretário e a  classe médica foram o motivo da saída. Alguns dos médicos servidores do município, não tem como ideia maior  cumprir horário no posto. O promotor de justiça da comarca de Fraiburgo por sua vez, já abriu inquérito administrativo para averiguar o caso.  O inquérito faz parte de um programa estadual do Ministério Público para averiguar o cumprimento das jornadas de atendimento dos médicos nos ambulatórios municipais espalhados pelo estado. È revolta a vista. ( Trechos escritos por Ormar Ransolin)
Assim podemos ver que logo no seu primeiro mandato, Nelmar Pinz passou pela mesma situação (Crise na saúde), e seu primeiro secretário de Saúde  José Becker da Silva durou apenas 25 dias, além disso é uma prova de que os problemas de agora vem bem antes desta época, não entendo porque querem colocor somente na conta do novo Prefeito Ivo Biazolo e mandar para o sacrifício o então exonerado Jonas Cardoso, se isso ainda resolvesse a crise eu seria o primeiro a dar esta sugestão.