05/02/2013

PRIMEIRA REUNIÃO DA CÂMARA TEVE UM RITMO INTENSO

"Não se assuste se o hospital se transformar em um Hotel, Mercado, clube, ou médicos comprarem para transformar em um hospital particular"
 (sem convênio com o SUS)  Vereador Josiel...


A Primeira reunião ordinária da Câmara de vereadores foi marcada pelo minuto de silêncio em memória aos mortos na tragédia de Santa Maria.   Os vereadores aproveitaram esse início de trabalho para agradecer ao apoio recebido durante a campanha eleitoral.   Após ser aprovada a ATA da reunião extraordinária acontecida em janeiro, foi convidado o Vice-prefeito Juliano Costa para compor a mesa.   Lido o expediente, muitas indicações foram formalizadas e a mesa recebeu a inscrição dos vereadores para palavra livre. Nesse primeiro dia, foram votadas por formação de chapas as comissões permanentes da casa de leis que ficaram assim compostas: Legislação e redação final: Oracir F de Deus (PP), José França (PPS), Gabriel Fantin (PMDB), Finanças e orçamento: Valcir Rezzadori (PSD), Cláudio Padilha (PP), José Cechi (PMDB), Serviços Públicos: Rodrigo de Lara (PSD), Francisco Maciel (PPS) e Josiel Silva (PSC), que foram aprovadas por 11 votos, após este processo, haverá a definição da presidência das comissões que é de responsabilidade da própria comissão. Cada presidente de partido indicou seu líder ficando assim distribuído: PP Oracir Ferreira de Deus, PPS  Francisco Maciel, PSD Rodrigo de Lara, PMDB  Gabriel Fantin, e Valcir Rezzadori como Lider do governo.  
 
   
Gerson de Matia foi o primeiro a usar a tribuna na palavra livre: “quero convidar todos os vereadores a fazer um trabalho em prol de Fraiburgo, teremos divergências, mas sempre zelaremos pelo respeito, eu resolvi ir para o sacrifício e ficar fora das composições das comissões”, sinalizando que jogará mais para o grupo e não só para si.  Oracir Ferreira foi o segundo: “pontuou suas dificuldades na campanha e seu dissabor com falácias, seu cansaço. Pediu respeito politico e disse estar preparado já que chega para o 4º mandato integral, propôs melhorar o quadro de "confiança" e diminuir o desgaste pelo qual passa a classe politica fazendo o que deve ser feito”.    Josiel Silva: Na terceira fala: “estou preocupado com a saúde do nosso município, pois as medidas provisórias adotadas está há menos de um mês de encerrarem”. Relatou em seu discurso que promoveu um “raio-X” da situação do hospital recém-fechado, e que não descansará enquanto não souber a causa. Classificou de IMORAL a intenção de ser vendido, alugado ou arrendado um patrimônio que tem muito dinheiro público investido. Concluiu  não se assuste se o hospital se transformar em um Hotel, Mercado, clube, ou médicos comprarem para transformar em um hospital particular (sem convênio com o SUS).  
 
 
 O  Vereador Chiquinho do Hospital (PPS) disse que espera, após ter trabalhado 18 anos nesse hospital poder colaborar para sua reabertura  e deixou clara que sua preocupação é grande e que a sociedade deve ter uma resposta clara e precisa.   Valcir Rezzadori (PSD) usando sua prerrogativa de líder do governo disse: “esse problema vem do governo EDI, há 14 anos, e o prefeito Biazzolo está muito preocupado e vai usar toda a máquina pública para reabertura desta entidade, o que até agora foi feito, foi de forma temporária, uma assistência paliativa, mas que o governo está atento e não poupará esforços para inverter a situação.” No final José França (PPS) “solicitou a casa de leis oficiar todas as entidades organizadas a se engajarem nessa luta, assim com a força da sociedade conseguiremos manter o que o povo tanto quer, o hospital de volta”.
   

04/02/2013

COMITIVA FRAIBURGUENSE SOLICITA PROJETOS AO INCRA


Representando o município de Fraiburgo, uma comissão, composta Pelo vice Prefeito: Juliano Costa (PP) e pelo vereador Oracir Ferreira de Deus (PP), pelo Presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais: Osenir Ribeiro e o presidente do assentamento Butiá Verde; Bejamim Gusttmann,  acompanhados pelo deputado federal Esperidião Amim (PP) estiveram dia 29/01 visitando o psicólogo  e mestre em sociologia política e superintendente do instituto Nacional de colonização e reforma agrária de Santa Catarina: João Paulo Lajus Strapazzon, com o objetivo de firmar parceria com o INCRA e o governo federal para construção  de açudes para otimização de irrigações, construção de estradas, formas alternativas de captação de água, assistência técnica para fruticultura e plantio de hortaliças, implantação e melhoramento de manejo do gado e das bacias leiteiras.


Osenir Ribeiro, Esperidião Amim, João Strapazzon , Oracir de Deus e Juliano Costa

01/02/2013

RIO VERDE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E ACABAMENTO INVESTE EM QUALIFICAÇÃO DE SEUS COLABORADORES

Nesta quinta feira (31/01) a Rio Verde Materiais de Construção e acabamentos (Fraiburgo-SC) em parceria com  a indústria de cerâmica  PISOFORTE ´(Criciúma-SC) realizou nas dependencias do restaurante Don. Juan com ínvicio às 20h  uma palestra proferida pelo técnico ceramista Douglas Fernandes acompanhado pelo representante comercial da região Telmo Scos, com o objetivo de promover a atualização dos profissionais assentadores  e informar das novas técnicas (ABNT - NBR 13818) bem como promover uma troca de informação entre os instaladores e o produtor para reduzirem falhas  nas obras.  Durante o evento foi sorteado 30m² de cerâmica e o ganhador foi assentador: Márcio A. Schaffer que assinou a ficha de presença  número 30.


Ao fundo Telmo Scos,  ao centro Douglas Fernandes  (PISOFORTE) e
Jean Burda (Diretor geral da RiO Verde)


A escassez de mão de obra qualificada se tornou um problema no dia a dia de muitas empresas e, no segmento da construção civil, não é diferente. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o setor é um dos quatro no país que, este ano, sofrerão com a falta de qualificação profissional. E para evitar este cenário é que muitas empresas brasileiras, como concreteiras, pré-fabricados, artefatos de cimento e construtoras, e lojas de materiais de construção  passaram a investir em cursos profissionalizantes aos funcionários e clientes e colaboradores.

  

55 colaboradores participaram da Palestra oferecida pela PISOFORTE
Todos os anos a revista ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), faz uma pesquisa junto aos lojistas para eleger as melhores marcas nos mais diversos segmentos do ramo, inclusive revestimentos cerâmicos. Dentre os muitos critérios analisados estão: Qualidade do produto, venda na ponta, atendimento do representante, assistência técnica, qualidade dos serviços disponibilizados pela empresa, qualidade de atendimento das diversas áreas da empresa, etc. Na pesquisa 2012, avalizando todo o movimento que a empresa tem feito nestes últimos tempos, na preferencia dos lojistas, a PISOFORTE ficou em primeiro lugar em Santa Catarina e terceiro no Rio Grande do Sul, entre todas as marcas que atuam nestes mercados. Este é um feito muito glorioso que merece toda a nossa  divulgação .

VIDEO AÉREO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DO TRECHO DE ASFALTO ENTRE  FRAIBURGO  X  VIDEIRA

30/01/2013

A TRAGÉDIA DE SANTA MARIA PELO ÂNGULO QUE NINGUÉM COMENTA

A tragédia em Santa Maria me faz sentir uma mistura de raiva e desânimo. Raiva pela hipocrisia generalizada, desânimo pelo pacto de silêncio que nestes momentos se exige “em respeito às vítimas”, como se observar as verdadeiras dinâmicas políticas, sociais e econômicas por trás destes eventos fosse o problema e não a solução. Mas há outro ângulo de visão por trás da fachada que cada grupo de interesse apresenta em público nestes momentos.

 
 
A GRANDE  MÍDIA

 
A grande mídia colocou essa tragédia – com 232 mortos até agora – nas primeiras páginas e nos destaques dos jornais em todo o mundo. O tom é de suposta comoção e de suposta indignação pelo desperdício de vidas humanas. Mas quando morreram mais de 800 pessoas nos deslizamentos de terra da região serrana do Rio de Janeiro, fora os 450 desaparecidos, 8700 desabrigados e 20.800 desalojados, ninguém publicou uma edição inteira voltada a um único assunto, como fez Zero Hora nessa segunda-feira, nem cobrou com tanta gana uma investigação profunda e uma responsabilização exemplar dos responsáveis. Por quê? A vida humana não é tão preciosa em Nova Friburgo (408 vítimas) quanto em Santa Maria (232 vítimas)? 
 
 

A resposta é bem simples: em deslizamento de terras só morre pobre, enquanto no incêndio em Santa Maria quem morreu foram universitários das classes A e B, estudantes de medicina, direito, engenharia, veterinária, tecnologia de alimentos e outras profissões de primeira linha, “gente importante, filhos de gente importante”. 
 
  

Além disso, é muito fácil “apurar as responsabilidades” quando se trata de um estabelecimento privado cujo proprietário não é politicamente ativo e de funcionários de último escalão do poder público. Uns e outros, assim como as vítimas dos deslizamentos, não são “gentes importantes”. No caso dos deslizamentos, os responsáveis são políticos importantes, que deixam de aplicar a lei para não perder votos e é criticada apenas proforma, superficial e rapidamente quando acontece uma tragédia.
 
 
  
              
A regra é clara: comoção da grande mídia e interesse por apuração rigorosa dos fatos e pelas devidas responsabilizações são coisas que só acontecem quando a vítima é importante e o responsável não é.

BOMBEIROS ENCONTRAM CORPO DE RAPAZ AFOGADO NO LAGO

Jovem de 22 anos alcoolizado morre afogado no lago das araucárias em Fraiburgo

 
Rafael de Souza   (Foto Radio Fraiburgo)

Hoje (30/01) aproximadamente às 12h30min no lago das araucárias bem no centro de Fraiburgo, um homem de  22 anos, morador do bairro Jardim América, de nome Rafael de Souza, visivelmente embriagado, entrou no lago para nadar e acabou morrendo afogado, após três horas de busca seu corpo foi encontrado pelos bombeiros. No chão ficaram suas roupas e duas garrafas de cachaça, uma vazia e a outra pela metade pela metade. Contam populares, que em menos um ano ele teria perdido um irmão mais novo,  afogado no lago da pedreira, uma tragédia familiar que se repete.  O pai (João) e  mãe (dona Salete)  do afogado estavam na beira do lago acompanhando o resgate, ela teve uma crise nervosa precisou de auxilio médico e foi encaminhada ao PA municipal para receber medicações. 
 Foto Cesar Malinoski
 
Dezenas de pessoas acompanharam resgate do Corpo de Rafael de Souza, o que prova que todo evento trágico ainda interessa há muitas pessoas, razão pela qual o jornalismo moderno se pauta muito em cima da catástrofes desta natureza, há criticos deste genêro mas ainda são a grande minoria.