18/12/2012

PREFEITO BIAZZOLO E VEREADORES RECEBEM DIPLOMA

 
 
 
 
 
Pose oficial na frente do Forum de Fraiburgo - Prefeito, Vice e Vereadores

Com uma cerimônia simples, assim foi a diplomação do novo prefeito, vice-prefeito e vereadores de Fraiburgo. A solenidade foi realizada na tarde desta terça feira 18 no Fórum da Comarca de Fraiburgo. Eleitos das cidades de Monte Carlo e Lebon Régis também foram diplomados por se tratarem da mesma Comarca.   Depois de vários  anos de muita luta Ivo Biazzollo  (PSD) foi diplomado prefeito da cidade onde nasceu. Mais de 12 mil pessoas sufragaram o “55”, que hoje recebeu o diploma de prefeito e seu vice Juliano da Autoescola como novos gestores da cidade. 
 
Prefeito Ivo Biazzolo recebendo seu diploma
  
Ivo Biazzollo e Juliano são sabedores da sua difícil missão, sabem que vão encontrar muitas  dificuldades, e terão que trabalhar muito para conduzir Fraiburgo e superar as  expectativas  dos seus eleitores, e elevar Fraiburgo ao lugar que merece, mas deixou em sua fala que não medirá esforços para cumprir cada  tarefa e cada promessa feita em campanha! Um poema de nosso poeta maior, Gonçalves Dias: Traduz bem a vontade do nosso novo  administrador.  "A vida é combate que aos fracos abate, aos fortes e bravos só pode exaltar".
 
PREFEITO  DE TIMBÓ GRANDE É DIPLOMADO EM SANTA CECILIA
 
Dr Vilson (Vice) Almir Fernandes (Prefeito) e Cesar Malinoski (Jornalista)  
 
Hoje (18/12) ás 10h00min no Forum de Santa cecília, todos os candidatos de Timbó Grande foram diplomados.  Aqui na foto o Vice Prefeito Vilson A. Galenzzi, o Prefeito Almir Fernandes e o Jornalista do Jornal Timbograndense Cesar Malinoski que fez questão de se fazer presente neste dia tão importante na vida dos dois amigos. 
 
  
 
 
 
 
 
 
 

17/12/2012

VAMOS DESLIGAR OS APARELHOS 




A caixa d'agua quando transborda não é por causa da última gota, mas sim por todas as gotas que se acumularam nos 51 anos. A dobradiça quando quebra é por todas as vezes que a porta foi aberta. Devemos questionar a qualidade de serviços que eram prestados e  porque a conta ficou tão descontrolada? As falácias querem responsabilizar alguém (que nem assumiu o poder ainda). Aquele hospital é de uma "ordem privada", se for assim teremos de salvar todas as empresas privadas de Fraiburgo em situação de risco. Mas lembre-se "se a culpa é minha eu a coloco em quem eu quiser". Devolvam esta instituição para o povo, que ele encontrá uma saída viável como sempre fez no passado.

AGORA TEM POLÍTICO QUE PASSOU OITO ANOS VENDO AS DÍVIDAS SE ACUMULAREM  DIZENDO QUE VAI RESOLVER OS PROBLEMAS DO HOSPITAL, SUGIRO PARA ELE QUE SE APRESSE, SEU MANDATO  AINDA TEM 13 DIAS PARA ENCERRAR, SE QUEM NÃO ASSUMIU PODE, TREZE DIAS É TEMPO SUFICIENTE.
 
 
MANIFESTAR A DOR FOI LEGITMO

Ficou bem claro no semblante  das pessoas que tanto os visitantes  da inauguração do centro de eventos (Coisão) como os políticos presentes  que ninguém estava confortável com a triste situação do hospital Divino Salvador – Fraiburgo,  que pode levar ao seu fechamento.   Quero registrar que a reclamação dos manifestantes populares (Pedindo providências) é legítima embora não fique claro para qual conta deve ir este prejuízo.  Foi pacifica a manifestação, pequena comparado com o problema, mas no final acabou chamando a atenção do governador Colombo.
 
 

SALVAR O HOSPITAL

O tom da conversa gira em torno da salvação do hospital, mas muitos ainda não identificaram de “quem devemos salvá-lo?”.  Todos, imprensa, lideres populares, contribuintes, políticos e médicos, queremos a mesma coisa: Ter um hospital sadio, com alta, gozando de plena saúde administrativa e financeira.  Mas o que nenhuma dessas classes citadas quer é ficar com a conta (Divida acumulada), foi sem dúvida uma gestão desastrosa e equivocada, uma herança pesada que não haja alguém que queira herdar.  Parece que aproveitaram o momento político e a característica mais humanista do novo administrador para tentar sensibilizá-lo e quem sabe em um ato heróico conseguir uma sobrevida.

HOSPITAL E O GOVERNADOR

A boa intenção só não basta, mas ouvi o governador afirmar que sua equipe fará contato com o hospital, dando a entender que tem interesse em ajudar a desatolar uma entidade com 51 anos de existência.  Os Raios-X da entidade já foram executados, ela esteve por muito tempo na UTI respirando por aparelhos, agora os responsáveis avisaram que vão desligar os aparelhos, e que a sua sobrevida depende dos esforços da comunidade (caridade).

MUNICIPIO X ESTADO

É inconcebível simplesmente parar, fechar, e entregar ao ostracismo um patrimônio tão importante  como essa casa de saúde.  Devolver ela a origem pode ser uma saída confortável para quem administra hoje, mas é injusto com os históricos que investiram suas vidas para criarem esta entidade.  Municipalizar ou estadualizar parece o caminho mais reto, embora isso prejudique a classe que já contribuí muito com os impostos.  A comunidade nos últimos anos pouco foi chamada para encontrar a solução, e se comparecer vai receber uma conta pela qual já pagou durante anos.  Não podemos salvar o hospital sem modificar drasticamente o modelo que se tem, senão repetiremos a história e em dez anos estaremos rediscutindo a mesma questão.

14/12/2012

HOSPITAL APRESENTA DIVIDA ALTA E SERÁ FECHADO

CONVITE:
 
Hoje dia 16/12/2012 às 15h30min vai haver mobilização para fazer um manifesto em prol do hospital, o encontro ocorrerá em frente ao centro de eventos.  Os interessados devem comparecer portando a carteira de identidade e vestindo uma camiseta branca. Todos os cidadãos fraiburguenses  estão convidados.
 
Hoje, às 16h00min, governador do estado Raimundo Colombo junto com o secretário Valdir Cobalchini inaugura o Centro de Eventos de Fraiburgo. Amanhã inaugura ruas e pontes na cidade de Caçador.


 


Uma divida considerável, e um déficit mensal de R$ 130 mil são os motivos apontados pela Direção do Hospital Divino Espírito HDES de Fraiburgo como a principal causa da decisão de  fechamento da instituição no município, o anúncio foi feito após uma reunião interna que aconteceu hoje (13-12) e contou com a presença da irmã Elizabeth de Lima, a qual faz parte do governo geral da Associação Franco Brasileira ligada a Congregação Santos Anjos, mantenedora do HDES.       De acordo com Elisabeth, desde que a congregação assumiu o hospital de Fraiburgo há 25 anos a unidade nunca apresentou resultado positivo, mas que vinha sendo mantidos pela congregação Santos Anjos. Neste período a direção procurou achar caminhos alternativos para a saída da crise financeira que ganhou forças nos últimos cinco anos.  Em busca de suporte financeiro a direção manteve contatos com os Governos da esfera municipal, estadual e federal, e mesmo com um repasse mensal de R$ 33 mil, fornecidos pela prefeitura de Fraiburgo a crise se agravou.


UMA  OPINIÃO MUITO  IMPORTANTE

Hospital de Fraiburgo
Nas conversas em rodas de amigos, sinto a preocupação geral com o possível fechamento do Hospital Divino Espírito Santo, aqui em Fraiburgo, no próximo dia 31 de janeiro de 2013. Legado de todos os fraiburguenses, capitaneados por João Marques Vieira e René Frey e os que aqui moravam e trabalhavam no final da década de 60 e 70, todos indistintamente, contribuíram, através de constantes promoções e o empenho da comunidade, para a sua construção e manutenção.    Há 25 anos este Hospital foi doado às Irmãs da Associação Franco Brasileira - Congregação Santos Anjos, com o objetivo de mantê-lo e melhorá-lo. Isso foi cumprido, embora neste período não me lembro de ter-se repetido aquelas promoções e contribuições, efetuadas pela comunidade em geral.   Este episódio é só mais um, no imenso estado de abandono em que vivemos. Há muito venho falando que Fraiburgo está à margem do desenvolvimento e da atenção dos governantes. Não temos estradas e nem um distrito industrial em condições de atrair novos capitais. Os poucos investimentos que para cá chegam, são aplicados para outros fins.   Talvez agora nos daremos conta de que é impossível fazer os internamentos hospitalares necessários e as intervenções cirúrgicas ou ainda, os exames mais apurados e necessários à população,  sobre as luminárias dos postes,  no meio das praças sem uso,  ou no centro de eventos, que consumiram milhões de reais e que pouca utilidade possuem para saúde do povo.    Dizem que é verba carimbada. E daí? Poderiam carimbar também verbas para a saúde. Com aqueles recursos poderíamos ter um hospital de grande porte, referência regional e quem sabe estadual e ainda sobraria dinheiro.    Agradar aos olhos com locais bonitos, praticar esportes e ter educação e cultura de ponta é de extrema importância para uma comunidade desenvolvida, mas de que adianta tudo isso se quando acontecer alguma coisa mais grave com um cidadão de nossa comunidade não tivermos condições de salvar sua vida? Pensemos nisso. 

Um grande abraço a todos.     Ari Guindani

RENO ENCAMINHA PROJETOS ANTIGRANIZO E ANTIGEADA A SECRETARIA

 
Agricultores da região de Caçador seguem na expectativa pela manifestação da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca com relação à viabilização do projeto do sistema de prevenção de granizo, desenvolvido pela empresa AGF – Antigranizo Fraiburgo Ltda. O projeto foi apresentado ao deputado Reno Caramori em meados de novembro próximo passado e encaminhado no fim do mesmo mês pelo parlamentar à secretaria. Outro equipamento, esse para combate à geada foi apresentado ao deputado Reno, que pretende encaminhar o projeto ao governo no início do próximo ano.  
O projeto da AGF, de prevenção de ocorrência de granizo beneficiaria, além de Caçador, os municípios de Macieira, Calmon, Rio das Antas, Lebon Régis, Timbó Grande e Matos Costa. O método proposto pela AGF utiliza, inicialmente e em conjunto, informações de radar meteorológico, monitoramento com estações meteorológicas de superfície, rádio sonda e modelagem numérica, para detectar a possibilidade de formação de nuvens de granizo. Detectada a possibilidade de granizo, o sistema desencadeia ações que levam à redução dos cristais de gelo e consequentemente dos danos causados às diversas culturas. O custo mensal da aplicação seria de R$105 mil, valor considerado baixo, em comparação com os prejuízos causados ao setor a cada ocorrência de granizo na região. Em seu ofício à Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, no fim de novembro, o deputado Reno salienta a importância da celebração de convênio entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca e a SDR de Caçador.
            O outro equipamento, para combate à geada, com grande incidência em toda a região do Sul do país, foi batizado pelo engenheiro agrônomo Juliano R. A. de Souza, como Pulsfog. Ele promete proteção à lavoura através da utilização de nebulizadores. De acordo com os fabricantes, um único equipamento é suficiente para cobrir 380 hectares de culturas como café, milho, feijão, citros e banana, entre outros.

12/12/2012

PT DE FRAIBURGO ARQUIVA PEDIDO DE EXPULSÃO DE FILIADOS

PT de Fraiburgo propôs a expulsão de militantes do partido que apoiaram candidatos diferentes do partido na eleição 2012 e o pedido foi ARQUIVADO.

 
Após notificação assinada pelos dirigentes do partido local com indicação para expulsão de alguns conhecidos militantes como: Valcir Gáio (Secretário de Formação), Edson Camargo  ( Sindicalista – SINSER), Paulo Segala( Membro do diretório), Ana Julia Pazini ( Secretaria da Mulher), Daniel Celeste da Silva ( Conselho de ética), Roque Pereira (Membro do diretório), Celeste Melo (Membro do diretório) Dioneide Costa Moreira ( Membro do diretório) Claudio Alves ( Membro do diretório), e outros.  Depois de observado uma vasta documentação e enviado para analise no diretório estadual do PT com um requerimento para marcar nova reunião, (decisão tomada no dia 10/11/2012 as 14:h00min na Câmara dos Vereadores).     Dia 24/11/2012 a estadual se pronunciou: “após ver o processo, a estadual reconheceu que as verdades estavam distorcidas, sugeriram que o próprio diretório julgasse a ação, e o diretório cumprimdo o seu papel optou por arquivar as denuncias”, tudo pelo bem maior do partido e pensando em unir o partido para as eleições internas do ano que vem.