24/04/2012


FRAIBURGO REPRESENTADO EM REUNIÃO DO PSD ESTADUAL


Uma comissão integrada por um pré-candidato e dois assessores, um Jurídico e de Imprensa foram a Florianópolis dia 23/04 e representaram Fraiburgo no evento.


O Presidente e Pré-candidato do PSD de Fraiburgo o Fruticultor Ivo Biazzolo (56), acompanhado do Dr. Douglas Fantin assessor Jurídico e do editor de jornais Cesar Malinoski, participaram de uma grande reunião do PSD em Florianópolis no salão Benjamin Franklin do Hotel Castelmar. A reunião iniciou-se as 15h30mim e eram esperadas trezentas pessoas e aproximadamente quatrocentas compareceram.  Houve comparecimento de 90 pré-candidatos a prefeito e a maioria acompanhada do seu provável pré-candidato a vice. Diversos Deputados se fizeram presentes.  A reunião teve em sua pauta a capacitação de seus pré-candidatos, a orientação Jurídica e de marketing para os candidatos e assessores de imprensa, complementado com a distribuição de livretos com a resolução do TRE-SC sobre publicidade e orientações complementares sobre a prestação de contas.  A reunião não teve a pretensão de esgotar as discussões e duvidas que digam a respeito à legislação eleitoral no que se referem às eleições de 2012.  Ficou claro durante as palestras que variáveis são muitas e no direito eleitoral isto também acontece.  Foi consenso entre os advogados presentes, que houve uma evolução nos julgamentos dos Juízes Eleitorais, Desembargadores e dos Ministros do TSE, que vem acompanhando a melhora política e administrativa do nosso país, buscando julgamentos onde a boa fé é levada a sério e preponderante nas decisões.  Um tema muito discutido durante a reunião é o fato de “que esta eleição será Judicializada”, ou seja, a lei eleitoral vai ser testada a exaustão, e a tecnologia será muito utilizada na fiscalização, e a orientação do partido foi para que ninguém cometa excessos.  Houve o reconhecimento que o candidato tem errado em sua campanha política por total desconhecimento da legislação eleitoral e pelo difícil acesso, de forma clara e interpretação simples que o oriente qual o melhor e mais correto caminho.  As palestras foram claras, rápidas e precisas, onde se procurou dar oportunidade para perguntas, e organizar e responder os pontos mais importantes com muitos exemplos práticos.  A reunião encerrou-se às 18h30min com um coquetel e com o famoso bate papo dos Prefeitáveis.


Saiba Mais:
Criado em 2011 – Partido Social Democrático nasceu com grande representatividade em todo Brasil e, especialmente, em Santa Catarina onde além do Governador do Estado, tem quatro Deputados Federais, nove deputados estaduais, cinquenta e sete prefeitos, cinquenta e oito vice-prefeitos e mais quatrocentos e setenta vereadores.  Essa grande representatividade impôs ao novo partido muitos desafios e responsabilidades para as próximas eleições.  Com clareza o partido quer conquistar, pela primeira vez nas urnas, a confiança dos catarinenses e quer administrar no mínimo 80 municípios do estado. 

19/04/2012


Kaigangs de Fraiburgo comemoram o dia do índio
Índios da etnia kaikang comemoram o dia do índio em Fraiburgo (19 de Abril)


Cacique João Eufrásio e o Pajé João Claudino Kepã Griã

A comunidade Indígena comemora todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data foi criada no ano de 1943 pelo presidente: Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.  Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.  No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.  Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.    Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país (Brasil) quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, posse de terras devolutas, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.  Em fraiburgo os índios da Etnia Kaikang liderados pelo Cacique João Eufrásio recentemente constituíram uma Associação - ASSINLI (Associação Indígena Liberata.) para defender o direito dos índios e descendentes deste povo.  Neste dia festivo o povo se reúne relembram dos ancestrais com danças e cantos em dialeto próprio. Sua cultura desenvolveu-se à sombra dos pinheirais (Araucária brasiliensis). Há pelo menos dois séculos, sua extensão territorial compreende a zona entre o Rio Tietê (São Paulo) e o Rio Ijuí (norte do Rio Grande do Sul). No século XIX, seus domínios se estendiam para oeste, até San Pedro, na província argentina de Misiones.  Atualmente, os caingangues ocupam cerca de trinta áreas reduzidas, distribuídas sobre seu antigo território, nos estados meridionais brasileiros de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com uma população aproximada de 29 000 pessoas. Os caingangues estão entre os cinco povos indígenas mais populosos no Brasil.