15/04/2012


JORNALISMO DA UNIARP VISITA  
GRUPO RBS E COSTÃO DO SANTINHO

Estudantes da UNIARP em frente ao prédio do Diário Catarinense

Acadêmicos de jornalismo das duas primeiras turmas da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe, Uniarp, cumpriram neste fim de semana programa de visitas em Florianópolis. Sob a liderança do professor Alexandre Acosta, coordenador do curso, visitaram a nova sede do grupo RBS, na SC-401. Ouviram uma exposição do gerente de Comunicação, Marco Lazarotto, sobre os veículos que integram o grupo, seus valores e suas atividades principais em Santa Catarina, no sul do Brasil e em todo o país. Circularam depois pela primeira redação multimídia do Brasil, onde conversaram com vários profissionais.

Suyane Quevedo, Moacir Pereira, Cacau Menezes, Giovani Martinello 

 A segunda etapa ocorreu na sede da RBS-TV, no Morro da Cruz, onde o coordenador de jornalismo da CBN-Diário, Carlos Alberto Ferreira, discorreu sobre as atividades múltiplas da emissora que se dedica 24 horas ao jornalismo. Visitaram os estúdios, a sala de redação e depois percorreram as instalações da RBS-TV e da TV-Com, onde também conversaram com profissionais e acompanharam o trabalho de produção do RBS-Notícias.   Neste sábado 15/04, os estudantes – muitos jornalistas, radialistas e profissionais que já atuam em empresas jornalísticas em vários municípios do Vale do Rio do Peixe – visitararam o Costão do Santinho, o melhor resort de praia do Brasil. Além de conhecerem o empreendimento, terão palestra sobre o complexo, suas atividades culturais e de proteção ambiental, bem como o esquema de marketing.-(Fonte Moacir Pereira)

Estudantes em palestra com o diretor Rafael Pires no Costão do Santinho no meio da mata

10/04/2012


Trombini faz doção de computadores 
ao Conselho Tutelar

Desde sexta-feira (24/03), o Conselho Tutelar de Fraiburgo, conta com 05
 computadores novos de ultima geração.


Os computadores foram adquiridos pela empresa Trombini, e doados ao Conselho Tutelar, o ato formal de entrega aconteceu hoje (10/04) as 10h00min na sede do Conselho Tutelar, sito a Avenida Arnoldo Frey nº 179, centro Compareceram no ato simbólico de doação o diretor da Trombini Fernando Volpato, o Senhor Prefeito Municipal Nelmar Pinz, o secretário Rui Batagelo, Professor Luiz Coelho, os conselheiros Jilson Carlos Souza,  Olivetti Savian, Vilma Mafra, Jair Pereira, Vera Lucia oliveira.   Os investimentos feitos pela empresa serão debitados do imposto de renda, pois o Projeto de Captação de Recursos (organizado pelos conselheiros tutelares) obteve a chancela do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA. Com essa autorização, o CMDCA pode imitir recibo em nome do Fundo da Infância e Adolescência – FIA, para que seja descontado do imposto de renda empresa.   Os computadores são necessários para que os Conselheiros Tutelares possam utilizar o programa SIPIA – CT WEB. O SIPIA é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. O SIPIA é também uma rede de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor. SIPIA-CT Web a base do sistema é o Conselho Tutelar, para o qual se dirigem de imediato as demandas sobre a violação ou o não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente. Os Conselhos Tutelares são responsáveis por receber e apurar denúncias sobre violações dos direitos da criança e do adolescente - que incluem maus-tratos, crianças fora da escola, trabalho e prostituição infantil ou do adolescente.  Formado por membros eleitos pela comunidade, o Conselho Tutelar têm autonomia para solucionar casos que não envolvem violação grave como, por exemplo, encaminhar para a escola crianças que não estejam estudando. Em casos mais graves, como prostituição infantil, o Conselho Tutelar repassa a denúncia para o Poder Judiciário, que é quem toma as providências nestes casos. Os Conselhos Tutelares são os responsáveis por receber as denúncias e providenciar as medidas que levem ao ressarcimento do direito.