10/12/2011

PREFEITURA VENDE PASSE E DEIXA ESTUDANTES SEM ÔNIBUS

Houve uma previsão das aulas terminarem no dia 17 de dezembro,  então a  Prefeitura emitiu vales com datas válidas para 15 de dezembro conforme foto da matéria.  Mas a mesma suspendeu os onibus dia 6 de dezembro e avisou pelo site que estava tomando essa decisão por entender que reduziu muito número de alunos.  Só que alunos sem acesso a net não providenciaram outro transporte, e alguns perderam provas importantes, tendo prejuízos , já que é cobrado taxas para se fazer a prova fora da data marcada.  Outros correm o risco de perderem o ano já que a materia encerrava neste dia.  Mas a reflexão que faço é se foi emitido vales válidos e custaram  R$10,00 cada (avulsos)  e quem ficará com esse prejuízo?  O municipio não pode ter prejuízo, mas o munícipe pode? Foi uma falta de consideração, sem contar que isto pode ter gerado um direito que pode ser questionado a qualquer momento na esfera legal.

06/12/2011

Comunidade se manifesta pela paz e por justiça

O pátio do fórum da comarca de Fraiburgo foi palco nesta terça-feira (06/12), de uma manifestação ordeira e pacifica mais de 50 pessoas, entre as quais: familiares do Pablo Enrique Nascimento, integrantes da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC, da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Pais , Professores e Estudantes da Escola Eurico Pinz de Ensino Médio e moradores em geral do bairro São Miguel, entregaram ao promotor de justiça, Sr. Atila Guastalla Lopes, um documento composto por cinco pontos, subscrito por 691 pessoas,  sendo que a principal solicitação do documento, é que sejam presos preventivamente os assassinos do jovem Pablo Enrique Nascimento. As assinaturas foram coletadas da noite da ultima quinta-feira (02/12), até as 12h00min de hoje (06/12), ou seja, em 04 dias foram coletas quase 700 assinaturas, isso demonstra que os moradores do bairro São Miguel, repudiam com veemência todo e qual tipo de violência e não aceitam a forma brutal como o jovem Pablo foi assassinado, além disso, estão se sentido inseguros em função dos assassinos estarem soltos. O total de assinaturas coletas nesse curto espaço de tempo, representa quase 10% da população moradora do bairro São Miguel se manifestando.   Ao final da manifestação foi realizado um momento de oração ecumênica, em celebração os sétimo dia do falecimento do jovem Pablo, com a presença do pastor Jonatam da Igreja Batista e o padre católico “Confiamos no judiciário, por isso, resolvemos fazer essa manifestação pacifica e ordeira, para exigirmos justiça, acreditamos que nas próximas horas, a justiça vai se manifestar pela prisão preventiva dos acusados”. Comentou o educador João Ademir Cancilier, um dos presentes no ato.



  Abaixo cópia do oficio entregue ao promotor Atila.
Fraiburgo, 06 de dezembro de 2011.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR
ATILA GUASTALLA LOPES
PROMOTOR DE JUSTIÇA DA COMARCA DE FRAIBURGO
Nesta;

Maria do Nascimento e João do Nascimento, pais de Pablo Enrique Nascimento, a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC, A Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, a Associação de Pais e Professores da Escola Eurico Pinz de Ensino Médio, através de seus representantes legais e associados, estudantes do educandário supracitado e moradores em geral do bairro São Miguel abaixo firmados, vimos respeitosamente perante Vossa Excelência, expor e ao final requerer:



1. Vimos por meio desse documento manifestar nosso mais profundo repúdio ao ato violento que ceifou a vida do exemplar karateca Pablo Enrique do Nascimento. Seja pela morte brutal, como pela artimanha dos suspeitos, que atropelaram a vítima com veículo e depois, assassinaram barbaramente, em plena via pública.

2. O sentimento em toda comunidade é de insegurança porque o crime foi cometido em plena via pública, na presença de inúmeras pessoas e principalmente, porque cometido por mais de 6 pessoas contra apenas 1.

3. Teme-se que os suspeitos soltos provoquem ainda mais o sentimento de injustiça e impunidade nos moradores do bairro, gerando mais revolta porque o jovem assassinado era muito bem visto, tinha muitos amigos.

4. Há um sentimento de revolta latente nas pessoas, porque os suspeitos estando em liberdade e sendo libertados poderão sofrer retaliações de outras pessoas, através de inúmeras ameaças anônimas que tem chegado ao nosso conhecimento.

04/12/2011

Desabafo do Vereador Gabriel Fantin e nota de exclarecimento

 No dia 22 de novembro editei uma nota com o título "O desabafo de Gabriel Fantin" e recebi uma nota oficial explicativa a qual tenho o dever de tornar publico na integra:
Relembrando a nota:
Num encontro informal com o Vereador Gabiel Fantin, afastado da Câmara por problemas de saúde, por ter sofrido uma cirurgia de vesícula, falamos sobre sua derrota na convenção do Partido (PMDB) ele disse: “você viu que eu fiquei aborrecido, mas não foi por perder, isso faz parte, foi pelo meu oponente ter descumprido um acordo. Prometemos não fazer campanha e nem influenciar convencional, mas ele não cumpriu, distribuiu panfletos duas horas antes, com a foto dele com o vice-governador e com os deputados de sua confiança, com frases de apoio”. Só fiquei sabendo depois, e me senti traído, fui até ele entreguei o panfleto e falei mesmo: “isso vai te custar caro”. Quando comentei sobre a reunião do PP, ele sorriu e disse: “O PP só não será prefeito se não quiser, e digo mais, se me procurarem, do PP eu saio de vice, já no PMDB não quero ser vice nunca mais”. Por recomendação médica, terminei a conversa, pois o home não pode se incomodar agora é repouso total.
Esclarecimento:

Prezado César

Tentei contato contigo pelo telefone, mas não consegui.

Li sua coluna e as matérias constantes na edição do dia 22 de novembro, do Diário de Fraiburgo. Como ex-presidente, secretário e advogado do PMDB de Fraiburgo, gostaria de apontar alguns detalhes importantes sobre as eleições passadas e sobre o pleito de 2012:

Quando o Partido Progressista nos apoiou em dois pleitos, jamais houve acordo de reciprocidade. Ou seja, não ficou acordado que o PMDB seria vice do PP, em qualquer eleição futura, condicionando aquele apoio. A conjunção de esforços feita à época serviu para alcançarmos um resultado específico, que foram à eleição e a reeleição do Prefeito Nelmar Pinz.      O PMDB, por decisão unânime de seu Diretório, tomada em maio de 2011, e ratificada em novembro pela realização das prévias partidárias, terá candidato próprio a Prefeito. Essa decisão é irreversível, e o candidato homologado pelo PMDB, é o atual Vice-Prefeito Beto Ferreira.      No caso do Beto resolver não candidatar-se à majoritária, por algum motivo, nós temos o vereador Gabriel Fantin, segundo colocado nas prévias. Somente pela desistência desses dois é que o PMDB teria a opção de novamente reunir-se com seu Diretório, para deliberar nova composição para o pleito de 2012. Mas não esqueçamos que tivemos 06 (seis) pré-candidatos a Prefeito. Duvido que pelo menos um desses não se habilite à disputa.  O desabafo do vereador Gabriel é plenamente justificável, e se deve a fatores internos, mas que longe estão de caracterizar uma divisão no partido. Os acordos registrados em ata, pelos pré-candidatos não permitam que haja dupla interpretação sobre o que se fará no futuro, e o destino do PMDB de Fraiburgo será o de termos candidato próprio a Prefeito, no ano de 2012.  Como Secretário e advogado da sigla, minha função é cumprir e fazer cumprir a disposições e as deliberações partidárias. E para tanto, vamos honrar e defender as definições do PMDB, por serem soberanas justas e legítimas.

Se você puder constar essa declaração na sua coluna, ficaria muito grato.
Grande abraço 
Osmar Antonio do Valle Ranzolin
Ex-presidente, secretário e advogado do PMDB de Fraiburgo