17/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 17/09/2011

Onze homens e um destino

Parece até tema de filme, mas não o é. Tampouco apologia ao grupo do onze de Brizola.  Muito menos um apelo de filiação no partido progressista.  É na verdade o número de vereadores que a Câmara de Fraiburgo terá em 2012. Após uma longa conversa que tive com a maioria dos atuais vereadores, eles foram bem claros, vão revogar a lei que aumenta as vagas, mas vão escolher um meio termo entre o que o “povão” prefere (Treze vagas) e o que a elite organizada quer (Nove vagas), numa tentativa de agradar a “Gregos e Troianos” e ficar com posição de vantagem sobre a opinião pública.  Depois da nova eleição estaremos com onze homens dirigindo o nosso destino.

Político só muda o endereço 

Alguns profissionais demoram mais tempo para consolidar sua credibilidade.  Jornalistas e Políticos estão entre os que precisam de um longo tempo de “prestação de serviço” para serem, se bons, considerados confiáveis. Todo dia aparece mais um querendo vender uma imagem de intocável e de inventor da roda.  Tenho feito um exercício diário de caminhada, e nesta, encontro pessoas, converso sobre assuntos diversos e entrego alguns jornais. E resolvi levar um jornal na casa de um político amigo, que considero confiável, passei por uma rua que me possibilita enxergar a janela da cozinha de sua casa. Avistei o político amigo na janela, mas ele nem me viu.  Fui pela frente o cachorro me recepcionou, e com o barulho do cão, veio um serviçal pegar o jornal e me dizer: pode deixar que eu entrego, meu patrão tá viajando.  Fui educado e disse tudo bem, sai caminhando e pensei: político só muda o endereço.

Pinus e a função social

Existe muita propaganda enganosa em torno das plantações de Pinus, muito apreciada aqui em nossa região.  Do ponto de vista social, leva de 18 a 20 anos para produzir a riqueza e neste período, pouco trabalho coletivo gera. Em regiões onde está cultura invasora se disseminou, empobreceu a cultura e literalmente o “povo”. Em comparação com uma lavoura, se fosse à mesma área, quanta coisa orbitaria em torno dela, talvez uma comunidade numerosa, como acontecia no passado.  O Pinus não cumpre a função social, ele afugenta o agricultor familiar, e impede a criação de trabalho no campo.  Além de reproduzir o trabalho sem especialização concentra renda nas mãos de grandes exploradores da mão de obra barata.

Temido ou amado?

Toda cidade tem aquele "personagem" que viveu o dia a dia e pelo fato de ter vivido para a cidade, se identificou com a cidade.  Com seu trabalho, com sua opinião, ajuda a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna-se um destaque histórico.  O personagem pitoresco de hoje é o agricultor e professor: Adíson Benelli um autêntico questionador a moda antiga.  Que com seus conceitos e sua intensa participação na vida civil e pública, se tornou conhecido, respeitado e até temido pelos moradores desta cidade.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas simples, como você, que faz a nossa cidade como ela é.   

A Hora dos Suplentes

Quando chega esta época, um ano antes das eleições, uma agitação no meio político se torna mais evidente.  Com isso a “alegria dos Suplentes” fica mais explicita.  Seja em que situação for sempre tem um suplente de não sei o que, assumindo um pouquinho. Como coincide com a época de mudanças, de criações de novos partidos, de coligações, de acordos.   Podemos dizer grosso modo que; “Tá chegando à hora dos suplentes”, como diz um filosofo do interior, sempre tem à hora da caça e à hora do caçador, só resta saber em que ordem que isto vai acontecer.

16/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 16/09/2011

Vou perguntar para o Astro?
Se tivéssemos um Herculano Quintanilha (novela o ASTRO) aqui em Fraiburgo, eu iria perguntar para ele o seguinte: Os vereadores Paulo Santos e Juliano irão mesmo para o Partido Progressista? O Partido PP fica na base do governo local nessa eleição? Vamos ter quatro, três ou somente dois candidatos a prefeito em 2012?  A prefeitura vai manter as taxas de limpeza de ruas da máquina de varrer depois que sair a decisão da justiça em segunda instancia? O G-5 vai funcionar de forma transparente em nossa cidade, com endereço certo, com esclarecimento de função, no ano de 2012?  Comunicar com transparência é uma das obrigações de uma administração publica, mas em certos casos o povo ainda tem que recorrer aos adivinhos.
Seguro desemprego
O Governo criou novas regras para o seguro desemprego.  Este foi criado para ajudar quem precisa encontrar novo emprego e tem dificuldade.  E não pra quem não quer trabalhar e só quer receber.  Mas o “jeitinho brasileiro” acabou por profissionalizar a desocupação.  Agora para corrigir esta distorção o governo introduziu regras, como: ao solicitar o seguro, o trabalhador deve se candidatar a três vagas de emprego, que deve ser compatível com suas habilidades e ter salário igual ou superior ao que recebia antes. No caso do segurado recusar mais de três  proposta de emprego sem uma boa justificativa, como: estar estudando, ser muito longe de sua residência, perde o direito de receber o beneficio.

Qualidade de vida
Fraiburgo possuem todos os ingredientes para prover uma boa qualidade de vida a seus moradores. Tem clima agradável, altitude moderada, uma boa quantidade de massa verde. Uma densidade populacional baixa, não possui engarrafamentos, o deslocamento até nos postos de trabalhado é curto, e mantém aquele ar de cidade do interior. Tem um povo mestiço o que antropologicamente contribuiu para a convivência com o diferente e facilita a introdução de novas idéias.  Estamos sempre reclamando, e vendo o lado “escuro da força”, mas creiam, essas qualidades citadas são o “sonho de consumo” de muitos moradores de grandes cidades, são valores que possuímos e não quantificamos.  Precisamos amar nossa cidade.

Ivo Antonio Campagnaro
Toda cidade tem aquele "personagem" que viveu o dia a dia e pelo fato de ter vivido para a cidade, se identificou com a cidade.  Com seu trabalho, com sua opinião, ajudou a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito tornou-se um destaque histórico.  O personagem pitoresco de hoje é Agricultor, falecido em 17/06/2011, Ivo Antonio Campagnaro, um autêntico sindicalista, que com seu carisma e bom atendimento na sua feira móvel, se tornou conhecido e respeitado pelos amigos da cidade.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas simples, como você, que fez a nossa cidade como ela é. Um grande abraço meu amigo, esteja onde você estiver.

Combustível caro
No Brasil pagamos muito caro pelo litro de combustível.  Tanto que em países com economia menor, como a Venezuela, segundo documentários de TV você consegue encher um tanque de carro com o equivalente a R$ 5,00.  Mas o que me chama a atenção é que nós recebemos uma notícia desta sem o menor questionamento. Sem formular nenhuma pergunta, nem mesmo o obvio por quê?  Nas mídias várias “desculpas” são irradiadas, a exemplo do álcool, falam em quebra de safra, da destinação da cana para a produção do açúcar com preço mais atrativo no mercado internacional e na prática acaba importando 1,5 bilhões de litros de álcool por mês, processo que acaba encarecendo o litro do combustível para o consumidor brasileiro. Parece que a única arma que temos é o “questionamento” e a mudança de atitude, por que se troca governo e as velhas práticas continuam a mesma.

Cinco ministros em nove meses
A rotatividade de Ministros em Brasília é uma coisa impressionante.  No Governo Dilma.  Já são seis trocas em nove meses, o que mostra que quando um partido é o dono do cargo o desempenho do ocupante fica bem abaixo do esperado. As nomeações acabam sendo feito pela posição que o político ocupa no partido, e não pelas suas habilidades.  Além do mais a pratica é substituir, já que o partido não perde o cargo, não precisa ter alguém à altura do cargo, se não der certo substitui por outro do mesmo partido.  Assim o povo tem sempre um serviço publico de qualidade inferior.  E o preocupante é aceitar isso como natural.  Até quando?

15/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 15/09/2011 EDª 98

Neste ano não haverá CPMF
O Governo federal desistiu de reeditar a CPMF para este ano, mas analisando com um olhar de economista, já causou nos bastidores o temor, energia suficiente para desencadear todos os mecanismos de proteção que podem gerar a inflação.  Um boato derruba bolsas e muda os humores dos investidores, e faz com que o cotidiano mude. Parece até aquela piada, onde o filho bateu o carro do pai e precisa contar. E começa a conversa dizendo tenho duas coisas para lhe contar, a primeira que fez teste de HIV e deu positivo, o pai fica muito nervoso, daí ele continua fiz a contraprova e deu negativo. Que alivio, e qual seria a outra coisa: bati seu carro e eu estava errado. O pai aliviado abraça o filho isso é só perda material.  Assim o governo já falou que está soropositivo (criou o pavor, quer a CPMF), só resta saber se ficaremos estáticos quando ele pedir a reedição da CPMF em 2012. E o “povo responder que isso é só “perda Material”.

Buracos na SC-453
Quem viaja na nesta rodovia no sentido Fraiburgo a Videira ou vice versa tem percebido uma concentração de buracos.  Tenho certeza que não faz parte de nenhum pacote de propaganda turística. A saída será uma cobrança em conjunta dos Prefeitos da região, pois todos usam com freqüência este trecho e uma fiscalização mais intensa no peso dos caminhões. Já da forma que está não tem como o motorista desviar dos buracos, é só escolher em qual você vai cair. A única certeza é que vai cair.  Proponho um projeto que dê desconto nos impostos cada vez que um novo buraco for aberto na rodovia.  O agravante é que copa do mundo está chegando e os estrangeiros vão adorar ver os pitorescos buracos, aliás, eles gostam de ver coisas que não tem em seus países.
A “mesmice” das novelas
As novelas da TV são fatos extraídos da vida real. Na verdade os autores dizem apenas descrever o cotidiano.   Mas um fato me preocupa muito.  Como regra geral, a ideologia da emissora fica explicita na “mesmice” da novela.  Começa uma nova novela, é sempre um personagem bom e outro mal, brigam entre si na trama toda, como se o problema da sociedade fosse eliminar aquele individuo que você não tolera.  O Problema da sociedade é de relações sociais e não de relações pessoais.  Assim devemos lutar para resolver aquilo que é comum a todos, não aquilo que resolve o problema de uma única pessoa. “Faça ao outro aquilo que deseja ter pra si” e assim faremos um mundo melhor, mesmo tendo as novelas.

Ministério Público denuncia
O Ministério Público federal ofereceu denuncia contra três funcionários do INCRA mais seis integrantes da diretoria da Associação dos Pequenos produtores Rurais do Assentamento Butiá Verde de Fraiburgo, acusados de várias irregularidades nas licitações e prestações de contas da entidade. No processo consta como valor de venda de árvores (pinus) retiradas do assentamento R$ 1.340.000,00, apesar dos acusados apresentarem informação dos gastos, não conseguiram a comprovação de efetiva realização dos serviços e entrega de bens.  Aguardamos o desfecho do caso para completar nossa reportagem.

Privatização da água
Recebi por e-mail uma pergunta e quero tornar-la publica.  Refere-se à SANEFRAI uma empresa de autarquia pública.   Segundo um leitor, há um boato que o está preocupando, o fato de que estão pensando em privatizar a SANEFRAI ainda neste mandato.  Penso que isto não é verdade, e se não me falhe a memória, uma das primeiras lutas do então partido do Prefeito (PMDB), antes de elegê-lo no primeiro mandato, foi Municipalizar a CASAN, hoje SANEFRAI.  Por isso, guardo as devidas proporções e não creio muito nesse boato.  Mas deixo a minha coluna em aberto, para quem souber mais sobre esse assunto e quiser opinar. Sinta a vontade. 

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO NA EDª Nº 98

Pacote completo

Na semana que passou, a realização de uma reunião era muito aguardada pelos amantes da política Fraiburguense. Tratava-se da reunião que decidiria uma união formal entre o PSB e o Partido Progressista. Um filiado me contou que ela não ocorreu, mas nos bastidores garantiu que a tal “coligação” foi aprovada sem restrição é só uma questão de tempo. Na prática, segundo ele, isso possibilita que Emerson Zabloski se torne o mais valioso filiado do PP e seja um coringa na eleição, podendo ser o Candidato Maior numa chapa composta por estes dois partidos, ou mesmo negociar uma vaga na condição de vice com qualquer dos outros partidos preferenciais, como o PMDB ou o futuro PSD.  Nessas condições eu ouvi o Pré - candidato Ivo Biazzolo dizer: “se o PP não fizer bobagem, só não será o meu vice se não quiser”.  Essa coligação seria o sonho de qualquer um candidato e já vem com “pacote completo”.
Um felino no ninho do tucano
Numa edição anterior noticiei que o político Edi Lemos, conhecido como “tigrão” foi parar no ninho dos tucanos e sei que isto não é mais novidade.  Mas depois de refletir bastante sobre os motivos que levaram este polemico personagem a decidir pelo PSDB, muitas teses surgiram.  Devo dizer que um “felino em ninho de pássaro é um tanto assustador”, e creio que a paz poderá ser ameaçada.  O PSDB local sofreu algumas baixas depois que seu principal articulador ex – candidato a chapa majoritária Antonio Carlos Ribeiro foi acusada de proteger e eleger seu irmão o vereador “Litrinho” do PR em desfavor do PSDB, inconsolados resolveram deixar a sigla.  Uma das teses, diz que Edi Lemos vem para resgatar o espaço que o partido perdeu com este episódio, a outra se trata da ocupação dos espaços, vem para ocupar um espaço deixado pelos dissidentes.  Mas de concreto mesmo, somente que temos um “felino em ninho de tucano”.

A Vida dedicada ao esporte
Toda cidade tem aquele "personagem" que vive o dia a dia e pelo fato de viverem para a cidade, se identificarem com a cidade.  Exercitam sua arte, e através de sua conversa, de seus comentários ajudam a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna se um destaque.  O personagem pitoresco de hoje é o incentivador do esporte, o gaúcho Sapuca, torcedor do colorado, polêmico, amado por uns, odiado por outros, mas que com seu carisma e sua escolinha de futebol, seus torneios e campeonatos esportivos se fizeram conhecido e respeitado pelos amigos do esporte.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas simples, como você, que faz e conserva a história do esporte da nossa cidade, que com passar dos anos fica cada vez mais esquecidas.  Mas Bah thê e o coloradão será que chega à final do campeonato?

Toni do Sine parece um Mineiro
Fiquei impressionado com o prestígio que este ex- político goza nas instancias superiores.  Na SDR de Videira é muito bem visto. Mesmo sem mandato tem a liberdade de falar com o secretário de estado Ceron em Lages não no gabinete, mas na fazenda sem marcar hora.  E não duvido que o Governador Raimundo também não faça o mesmo.  É um Lageano nato, mas parece um mineirinho, fica quietinho sem fazer alarme, mas devagarzinho continua fazendo seu trabalho.  Hoje vice-presidente do PSD vai pro tudo ou nada na próxima eleição, mas sempre mantendo o jeitinho mineiro de um “caboclinho Lageano”.

Para quem pretende ser candidato
Para quem pretende participar do próximo pleito e tentar uma vaga no legislativo, vale este recado, deve fazer sua filiação partidária até sete de outubro de 2011, pois há a exigência de estar filiado um ano antes no partido de sua preferência.  “Quem plantou, vai sonhando com a colheita, quem não planta não tem o direito nem de sonhar”.

14/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EN 14/09/2011 NA EDª Nº 99

Onde está a luz?
Ouvi falar nesta semana de que a educação municipal de Fraiburgo está na frente de outros municípios a “ano luz”.  Porem é discurso um tanto insólito. Não sei quem eles estão querendo enganar? Ainda existem escolas municipais sem biblioteca, sem refeitório, sem PPP, sem grêmio estudantil, sem laboratório para pesquisa, sem estrutura que garanta a acessibilidade, sem ginásio de esportes, sem planejamento, pouco democrático.  Lanço um desafio: passem uma semana numa escola municipal, acompanhando o cotidiano dela e sentirão o verdadeiro sentido da expressão: “Não preste atenção no que eles dizem, mas sim no que eles fazem”.
O pior cego é aquele que não quer ver
A calçada da Rua Arnoldo Frai continua sendo construída, pude notar que não foi corrigido o problema de sinalização que impedirá que portadores de deficiências visuais tenham problemas ao se locomoverem.  O trilho de saliência no chão que deveria servir de guia para as bengalas de cegos estão interrompidos por objetos ou estão tão próximos dos postes, os cegos vão bater contra eles a todo instante, principalmente se forem canhotos.  Já no lado direito de quem segue no sentido centro ao lago, os cegos vão bater inclusive dentro de um orelhão.  Peço aos senhores administradores que observem novamente este detalhe e façam a correção. Continuo lembrando que o pior cego é aquele que não quer ver.
Novas vagas na câmara
Tem sido uma situação muito comentada nos últimos dias. A ponto de alguns segmentos da sociedade civil, sete segmentos, solicitarem a revogação da lei que autorizou o aumento do numero de vagas na câmara. O que me causa espanto é o argumento de que isto aumentaria a despesa da entidade, sendo que as câmaras só podem receber um repasse no máximo de 6% arrecadação independente do número de vereadores existente, se não usarem este valor devem devolver ao executivo a sobra, que nem sempre deixa claro onde usa o valor devolvido.  Ora se não usar aqui, vai ser usado lá, sendo que de qualquer forma se torna um dinheiro público a ser gasto. Não se questiona a produtividade destes eleitos, a curta jornada de trabalho ou mesmo o valor de seus salários, apenas a sua quantidade.  Sem contar que na relação de pedintes não consta, sindicatos de classe, associações de bairro, Movimentos Religiosos, e mesmo um plebiscito popular que determinaria um universo bem maior de consultados. 
Diretores da radio vão á Brasília
Na última conversa com a Presidente da Associação Comunitária Fraiburgo, Liliane Carati que dirige a Rádio Comunitária, situada no São Miguel, fui informado que houve a necessidade parar a transmissão da rádio pela segunda vez, por uma semana, e continuar apenas pela net, para cumprir uma determinação legal de adequação de documento. Neste período Liliane e Marcelo Saldanha irão à Brasília e serão recepcionados por dois Deputados Federais do PT que estão na assessoria e auxiliarão no complemento dos documentos junto ao ministério das comunicações.  Continuo reafirmando, que a democratização da informação é um direito do povo, e ela passa pela abertura de novos veículos de comunicação, o povo do bairro São Miguel merece ter uma rádio, Sucesso.
O grande Vendedor
Toda cidade tem aquele "personagem" que vive o dia a dia e pelo fato de viverem para a cidade, se identificarem com a cidade.  Exercitam sua arte, e através de sua conversa, de seus comentários ajudam a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna se um destaque.  O personagem pitoresco de hoje é o grande vendedor da loja Rio Verde materiais de construção, o Adenício, um autêntico “barriga verde”, mas que com seu carisma e bom atendimento se tornou conhecido e respeitado pelos amigos da cidade.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas simples, como você, que faz a nossa cidade como ela é. Não se esqueça de me convidar para comer o “pirãozinho de peixe no dia do teu aniversário”.

PUBLICADO O DIARIO DE FRAIBURGO EM 14/09/2011 EDª Nº97

Nelmar para Deputado

Fontes próximas ao prefeito Nelmar Pinz (PMDB) informaram, que ele após este mandato, poderá constar na lista de pré-candidatos do seu partido.  Disseram que ele pretende candidatar-se a uma vaga no Legislativo Estadual.  Se esta informação for verdadeira, poderá explicar antecipadamente a preferência do chefe do executivo pelo seu sucessor.  Se o escolhido pelo diretório for Gabriel Fantin, este  não esconde sua preferência estadual declarada ao Deputado Romildo Titon (PMDB) e provavelmente teria dificuldades de apoiar Nelmar.  Já o atual vice-prefeito Edilberto Ferreira (PMDB) que recebeu até agora a maior votação individual para Deputado Estadual na cidade de Fraiburgo, não teria problemas em apoiar o então prefeito nesta empreitada. Com esse quadro não fica muito difícil de concluir que “Beto” pode acrescentar mais no projeto político futuro de Nelmar, caso essas informações se confirmem.

Aprender com a derrota
Quando estamos no topo, dificilmente aprendemos alguma coisa.  A tranqüilidade de estar no comando nos cega, a falta de concorrência impede nosso crescimento. Ontem fui jogar futsal representando o nosso bairro São Sebastião na competição denominada Interbairros, fomos vencidos pela segunda vez, mas uma voz do filósofo “Zé Careca” grande incentivador do esporte local, nos disse: “lembrando um professor que eu tive que dizia sempre se aprende mais na derrota do que com as vitórias” ele exclamou, eu estou numa fase intensa onde estou aprendendo demais! Isso serve para muitas analises sociais, quem não teve um político que era “gente boa”, falava a língua do povão, que aprendia escutando as dores do povo e hoje no poder, ficou surdo e desaprendeu, e está na contra mão da história? Filosofias a parte, será que vai ter que seguir nosso exemplo esportivo e voltar a aprender com a derrota?

Sete de setembro serve pra que?
Esta data no passado era uma data patriótica, onde nos venderam uma imagem de que fomos libertados do grande mal. Mas a que mal se referiam? Será, quando aquele cavalheiro do quadro com a espada levantada gritou “independência ou morte” ele resolveu todos os problemas sociais da futura nação brasileira? Nunca seremos livres enquanto continuar - mos analfabetos, famintos, desabrigados e subjugados por uma minoria que domina nossos pensamentos. Os desfiles programados servem na verdade para o poder institucional mostrar a sua força, os seus projetos é quase uma apologia a “eu mesmo”.  Pena que a chuva tenha estragado na maioria dos municípios o brilho desse teatro ao ar livre e atrapalhou o termino das obras que poderiam ser inauguradas ou anunciadas no palanque oficial.  Creiam desfilar ou assistir um desfile não muda a minha vida, mas a deles isso já não tenho certeza. Faça um exercício patriótico, reflita sobre: a quem interessa a existência do desfile de sete de setembro no Brasil?

Posso dar o remédio, não a saúde
Em nosso país muitos querem a vida fácil, por isso passam a culpar sempre alguém quando seus projetos não dão certo. Na idade média culpavam “Deus”,pois tudo provinha dele inclusive o mal, as pragas sob forma de castigo, a má sorte as doenças, a morte, e com ele a promessa de uma vida boa, na outra vida no paraíso, mas sempre sob a ameaça do inferno.  Agora na atualidade deixaram Deus de lado, e o substituíram pelo estado.  Muitos acham que se desbarrancar um morro a culpa é do presidente, do governador ou do prefeito. O estado não pode dar a saúde, ou evitar que você tenha uma doença, pode dar a consulta, ou o remédio, prometem a vida boa pra você depois que se elegerem, sempre com a ameaça de que se for o outro isso não vai ocorrer.  O que eu quero dizer com isso, que tudo por mais divino que pareça ele esbarra em certos limites. Se nos eleitores tivéssemos olhos de raios-X não erraríamos tanto, portanto faríamos boas escolhas. Quem precisa aperfeiçoar o mecanismo de escolha, somos nós o povo, para entendermos como funciona está maquina que dá “vida boa para a minoria”.

Aprendendo cada vez mais
Toda cidade tem aquele "personagem" que vive o dia a dia e pelo fato de viverem para a cidade, se identificarem com a cidade.  Exercitam sua arte, e através de sua conversa, de seus comentários ajudam a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna se um destaque.  O personagem pitoresco de hoje é o incentivador do esporte fraiburguense, o colorado “Zé Careca”, que com seu carisma e sua escolinha de futebol, seus patrocínios esportivos, se tornou conhecido e respeitado pelos amantes do esporte.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas simples, como você, que faz e conserva a história do esporte da nossa cidade, que com passar dos anos fica cada vez mais esquecidas. E é claro espero que você pare de aprender com as derrotas, pois já é um vencedor.

13/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO NA EDº Nº 96

Não será Fácil manter

Após os episódios das greves surgidas em territórios dominados pelo PT e PMDB, como Joinville (Greve dos professores) e outras greves, que afetaram a opinião pública do novo governo estadual, a aliança deste partido com o atual Governador Raimundo Colombo nas entrelinhas parece não estar com a mesma firmeza que as mantinha o ex-governador Luiz Henrique.  O novo partido PSD surge como resposta a essa instabilidade, e deve em muitos municípios ditar a separação entre estas duas siglas.  Neste contexto, cargos municipais com nomeações estaduais estão com os dias contados e a substituição de nomes será inevitável. O Governador Raimundo quer organizar um time forte e independente que possa garantir sua reeleição, e sabe que é necessário eleger o maior número de Prefeitos e vereadores no estado.  Assim sem medo de errar, não será fácil de manter está boa relação.
Grandes Obras
Quem ganha com a realização de grandes obras públicas? Se perguntar para o gestor público ele vai dizer que é o povo, ou a cidade, mas na prática nem sempre é assim. Na maioria das vezes o acesso não é dado ao povo. No Brasil o povo é o “pobre” o rico é considerado outra classe e não faz parte do povo.  Basta observar que as grandes obras não “nascem” ao redor da pobreza, quando são feitas, o acesso é restrito ou controlado.  Em fraiburgo, na roda de conversa tem havido questionamentos a respeito de obras, que não posso negar são várias, umas em andamento outras já concluídas, mas são feitas a custa de que? E localizadas próximo aos patrimônios de quem? Se você conseguir refletir sobre isto, e responder a esta pergunta, entenderá a pergunta inicial, e vai saber que cada vez mais o povo é o menos atendido com as grandes obras.

Posto de Saúde
Como escrevi antes, povo é o mais “pobre” e nada combina tanto com o pobre como tratar problema de saúde em um Posto de Saúde de Bairro.  Bastou esfriar e chover para que o “postinho” como carinhosamente é chamado ficasse cheio de pessoas buscando socorro.  Fui de manhã fazer o controle da pressão arterial e percebi que tinha muitas mães com seus filhos pequenos tentando um alivio. Mas a placa indicava que haveria 10 fichas para um determinado médico e 12 para outro, número insuficiente para atender a todos os solicitantes. Fui até a atendente, que foi muito atenciosa e solicitei uma ficha pra meu filho menor que apresentava quadro de dores na garganta e na altura do pulmão, e ela me explicou que não havia mais fichas. Sugeriu que eu voltasse quinta feira e alertou que amanhã é feriado.  Em uma rápida reflexão, pensei: aqui devem ter umas duas mil pessoas no bairro e ficamos refém de 22 fichas. Como deveremos fazer combinar de forma alternada o dia que ficarei doente? Não adianta fazer grandes obras de saúde perto dos “pobres” se o acesso não lhe for permitido.

Erradicar a pobreza
Por mais complexo que seja o desafio, considero perfeitamente realizável a meta de erradicar a pobreza no Brasil. Imagino que um político que soubesse a fórmula de erradicar este mal da noite para dia, não seria tolo o bastante para não realizar, até pelo prestigio político que isto lhe daria. A decisão da Presidência de colocar o enfrentamento da fome como ponto prioritário da agenda governamental foi de extrema importância.  É pena que este modelo não seja seguido por gestores municipais.  Há uma necessidade humanística de acabar com a fome e pra isto precisamos de políticas públicas voltadas exclusivamente pra este setor. Eu gostaria muito de votar em um candidato e dizer: valorizei meu voto, pois este acabou com a fome do meu povo.

As histórias que o Gustavo conta
Toda cidade tem aquele "personagem" que vive o dia a dia e pelo fato de viverem para a cidade, se identificarem com a cidade.  Exercitam sua arte, e através de sua conversa, de seus comentários ajudam a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna se um destaque.  O personagem pitoresco de hoje é o contador de história Gustavo Ribeiro, que com seu carisma e suas “histórias” e com o seu ônibus de transporte de pessoas do interior tornou-se conhecido e respeitado pelo público popular.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas simples, como você, que faz e conserva a história da nossa cidade, que com passar dos anos fica cada vez mais esquecidas.