05/09/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO EM 05/09/2011 EDº 93

Sigilo

Na atualidade o grande desafio é comunicação. Aquele que melhor conseguir comunicar, sua descoberta, sua idéia, sua ideologia, seu produto e quem vai ser bem sucedido.  A comunicação está presente em todas as ciências.  Qual o produto vendido por uma universidade senão informação, e para vender bem, precisa comunicar-se bem. Em um mundo onde a comunicação assume um papel principal, o sigilo se torna um dos bens mais preciosos da atualidade. Vale lembrar que bandidos disfarçados de advogados de posse de informações sigilosas (bancos, Denatran, INSS) forjavam processos de cobrança de indenização e recebiam em nome desses falsos clientes grandes quantias.  Fatos como esse levantam a discussão, de quem é a responsabilidade pelos nossos dados sigilosos?  
FUNAI
Fontes “sigilosas” revelam que a fundação Nacional do Índio está empenhada em resolver a questão relacionada à solicitação dos índios da etnia Kaigang em fraiburgo, que reclamam a posse de terras indígenas (processo na justiça de Caçador), motivados pela existência de cemitério indígena e da exploração turística comercial.  Existe inclusive a possibilidade de uma grande concentração, “assembléia indígena” com a presença de muitas tribos, com seus caciques e pajés, aqui na cidade de fraiburgo para discutir entre vários temas a demora da justiça em julgar a ação proposta pelos nativos brasileiros.  Provavelmente se a índia Liberata estivesse viva também estaria lutando pela classe e pelo direito de posse.
PT e suas proibições
O Partido dos Trabalhadores numa resolução política nacional regulamentou a ampliação das alianças para coligações municipais. Nesta resolução deixou clara a proibição de estabelecer coligação com os seguintes partidos: PSDB, PPS, DEM. Fazendo a reflexão local, o DEM aqui deve ser absorvido pelo PSD, portanto por eliminação se o PT local seguir a orientação nacional deve sair com candidatura própria (pura) ou estabelecer coligação com o PMDB. Se tiver candidatura própria, teremos em tese três opções para a majoritária.  Na segunda parte da resolução. O governo pretende regulamentar as mídias e fortalecer a telecomunicação. Mas o item principal é evitar que políticos dominem empresas de comunicação ou tenham propriedade cruzada, isso acontece com freqüência na radiodifusão e em canais de TV.

Nova Tentativa
Novamente "forças ocultas" tentaram uma investida contra um bem comunitário.    Tentaram fechar outra vez a radio, comunitária do bairro São Miguel.  O povo indignado mandou inúmeras notas por e-mail manifestando a indignação coletiva.  Está claro que há interesses particulares envolvido nessa censura.  Calar este meio de comunicação interessa a um grupo, e a lei diz que sempre deve prevalecer a proteção da maioria (coletivo) em detrimento da minoria (pessoais).  Quase sempre o discurso do governo federal é de fomentar a Democratização da comunicação e na prática está bem longe do discurso.

O apoio do Gabriel
O Vereador Gabriel Fantin (PMDB) é da ala mais conservadora do partido, fontes revelam que ele é o único que une os "antigos do PMDB", comentaristas externos apostam que ele tem a maioria dos votos do diretório.  Os dissidentes do PMDB afirmam informalmente que voltariam para sigla se o vencedor das prévias for o Gabriel.  Há também os que afirmam, que nas entrelinhas ele deixa escapar que sai com chapa pura e tem na Marta a figura preferencial de um vice. Fofocas a parte, mas sem coligação nenhuma, numericamente falando será que o PMDB tem votos para bater uma oposição pluralista que ameaça nascer.

Destino do PSB
O Secretário da defesa Civil Geraldo Althoff se prontificou a organizar o partido, e por orientação da estadual  determinou que o PSB vai ser "barriga de aluguel" do PSD, Um raciocínio com requinte de crueldade: na hipótese do PP manter a coligação com o PMDB e do PSB apoiar o recém criado partido, ou eles migram para o PP ou se filiam no PMDB perdendo assim o espaço institucional do partido que lhes elegeram.  Como anunciei em uma edição anterior, os boatos que empossavam Osenir (PP) no lugar de Paulo Santos (PSB) fica totalmente descartado

02/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 03/09/2011 ED° 92

Vice Prefeito deve assumir
Fontes próximas à prefeitura deixaram no ar que o Vice-Prefeito Beto Ferreira deve no meio deste mês assumir o comando da prefeitura por um período de um mês, as razões não foram divulgadas, mas esse é um sinal claro de que Beto vem se destacando como o preferido de Nelmar Pinz para sua sucessão e quebra pela segunda vez a tradição municipal dos vices, que raramente assumiam o cargo principal.  A fonte revelou ainda que na disputa interna no diretório, Beto vem fazendo muito bem o “trabalho de casa” e já mostrou ter a preferencia do diretório, acima mesmo de nomes como Marta Bachi e Gabriel Fantin.  Diz ainda que Beto, se escolhido for  não abre mão de uma boa coligação e estará aberto pra futuras negociações.

CPMF quer voltar
Nem bem acordamos a TV já anuncia o interesse da Presidente Dilma Rouseff em reeditar o famoso imposto conhecido como CPMF que nasceu para solucionar os problemas da saúde no brasil. Foram arrecadados em efeito cascata milhões de reais e a CPMF nunca deixou de ser apenas uma forma agressiva de tributação.  Não vou entrar no mérito do comentário da presidente que disse “que antes houve desvio por isso não se obteve êxito”, mas que agora vai ser sim aplicado na saúde.  Bem, acredito que o povo deveria ser consultado em um plebiscito dizendo se concorda com a reedição deste “maldito fardo”, pois como eu escrevi ontem nesta coluna, o governo precisa por mágica, só para o aumento do salário mínimo, fazer aparecer 13 bilhões de reais e no outro dia anuncia que quer reeditar o CPMF, continuo pensando que ainda era mais fácil trabalhar de vassalo na idade média pagando um terço para o rei.

Luiz Coelho agradece
Nesses dias Luiz Coelho, através de parcerias, entregou mais 50 kimonos aos meninos e meninas que praticam karatê-dô.  “Esse kimonos vieram em boa hora, diminuíram o déficit desse material de treinos que tínhamos, parcerias como essa fortalecem ainda mais nossa modalidade, quero em nome de todos os praticantes do karatê-dô de Fraiburgo agradecer a Caritas Diocesana e a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC, por intermediarem a liberação desses recursos e por acreditarem na inclusão social que estamos realizando em Fraiburgo, utilizando o karatê para isso”. Concluiu o professor.

Apoio importantíssimo
O Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes recebeu um apoio importante de dois vereadores: João Alvadi (PPS) e Juliano da Costa (PSB) que estão empenhados para tentar realizar liberação de recursos financeiros.  Este projeto é desenvolvido desde outubro 2006 pela Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo.   Na Sala de Inclusão Digital da APAFEC, mais de 900 pessoas participaram dos cursos básicos, avançados, montagem e manutenção de computadores, curso de instrutor em informática ou navegação de internet. Certamente os participantes deste projeto terão maiores chances de ingressarem no mercado de trabalho e de servirem a comunidade, por isso apoios como esse são importantíssimos.

Protocolar é preciso
Para manter e ampliar o trabalho de cidadania e conscientização que vem realizado há quase 09 anos, a coordenação da APAFEC, protocolou no dia 30/08, junto ao líder do governo municipal na câmara de vereadores Sr. Gabriel Fantin, um pedido de celebração de convênio com a prefeitura, para liberação de R$ 600,00 mensais, para custeio de despesas correntes. Esse mesmo pedido foi protocolado pelo vice-prefeito Sr. Beto Ferreira em janeiro desse ano, e não havia sido respondido até 30/08. O vereador Gabriel Fantin, garantiu que irá empenhar-se para que esse convênio seja celebrado o mais rápido possível e ainda disse que procurará outras fontes, entre elas, ventilou a possibilidade de providenciar a liberação de uma subvenção social. Vale lembrar que esta ação atinge diretamente mais de 220 pessoas que integram os projetos sociais desenvolvidos no bairro São Miguel.

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 02/09/2011 ED° 91

Novo salário mínimo

O governo iniciou o processo para estabelecer o novo salário mínimo, o valor está previsto para quase R$ 620,00 um aumento em torno de 13% com relação ao antigo salário.  É pouco provável que um trabalhador rural, colhedor de maçãs, fique muito entusiasmado com este aumento e que a economia de uma cidade seja resolvida só porque o salário mínimo recebeu um acréscimo.  Sem contar que todos os bens sofrem aumento, mesmo antes de o trabalhador colocar as mãos no seu salário, que como o nome diz apenas lhe garante o mínimo.

Impacto para o Governo

O efeito “maquiagem” que o aumento exerce sobre a opinião popular é logo descoberto quando o trabalhador percebe que todos os preços se elevam sob o pretexto do reajuste do salário mínimo. O governo para pagar os seus compromissos vai precisar arrumar da noite para o dia em 13 bilhões de reais.  É preciso saber de onde sairá este montante, como o governo não faz parte da cadeia produtiva e vive da cobrança de impostos, provavelmente sairá da classe trabalhadora que há pouco tempo estava comemorando um “aumento de salário”.

Uma cidade de 50 milhões de reais

Quem administra a cidade de fraiburgo, administra um orçamento em torno de cinqüenta milhões de reais por ano. O interessante que não existe um político que diga que exerce com alegria o cargo que lhe foi confiado. Atribuem ao cargo muito esforço, muito sofrimento, e muita dificuldade, que é uma atividade que não vale à pena, mas são poucos os que abrem vaga para que outro político tome o seu lugar e sofra um pouco.  Não sei quais são as razões de cada um, mas que administrar cinqüenta milhões de reais por ano deixa qualquer um disposto sofrer um pouco mais.

As trovas do trovador

Toda cidade tem aquele "personagem" que vive o dia a dia e pelo fato de viverem para a cidade, se identificarem com a cidade.  Exercitam sua arte, e através de sua conversa, de seus comentários ajudam a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna se um destaque.  O personagem pitoresco de hoje é o trovador Adão Rodrigues, com seu carisma e suas “trovas” e com o seu programa de radio no bairro São Miguel tornou-se conhecido e respeitado pelo público popular.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas simples, como você, que fazem a história da nossa cidade ficar cada vez melhor.



PSDB tem mais um “Tucano”

O ex-prefeito Edi Luis de Lemos, político descrito como, polêmico, classificado como detentor de boa representatividade foi o comentário desta manhã nas rodas de política.  O assunto foi sua decisão de se tornar mais um tucano no ninho do PSDB local. Atitude que surpreendeu os desavisados, e acrescentou um novo tempero nas possibilidades de composição para as próximas eleições. Apesar de Edi ainda estar inelegível para os próximos quatro anos, o seu apoio partidário é importante fortalecer a candidatura solo do PSDB ou mesmo oferecer um vice de peso para as novas forças que estão se formando em fraiburgo.







ACIAF e a enquete

Da mesma forma que solicitei ao Presidente da Câmara e Radialista que esclareça sua posição, com relação ao aumento de vagas na câmara, recebi informações de que a ACIAF promoveu entre os seus associados uma enquete, onde mais de 90% opinaram contra o aumento das vagas para vereadores no legislativo local.  Na coluna anterior já deixei bem claro a minha opinião, o problema é de produtividade e não de quantidade, o que temos que questionar é o custo benefício. Se o objetivo for descentralizar o poder, precisamos aumentar a representatividade (número de vereadores).  Sugiro a ACIAF que continue fazendo enquete sobre temas diversos, isto é saudável para democracia.  Proponho uma enquete para medir o grau de satisfação do povo com relação aos salários pago em fraiburgo, ao Prefeito, Vice-Prefeito e aos secretários, e aproveite, pergunte também se R$ 619,00 do novo salário mínimo vai dar um complemento que falta nos sonhos de um trabalhador.   

01/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 02/09/2011 ED° 91

Novo salário mínimo
O governo iniciou o processo para estabelecer o novo salário mínimo, o valor está previsto para quase R$ 620,00 um aumento em torno de 13% com relação ao antigo salário.  É pouco provável que um trabalhador rural, colhedor de maçãs, fique muito entusiasmado com este aumento e que a economia de uma cidade seja resolvida só porque o salário mínimo recebeu um acréscimo.  Sem contar que todos os bens sofrem aumento, mesmo antes de o trabalhador colocar as mãos no seu salário, que como o nome diz apenas lhe garante o mínimo.

Impacto para o Governo
O efeito “maquiagem” que o aumento exerce sobre a opinião popular é logo descoberto quando o trabalhador percebe que todos os preços se elevam sob o pretexto do reajuste do salário mínimo. O governo para pagar os seus compromissos vai precisar arrumar da noite para o dia em 13 bilhões de reais.  É preciso saber de onde sairá este montante, como o governo não faz parte da cadeia produtiva e vive da cobrança de impostos, provavelmente sairá da classe trabalhadora que há pouco tempo estava comemorando um “aumento de salário”.

Uma cidade de 50 milhões de reais
Quem administra a cidade de fraiburgo, administra um orçamento em torno de cinqüenta milhões de reais por ano. O interessante que não existe um político que diga que exerce com alegria o cargo que lhe foi confiado. Atribuem ao cargo muito esforço, muito sofrimento, e muita dificuldade, que é uma atividade que não vale à pena, mas são poucos os que abrem vaga para que outro político tome o seu lugar e sofra um pouco.  Não sei quais são as razões de cada um, mas que administrar cinqüenta milhões de reais por ano deixa qualquer um disposto sofrer um pouco mais.

As trovas do trovador
Toda cidade tem aquele "personagem" que vive o dia a dia e pelo fato de viverem para a cidade, se identificarem com a cidade.  Exercitam sua arte, e através de sua conversa, de seus comentários ajudam a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna se um destaque.  O personagem pitoresco de hoje é o trovador Adão Rodrigues, com seu carisma e suas “trovas” e com o seu programa de radio no bairro São Miguel tornou-se conhecido e respeitado pelo público popular.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas simples, como você, que fazem a história da nossa cidade ficar cada vez melhor.

PSDB tem mais um “Tucano”
O ex-prefeito Edi Luis de Lemos, político descrito como, polêmico, classificado como detentor de boa representatividade foi o comentário desta manhã nas rodas de política.  O assunto foi sua decisão de se tornar mais um tucano no ninho do PSDB local. Atitude que surpreendeu os desavisados, e acrescentou um novo tempero nas possibilidades de composição para as próximas eleições. Apesar de Edi ainda estar inelegível para os próximos quatro anos, o seu apoio partidário é importante fortalecer a candidatura solo do PSDB ou mesmo oferecer um vice de peso para as novas forças que estão se formando em fraiburgo. 

ACIAF e a enquete
Da mesma forma que solicitei ao Presidente da Câmara e Radialista que esclareça sua posição, com relação ao aumento de vagas na câmara, recebi informações de que a ACIAF promoveu entre os seus associados uma enquete, onde mais de 90% opinaram contra o aumento das vagas para vereadores no legislativo local.  Na coluna anterior já deixei bem claro a minha opinião, o problema é de produtividade e não de quantidade, o que temos que questionar é o custo benefício. Se o objetivo for descentralizar o poder, precisamos aumentar a representatividade (número de vereadores).  Sugiro a ACIAF que continue fazendo enquete sobre temas diversos, isto é saudável para democracia.  Proponho uma enquete para medir o grau de satisfação do povo com relação aos salários pago em fraiburgo, ao Prefeito, Vice-Prefeito e aos secretários, e aproveite, pergunte também se R$ 619,00 do novo salário mínimo vai dar um complemento que falta nos sonhos de um trabalhador.   

31/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 89

O Símbolo na capa
Fui questionado por alguns leitores sobre o símbolo da cidade que sai impresso na capa deste jornal, aquele que é alusivo aos cinqüenta anos da fundação de Fraiburgo.  Algumas pessoas recebiam o jornal e não o estavam lendo, porque relacionaram o símbolo comemorativo aos do informativo municipal, até chamaram de “jornal da prefeitura”, quero esclarecer que este periódico é uma empresa privada, não recebe patrocínio público, é um órgão independente e tem o objetivo de informar com transparência, o símbolo é apenas uma homenagem.

Suspeitas sobre o PSD Catarinense
Em minha opinião a composição deste novo partido deve incomodar muita gente, como diz o grande articulador do PMDB o Senador Luiz Henrique da Silveira, “eleição se ganha ao atar” se referindo ao nó inicial das composições, das coligações, e as parcerias.  Ao estabelecer boas parcerias está se ganhando a eleição antes da mesma.  O que tem feito o PSD é estabelecer boas parcerias, fazendo boas filiações, elaborando um partido que nasce gigante.  Como todo gigante, a estratégia começa a incomodar, e as reações são previsíveis.  Os partidos afetados pela nova sigla questionam as assinaturas de pessoas em lista de apoio, inclusive de nomes de pessoas já falecidas. Um partido que nasce grande e sob suspeita, vamos ver onde arrebenta a corda? 

Pais ainda querem escolher
É quase inacreditável que pais ainda queiram escolher a profissão dos seus filhos, isso tem gerado uma legião de profissionais insatisfeitos. Na universidade tem muitos estudantes que estão terminando o primeiro curso para agradar seus pais, mas já está de olho no segundo curso, este sim do seu agrado. É necessário para fazer esta escolha que não haja a pressão preconceituosa dos pais e deixar que o estudante seja um buscador de “trabalho” com brilho no olhar e com vontade total de “fazer a diferença”, de “fazer acontecer”.

Onde começa a nova revolução
Antes a revolução social começava nas ruas, durante os encontros, incentivado pelos comícios e através de grupos ideológicos, agora ele começa e acontece através das redes sociais. A dimensão que as redes sociais tomaram na vida do cidadão comum é algo que não podemos medir.  O que falta em Fraiburgo é uma mudança de atitude, o povo tem que se conectar nas redes sociais e começar a discutir temas de interesse comum como: criação de novos empregos, diminuição dos impostos, prioridades para cada bairro, melhor logística de transporte público, maior transparência na aplicação do dinheiro público e etc. É necessária uma revolução na comunicação para que haja uma evolução social no nosso modo de vida.

Se a moda pega
Aqui ainda não aconteceu, mas esses dias eu vi no noticiário na TV, que um delegado emitiu uma intimação para uma criança de cinco anos, obrigando ela a vir depor, pois a mesma havia mordido a mão da sua professora.  A professora registrou queixa contra o menor. Se não fosse a habilidade do conselho tutelar, o delegado tinha levado o menor para delegacia. Já pensou se a moda pega, “o conselho tutelar vai ter muito trabalho”.

O Homem com um grande coração
Toda cidade tem aquele "personagem" que vive o dia a dia e pelo fato de viverem para a cidade, se identificarem com a cidade.  Exercitam sua arte, e através de sua conversa, de seus comentários ajudam a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna se um destaque.  Gosto muito do Tyno (Fotografo), esse polaco é um grande incentivador da imprensa, e gosta de estar à frente da tecnologia, além disso, quando pode, dedica seu tempo a contar muitas histórias da nossa querida cidade. Por essa razão ele é o personagem pitoresco desta edição.

30/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 88

Completando trinta dias
No dia primeiro de setembro completo trinta dias de retorno a Fraiburgo, período no qual estou escrevendo no Jornal Diário de Fraiburgo e a frente da minha coluna de opinião. Quero registrar a minha intensa satisfação e dizer que a repercussão desta coluna superou a minha expectativa, agradeço a todos que colaboram lendo, comentando, discordando e sendo fonte de inspiração. Pretendo continuar escrevendo esta coluna e ampliando a minha participação neste importante veículo de comunicação, e espero poder contar com a sua colaboração, caro leitor.

Voto em lista
O primeiro assunto mais comentado entre os amantes da política é o numero de vereadores na câmara, o segundo, apesar de políticos profissionais afirmarem que já “esta sacramentado” e que não teremos nesta eleição voto em lista é o “voto em lista”.  Para relembrar você vota sem saber em quem, apenas que votou em um partido, e os “caciques” do partido decidem quem serão eleitos, partindo de uma lista elaborada em ordem decrescente. E o candidato não precisa fazer nada, sem esforço será declarado eleito se fizer parte dos primeiros da lista.  Mesmo sabendo que é improvável, sou contra voto em lista, pois, é o partido que escolhe quem vence não o eleitor.  Ainda prefiro a forma tradicional.

Foi nas ondas do rádio
Populares comentavam hoje que a Radio Fraiburgo elaborou uma enquete popular para saber se a população é contra ou a favor do aumento de vagas na Câmara de Vereadores.  Segundo os populares o resultado foi de apenas 5% a favor e 95% contra o aumento.  Apesar de já aprovada pelos legisladores, parece haver um sentimento de “medo” com relação à reprovação do povo. Então resolvi dar minha opinião outra vez: “sou favorável ao aumento do número de vereadores na câmara, por aumentar a representatividade do povo na casa de leis e diminuir o poder de barganha, de dar mais oportunidades para outras ideologias de fazerem parte de mundo, de evitar que fiquem na mão de “meia dúzia” o destino e o futuro da nação. Solicito que o Presidente da Câmara e também Radialista (desta mesma emissora) que esclareça sua posição, com relação ao aumento, que deixe claro, sem dúvidas. Em minha opinião o problema é de produtividade e não de quantidade, que aumente o número de eleitos, mas não das contas públicas.  

Minha vizinha e o gato
Trouxe minha mudança, como toda mudança de pobre, não podia faltar um cachorro vira latas e um gato sem pedigree.  Amarrei bem o cão, pois é bagunceiro como todo cão sadio. E fechei o gato em casa para acostumar com a nova moradia.  Ao Lado da minha casa mora uma senhora viúva e sua neta, deve ter mais de 60 anos.  Uma semana depois alimentei bem e liberei o gato para andar fora de casa, ele subiu no muro, subiu no telhado, caminhou pela região e a noite estava em casa.  No dia seguinte ouvi os comentários em voz alta e em tom ameaçador “se querem ter gato, que tenham fechado ou amarrado em corrente” criam esses bichos que só incomodam, pela primeira vez fiquei sem voz. Não soube o que dizer, eu nunca tomei conhecimento de alguém que faça um viveiro para criar gatos, ou mesmo tenha um gato na coleira. Vivendo e aprendendo, mas assim a vovó força a amizade. Meu gato é teimoso e continua solto.

Iluminação na Rua Arnoldo Frai
Passeando pela obra, que está em fase de acabamento, não pude deixar de notar que houve uma preocupação com os portadores de necessidades especiais.  Fato que seria louvável se não fosse por um detalhe. O trilho de saliência no chão que deveria servir de guia para as bengalas de cegos estão interrompidos por objetos ou estão tão próximos dos postes que os cegos vão bater contra eles a todo instante, principalmente se forem canhotos.  Já no lado direito de quem segue no sentido centro ao lago, o cego vai bater inclusive em um orelhão.  Peço aos senhores administradores que observem este detalhe e façam a correção.  Lembrando que o pior cego é aquele que não quer ver.   

Na mesma avenida
Perdoe-me o Prefeito que é meu amigo, mas eu perco o amigo e não perco a piada, estava um grupo de eleitores, falando que com tanto poste, o Prefeito vai ter que abrir um edital para contratar cachorro, por esses que estão soltos não darão conta de “urinar nos postes” (costume antigo dos cães de rua), alem disso, essa medida resolve a falta de canil, pois os cães ficarão tão ocupados que não terão mais tempo de virar as latas de lixo por ai.