26/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 86

Porque é importante manter o PP
A base do governo local é amparada em um tripé, PMDB, PP e PSB.  No âmbito federal o PSB (Que tem aqui dois vereadores) vai deixar de existir e vai fundir com outro partido mudando sua ideologia, provavelmente sendo incorporado ao PSD (que em Fraiburgo é oposição ao PMDB), portanto no momento inviável. Em tese se migrar para o PSD será oposição a si mesmo, se ficar com o PMDB é mais interessante como partido aliado e não como filiado, pois na primeira opção perderiam poder institucional.  Deste tripé só existe como opção o PP que tem ameaçado fazer candidatura independente. O grande dilema é: se tornar um filiado do PMDB e arriscar numa campanha com chapa pura ou manter o PP como aliado, para hospedar os nomes fortes do PSB sem a sigla? Por isso se torna importante manter o PP na base governista.

Mudança no mapa da fé no Brasil
Um dado que já é visível em Fraiburgo foi confirmado por recente pesquisa e anunciado ontem pela mídia televisiva, o número de católicos diminuiu e o de evangélicos aumentou. Essa mudança é motivada pela “democratização da fé” que propiciou uma maior liberdade de pensamento e de pratica religiosa com fortes parcerias das mídias de comunicação.  Em passado recente a imposição religiosa e a adoção de políticas públicas que reproduziam uma sociedade atrelada a determinados padrões religiosos impediam este pluralismo de idéias.  O importante que pensar diferente é um direito e deve ser assegurado em todas as instancias.

Invista mais em nossa cidade
A Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe, com unidades em Caçador e Fraiburgo, é referência em educação superior e completou 40 anos de atividades.  Cerca de três mil alunos estão matriculados em 23 cursos além dos cursos de aperfeiçoamento de Pós – graduações em diversas áreas. Tem mais de mil bolsas de estudos o que garante um bom trabalho social. A imagem conquistada na região é positiva, pois faz educação superior com qualidade e seriedade, esperamos que com todo esse sucesso, invista mais em nossa cidade, aumentando a oferta de cursos e aprimorando a estrutura física existente.

O Povo continua discutindo
A população continuando discutindo muito sobre o aumento das vagas para vereadores.  Apesar de faltar muitos meses, esse é um assunto que o povo raciocina em longo prazo.   Continua nas cidades vizinhas a manutenção daqueles outdoors com campanhas contra o aumento das vagas nas câmaras de vereadores, algumas com frases bem sugestivas: “Queremos mais educação, mais saúde, não precisamos de mais vereadores”.  Não há que eu saiba em Fraiburgo nenhuma oposição e parece ser consenso de que mais vagas farão bem para a saúde política da cidade.   Sou favorável ao aumento, pois entendo que mais vereadores na câmara (de nove para treze) darão  uma sensação de mais representatividade e deve descentralizar mais o poder.  O que o povo não quer é que a conta do aumento venha para o bolso do contribuinte embora defensores do aumento preguem que a lei não permite aumentar as despesas.

Personagens pitorescos 
Toda cidade tem aqueles "personagens" que vivem o dia a dia e, sem perceber, pelo fato de viverem na cidade e se identificarem com a cidade, com sua arte, com suas conversas, com seus comentários ajudam a escrever a história de seus habitantes, com suas excentricidades e frases de efeito.  Quando posso, tomo um café na cozinha do “Mema” local de encontro de pensadores, políticos, formadores de opinião e de outros cidadãos preocupados com o futuro dessa nação.  Ali se comenta de tudo, se opina sobre tudo, além de saborear um delicioso café feito naquele fogão de “pedra”.  Por isso o “Mema” (Novick) é o nosso personagem pitoresco de hoje sem contar que é um homem preocupado com a leitura.

Projeto que morreu antes de nascer
Tomei conhecimento pela população, que um ex-vereador quando se candidatou para um segundo mandato, interessado em transporte, prometeu que se fosse eleito, elaboraria um projeto de “integração de ônibus em todos os bairros com uma única passagem”, ou seja, construir um terminal fechado, e com logística de uma única passagem, assim um trabalhador poderia locomover-se de bairros como São Miguel e Chegar ao São Sebastião pagando uma Tarifa única.  Resumo da conversa, o candidato não se elegeu para o outro mandato e pelo jeito nenhum dos outros iluminados teve o mesmo interesse, o de facilitar a vida de quem usa ônibus para se deslocar.  Sugerimos esse exercício de cidadania, saia cedo pegue um ônibus do bairro mais afastado, e tente chegar ao outro mais distante, (durante o dia multiplique por quatro usos) no final do mês tenho certeza que você vai pensar diferente.  Quem sabe assim o povo te veja com outros olhos também. Esse é um projeto que morre sempre antes de nascer.

24/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 84

A Lei Maria da Penha
A famosa lei Maria da Penha, lei que veio para proteger os agredidos de relações conjugais, completou cinco anos neste mês.   Muitas mulheres e muitos homens foram salvos e devem a conservação da sua vida ao sucesso dessa lei, que nasceu tímida e foi se tornando uma das ferramentas mais importantes de combate ao crime doméstico de agressão.  Um fato pitoresco sobre a lei, e que deu origem a interpretações distorcidas, é o fato de mulheres pensavam, no Início, que se tratava de uma lei que protegia apenas agressões contra mulheres, mas recentemente a exemplo disso na cidade de Lebon Régis uma mulher foi presa com base em um artigo previsto na Lei Maria da Penha por agredir o marido.   Sem entrar no mérito, apenas olhando o lado mais humano, foi, é, e será importante para consolidar as relações familiares e acabar com “essa prática que agride com o bom senso e destrói lares indefesos”.
Nosso sistema de saúde está na UTI
No Brasil quando se pergunta sobre saúde, tem-se a impressão de que a mesma está na UTI.  Quando se pensa em unidade de terapia intensiva – UTI vem em nossa mente à figura de alguém a beira da morte, embora os pessimistas falem que na UTI ainda temos chance de reverter o quadro e voltar para uma vida saudável; na questão saúde no Brasil os especialistas não são tão assim tão otimistas.  De uma maneira geral, concordam que faltam políticas públicas que atendam a prevenção, e na pratica da cura as técnicas não são de acesso popular.  Nos noticiários, as clínicas ao invés de tratamento, seus profissionais dão explicações.  A energia que se perde dando explicação e duas vezes maior daquele perdido no exercício da cura.  Estamos tratando com homeopatia quem deveria receber tratamento alopático emergencial.
Fraiburgo oferece algum risco?
Uma agência mundial que classifica os títulos públicos de vários países e analisa os riscos de calote, recentemente e a custo de corte de cabeças, classificaram em um nível mais baixo os títulos americanos que antes eram zero (risco zero), mas que agora oferecem perigo de calote está vendo com olhos mais aberto o sucesso de nossa economia. Se esse modelo fosse aplicado em governos municipais, quais seriam nossos riscos?  Segundos alguns analistas de plantão afirmam que a economia local está muito bem alicerçada e que não corremos riscos, contas públicas em dia, arrecadação em nível crescente.  Apenas que não temos essa agência reguladora, que o único sistema de aprovação será através do voto, qual vai ser a nota que daremos para fraiburgo?
O Pecado está no excesso
Sempre que penso em nosso modelo de sociedade, observo os mais variados mecanismos de controle social.  Escolas, Igrejas, Clubes Sociais, filosofia, ideologia, Estado e até o trabalho.   Quando escuto a palavra pecado, tenho muita dificuldade de entender a sua extensão, pois e sei que todas as coisas são naturais e que o pecado está no excesso.  Até água que é tão boa para vida, ao ser ingerido em excesso pode nos levar a morte.  Todo exagero deve ser evitado, o equilíbrio é o que nos mantém no caminho da vida longa e saudável. Neste inverno, aquela que propicia a vida, a água, em forma de chuva, está em desordem com a nossa vontade, e se manifesta no pecado do excesso, afogando os desavisados e matando de sede por onde não passa.

A nossa rotina muda com a chuva
Basta amanhecer chovendo, para que a rotina mude e com ela nossa vontade.  É tão clara a mudança que sentimos isso no comércio com a diminuição dos clientes, no trabalho pelo aumento das faltas do assalariado, na escola e na universidade com a sobra de carteiras vazias. No atraso da entrega dos jornais. Na fazenda com a roda de chimarrão e com o aumento de legumes na lavoura.  Hábitos que mudam, mas ajudam a manter sem mudança uma tradição que durante muito tempo insiste em existir, de se manter seco por que quem sai na chuva tem que se molhar. 

23/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 83

Censura ainda existe
Um velho professor e filósofo fraiburguense me disse um dia: “não adianta você escrever em jornal, por que ninguém lê, ele mesmo ficou enfurecido uma vez com um comentário político que eu emiti. E cada dia que sai uma edição nova, sou questionado sobre o assunto que escrevi na minha coluna e às vezes até com energia quando contrario os interesses de alguns em favor do interesse coletivo. Quando opino, posso falhar, posso errar, posso exagerar, mas a ética profissional de um comunicador social me direciona pra nunca faltar com a verdade, e ser o mais transparente ao informar. Tem quem defenda a censura para a imprensa, e essa postura nunca parte dos meios sociais e coletivos, são sempre exigidas por entidades que deviam primar pela informação e pela transparência, porque são públicas.

Querem reviver a ditadura.
Escrevi um artigo, baseado no jornal DC, e nos principais jornais do país, onde comentei que algumas pessoas públicas estavam ligadas há políticos que estão sendo investigados por vários deslizes.   Leram minha coluna, ficaram enfurecidos, fizeram comentários descabidos, e ainda ligaram pra mim e sugeriram que eu devia estar preso por escrever asneiras, me classificaram de “bobalhão”, fiquei espantado com a violência verbal, e com o fato do “filosofo” ter se enganado, pois estão sim lendo minha coluna.  Também não sei por que tanto nervosismo, se não citei o nome de ninguém, só citei o escândalo, e sugeri de forma genérica que poderia haver gente aqui que recebeu parte deste dinheiro, e deixei aberto que se comprovado eu completaria a nota. A impressão que fica é que para alguns a ditadura e a censura ainda deveriam existir.

Ônibus tem chegado atrasado
Atendendo a solicitação da maioria dos usuários do ônibus dos estudantes, inclusive eu, que transporta os estudantes de Fraiburgo para Caçador, para o SENAI, SENAC, UNIARP, UNIPAR, com ótimas condições de transportabilidade, não estamos reclamando da qualidade do veículo ou dos motoristas, e até já informamos ao responsável o senhor Agnaldo Silva sobre os atrasos freqüentes do veículo transportador e que isso tem prejudicado a maioria dos estudantes, o qual respondeu por e-mail da seguinte forma: “os acadêmicos devem chegar a um consenso entre todos no ônibus para evitar atrasos no transporte, então sugiro que vocês mesmo resolvam tal problema, pois os pontos devem na medida do possível, favorecer a todos e não prejudicar o horário. Sei que vocês são adultos o suficiente para achara a solução deste problema.” Quem administra é que deve tomar as decisões, se quando tiver um impasse público, como esse,  e nós mesmos tivermos que decidir, para que precisamos contratar alguém como fazemos através das eleições?

O Brasil e o Rio de Janeiro estão na moda
Como os olhos do mundo estão voltando para o Brasil. E em especial os olhos do mundo estão voltados para o Rio de Janeiro.  Os interesses mundiais estão focados neste ponto geográfico em função da próxima copa do mundo. Sendo assim a maioria dos acontecimentos devem pegar carona nesta expectativa e devem acontecer bem próximo desta data. O Chefe da igreja católica o Papa Bento16 anunciou ontem que fará o encontro mundial dos jovens Católicos no ano que vem e no Brasil. Coincidência ou efeito desta onda de “bons olhos” que o Brasil desfruta.

As filiações acontecem mesmo com o frio
Com essa  onda repentina de frio intenso, neste fim de semana congelaram todas as movimentações politicas, mas um fato que mereceu destaque no cenário gelado e aqueceu os comentários foi a filiação de Rodrigo Lemos no PPS, partido a que pertence Valdir Aquino, vereador Bino Barros, Elóí Regalin e que apoiam o candidato da oposição a administração municipal o produtor rural Ivo Biazollo, fato que passaria despercebido se não fosse Rodrigo filho do ex Prefeito Edi Lemos, bastante polêmico mas detentor de muitos votos.   Há quem pense que essa filiação não representa um avanço númerico, mas devemos concordar que já são sinais de como se comportarão as forças politicas de oposição.

22/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 82

O Puxirão e a picareta
Em um discurso bem humorado deste comunicador popular (Puxirão), na praça do terminal, referindo-se as boas estradas do interior disse: “andei de fusca nesta estradas e estão muito boas, quero até dar parabéns para o prefeito, e  tem gente correndo demais , de tão boas que estão, passaram por mim a oitenta por hora, acho até que vou levar uma picareta e estragar elas um pouco porque senão esse povo vão acabar se machucando”. 

Noticia boa pra quem vive de impostos
Nem bem cheguei a minha casa, antes de sentar no sofá os noticiários da TV já estavam festejando, os impostos bateram novo Recorde atingiram 90 bilhões neste mês e alcançou no acumulado a soma de 900 bilhões em um ano, o recorde foi batido porque esta marca foi alcançada 34 dias em comparação a marca do ano passado.  Não sei se choro ou comemoro, nenhum outro segmento tem estas marcas para comemorar.  Mas em algum lugar do planeta alguém deve estar abrindo um “champanhe”, apertando mãos, sorrindo e vivendo muito bem à custa do rendimento dos impostos. É noticia boa pra quem vive de impostos, “qualquer coincidência é mera semelhança”!

Não fique bravo se ele mudar de opinião
Em nossa família sempre tem um menino pequeno que gosta de falar o que vai ser quando crescer.  Em nossa época (década de 70) talvez dissesse caminhoneiro, muitas vezes bombeiro.   Já meus filhos (década de 80) queriam ser Médico, engenheiro, advogado.  Nós últimos 20 anos, toda criança desejava ser um Cantor (a) de Pagode, cantor de MPB ou jogador de futebol e jogar em um clube famoso.   Mas do jeito que anda as coisas, não fique bravo se ele mudar de opinião e disser que quer ser: Político bem votado ou cobrador de impostos.

O Papa é Pop e não poupa ninguém.
Na última fala do Chefe da Igreja Católica o Papa Bento16, pediu a suas ovelhas, que repense a sociedade, disse: “Coloquem o homem como centro da economia mundial”, em frases curtas quis dizer: minorias parem de explorar a maioria e façam um mundo para todos, senão no futuro não haverá mundo nem para as minorias.   Quando alguém que vive num mundo bem protegido como ele, vem até nós com esse alerta não é porque ele descobriu a saída para os males da humanidade, mas talvez por que se continuar assim vai faltar pra todo mundo inclusive pra ele.

Um Palhaço do Palácio
Cada vez me convenço mais que a cara do nosso congresso fica mais parecida com a nossa (eleitores), como diz o ditado popular “o povo tem o governante que merece”, eu também riria se não fosse comigo, e fico perplexo como a mídia televisiva perde tempo fazendo apologia ao brasileiro pobre, quase analfabeto, artista do entretenimento de massa, ex-palhaço e hoje Deputado Tiririca.  O Problema desse brasileiro tá resolvido, esse terá do estado todos os mecanismos de amparo, mas e os que não conseguiram se eleger?  Vamos usar nossa energia para construir uma sociedade que não bata palmas quando um palhaço chega a um palácio.

E o pobre que não tem o que aplicar?
Os ricos do mundo estão “falando em alto e bom som”, o mundo está em colapso, não sustenta mais esse consumismo exagerado. Alguns ecologistas dizem com outras palavras, o mundo não agüenta mais esta carga, vamos pisar no freio e torná-lo sustentável.  Para se ter uma idéia quem aplicou nas bolsas de janeiro até agora perdeu um quarto de sua riqueza acumulada. Agora a moda é banco ficar emprestando dinheiro para banco, e essa dança das cadeiras vai até quando? O governo tenta tranqüilizar, mas como convencer aqueles que são pobres e não tem nada para aplicar.  A crise na verdade é uma crise moral pois não sabemos mais em quem confiar.